Decoração

Veja as 4 principais tendências de decoração para 2019

fevereiro 18, 2019

Acompanhar os lançamentos do mundo decorativo é importante para manter uma casa alinhada à sua época, aproveitando as novidades para tornar os ambientes mais harmônicos e práticos.

Assim, é importante ficar por dentro das tendências de decoração para 2019 e tornar a sua residência mais moderna.

Neste post, vamos falar sobres as principais tendências e explicar como aplicá-las na decoração de interiores de forma descomplicada, aliando beleza e praticidade. Fique atento e boa leitura!

1. Principais cores

O uso de tons apagados, como branco e bege, já não é uma preferência na decoração. Cores que demonstrem melhor a personalidade dos moradores são as principais opções para as casas. Tonalidades mais expressivas, vibrantes ou atenuadas, estão presentes em diversos ambientes.

A cor do ano

Para 2019, a Pantone, que é referência em especificação de cores há 20 anos, elegeu o tom Living Coral como principal.

Trata-se de um coral vibrante com subtom dourado que representa a fusão entre a influência das mídias sociais na vida e a necessidade de experiências autênticas devido a isso.

É uma cor nutriente que é influência para a criação de produtos e o design de interiores.

Paletas

Derivando dessa tendência de nutrição, surgem duas paletas para este ano.

A Cravings remete ao desejo e tem como origem o estímulo dos sentidos pela alimentação. As cores são os vermelhos, que lembram os condimentos, principalmente os picantes; marrons e derivados, que remetem a aquecimento e acolhimento; e os verdes, que dão um toque refrescante em dias agitados.

A paleta Classico é formada por tons mais sóbrios que são facilmente adaptáveis a qualquer estilo decorativo. A elegância é certa, com cores fundamentais que se tornam eternas pela facilidade de combinação. As tonalidades que lembram o branco do cisne e o negro do caviar, além do azul metálico e do cinza, deixam a casa mais aconchegante.

Seja qual for a tonalidade escolhida, existem diversas formas de aplicá-la em casa. Ela pode ser o centro de atenção de um cômodo, tomando móveis ou até paredes inteiras. De outra maneira, é possível utilizar as cores como complementos que farão toda a diferença.

Assim, de forma pontual, almofadas coloridas ou luminárias trazem um ar mais descontraído a uma decoração sóbria. Uma cozinha em cores neutras, por exemplo, muda completamente de clima quando ganha um eletrodoméstico com cor e utensílios que combinam com ele.

2. Uso das plantas

O verde é representando em 2019 pelo uso de vegetação nos ambientes internos. Essa é uma forma de ser mais sustentável e se conectar com a natureza em sua base. Diferentemente dos arranjos, que usam flores cortadas que duram pouco tempo, agora as plantas devem ficar vivas na terra, trazendo uma animação natural para a casa.

Vasos maiores com plantas altas podem ser colocados próximos à escada do primeiro piso para o segundo ou perto de uma janela onde não atrapalham a circulação. Também é possível suspendê-los em suportes fixos, que ocupam menos espaço e dão um charme extra para a parede.

Outra opção são os pendentes presos ao teto que servem de apoio aos vasos. Com isso, é possível adaptar a altura, podendo, inclusive, criar um efeito cascata.

Os próprios pendentes tornam-se um elemento decorativo quando, em vez de usar uma corrente pesada para essa finalidade, têm um design feito com a técnica macramê, fazendo nós com barbante cru ou tingido ou até mesmo fitas de tecido.

Os recipientes menores podem ser combinados com o mobiliário. Em um corredor, suculentas ou cactos combinam com um aparador de madeira crua. O verde das plantas fica bem com outras superfícies, como estantes de livros, prateleiras, bancadas da cozinha e beiral da janela. No quarto, sobre a mesa de cabeceira, uma plantinha será a primeira coisa que você verá ao acordar.

3. Iluminação

Se a maior tendência é se aproximar daquilo que é natural, para entrar em equilíbrio com a presença constante da tecnologia do dia a dia, valorizar a iluminação é imperativo! Até porque, com a maior presença de plantas, os raios de sol são necessários.

Modificação na estrutura

Quando a mudança estrutural é possível e, claro, você está disposto a fazer uma reforma, vale a pena trocar as portas e janelas por versões de vidro que deixam a luz invadir o ambiente. Para que o interior da casa não fique visível para quem está na rua, películas especiais são adotadas, deixando que a luz passe e contribuindo para a privacidade.

Nos telhados podem ser instaladas claraboias que, quando posicionadas de maneira estratégica, fornecem iluminação para toda a residência. Outra maneira de usá-las é em pontos onde há muita penumbra, como um quarto onde o sol não bate ou o banheiro.

Itens decorativos

Dê preferência às cortinas translúcidas feitas de tecidos leves, porque elas não atrapalham a insolação e compõem a decoração, garantindo elegância para quartos e salas. Se a claridade de luzes artificiais durante a noite incomoda, uma solução viável é instalar blackouts atrás delas, que podem ser cerrados ao escurecer.

A decoração também deve facilitar a valorização da luz natural. Assim, nas paredes devem ser usadas cores que facilitam a reflexão, como os claros ou os escuros atenuados. Tons muito vibrantes podem gerar a necessidade de mais lâmpadas.

Espelhos também são bem-vindos, desde que o formato e a moldura combinem com os demais objetos.

4. Texturas

O uso de texturas na decoração de interiores está em alta. Um bom exemplo disso são os relevos que são usados para criar revestimentos de paredes, dando um novo significado para espaços deixados de lado, principalmente com o efeito de uma iluminação direcionada.

Outra maneira de usar essa tendência é nos tecidos. As estampas geométricas ou os revestimentos texturizados, como o veludo e a camurça, são escolhas acertadas para estofados e almofadas, além de cortinas e tapetes.

Pronto! Agora você já conhece as principais tendências de decoração para 2019 e sabe como aplicar essas novidades na sua casa de maneira prática. Lembre-se de escolher aquilo que melhor se encaixa no seu cotidiano e de sua família, sempre levando em consideração o conforto.

Achou este post interessante? Então, siga a Casa da Fazenda Móveis no Facebook e no LinkedIn para acompanhar as nossas postagens!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply