Decoração

Tecido para sofá: conheça os principais tipos e saiba como escolher

fevereiro 8, 2019

Escolher um tecido para sofá pode parecer uma tarefa simples, mas em meio a tantas opções, é muito comum que as pessoas se percam e não saibam como decidir. Afinal, o sofá é uma peça extremamente importante da sala de estar, atuando tanto como mobília  quanto elemento decorativo do ambiente.

Por conta disso, é fundamental que o tecido escolhido traga o conforto necessário para toda a família e contribua para o embelezamento da sala ou do cômodo em que ele se encontra. Combinar os elementos é, portanto, essencial para garantir que a escolha do tecido seja acertada.

Pensando nisso, criamos uma lista com alguns dos tecidos para sofá mais utilizados. Assim, poderemos conversar sobre cada um deles de maneira mais aprofundada, citando as suas características e usos mais comuns para que você saiba qual escolher quando redecorar a sua casa. Boa leitura!

Chenille

A composição do chenille já nos dá uma boa ideia do conforto trazido por esse tecido, que é feito a partir de lã, seda e algodão. Por isso, é uma ótima opção para pessoas que buscam uma textura de veludo e uma aparência básica, clean e muito bonita.

Apesar disso, o chenille não é impermeável. Por isso, absorve a sujeira e a umidade com uma facilidade muito grande, o que o torna impróprio para o uso em casas aonde o risco de molhar o sofá seja alto.

Sarja

A sarja é um tecido de valor consideravelmente acessível, o que a torna uma boa opção para a maioria as pessoas. Elas existem em várias cores e podem ser facilmente estilizadas, o que facilita bastante combinar o material com a decoração do ambiente.

Os pontos negativos, no entanto, estão na textura (que é um tanto quanto áspera) e na permeabilidade, que torna o tecido pouco recomendado para pessoas que têm crianças pequenas ou animais em casa.

Jacquard

Extremamente comum na confecção de belíssimos estofados no estilo clássico e retrô, o jacquard é o tecido ideal para quem busca classe e sofisticação para a sua sala de estar. Com essa escolha, o seu sofá se tornará uma verdadeira peça de decoração.

O jacquard é, de modo geral, um tecido muito resistente. Além disso, graças ao seu modo de confecção, ele é menos propenso a absorver as impurezas do ambiente e a sua limpeza se torna muito mais facilitada, ideal para quem não tem muito tempo a perder.

Couro

Naturalmente impermeável, o couro é um dos tecidos mais simples de se limpar. Ele, no entanto, requer uma manutenção periódica que deve ser levada em consideração. A durabilidade, no entanto, é bastante longa e esse é sempre um bom investimento de tecido para sofá.

Para os veganos ou pessoas que querem gastar um pouco menos, é possível também optar pelo couro sintético. Há opções de muita resistência e qualidade que deixam os sofás tão bonitos quanto o couro natural. No entanto, a manutenção também é necessária para evitar o craquelado da superfície.

Linho

O linho sintético, que é feito a partir do algodão e do poliéster. Isso confere resistência ao tecido, que se torna uma alternativa interessante para pessoas que buscam um material pouco propenso a sofrer danos. Além disso, esse tipo de tecido é semi-impermeável.

Outra vantagem da escolha do linho é a sua resistência ao longo do tempo. Por isso, ao comprar um sofá coberto com esse material, é muito provável que ele aguente muitas primaveras mantendo a sua coloração e estrutura originais.

Seda

A seda é um tecido obtido a partir dos casulos do bicho-da-seda, uma mariposa. Ele tem um valor bastante elevado e traz elegância para qualquer ambiente. Apesar disso, é relativamente frágil e deve ser destinado a mobílias que são pouco usadas.

Além da fragilidade do tecido, o processo de obtenção da seda nem sempre é bem visto, já que uma grande quantidade de animais precisa ser morta para a obtenção do material. Por isso, ele não é uma opção ecológica.

Suede

Atualmente, o tecido do tipo suede tem sido largamente utilizado para recobrir sofás e outros tipos de estofados. Isso se deve ao seu conforto praticamente inigualável e também à facilidade de limpeza de sujeiras superficiais.

Apesar de ser simples de limpar, o suede não é um tecido impermeável. Aliás, muito pelo contrário: as manchas causadas por líquidos tendem a penetrar em suas fibras e são consideravelmente difíceis de serem eliminadas. Por isso, esse não é o tipo de tecido para pessoas propensas a acidentes dessa natureza.

Poliéster e polipropileno

Baratos, resistentes e bonitos — esses adjetivos podem facilmente descrever os tecidos para sofá feitos a partir do poliéster e do polipropileno, dois tipos de plásticos bastante comuns. Além de tudo, eles são impermeáveis, o que os tornam excelentes para casas com pets.

Apesar disso, é necessário salientar que o conforto oferecido por esse tecido não é dos mais altos. Por isso, busque sempre opções nas quais o poliéster está mesclado com outras substâncias na composição. Isso pode atenuar a sensação de ‘’dureza’’ e tornar o tecido mais maleável.

Camurça

Extremamente bonito e sofisticado, o camurça é um tecido que traz elegância para os ambientes que faz parte. Ele é recomendado para regiões de temperaturas mais frias, pois é naturalmente quente.

Assim como no caso do couro, o camurça escolhido pode ser sintético (conhecido como suede). Em ambos os casos, é necessário impermeabilizar o sofá para evitar acidentes com líquidos, já que as manchas são complicadas de sair devido à absorção rápida nas fibras.

Veludo

Assim como o tecido mencionado logo acima, o veludo é uma opção especial para quem mora em locais frios. Ele também é muito elegante e extremamente confortável, mas é ideal para pessoas que não tenham animais de estimação ou filhos pequenos.

Uma vantagem do veludo é a sua capacidade de ser adaptado aos mais variados estilos de decoração, graças a suas cores vivas, fortes e intensas. A limpeza pode ser feita apenas com o aspirador de pó.

Como podemos observar, escolher um bom tecido para sofá requer alguma atenção e uma certa pesquisa. Felizmente, agora você já sabe tudo o que é necessário para fazer uma ótima decisão e trazer muito mais conforto e beleza para o seu lar!

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter! Basta preencher o seu endereço de e-mail e você passará a receber todas as publicações em sua caixa de entrada, sem a necessidade de checar o blog. Até a próxima!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply