Decoração

Saiba como renovar o ambiente sem grandes obras e reformas

fevereiro 22, 2019
Tempo de leitura 6 min

Não importa se você pensa em mudar só um cômodo ou se pretende dar uma cara nova a todo o imóvel: fazer uma reforma é garantia de dor de cabeça. Afinal, se não há um acompanhamento diário da evolução dela e um bom planejamento financeiro, tudo desanda. Os gastos duplicam, é preciso contratar mais gente, a obra demora a ser concluída e, para completar, a bagunça no lar só aumenta. “Mas então como renovar um ambiente sem passar por tudo isso?”, você deve estar se perguntando.

Para responder a essa sua dúvida, nós reunimos algumas dicas fáceis de colocar em prática que ajudam a repaginar qualquer recinto sem precisar passar por aquele quebra-quebra nem um pouco desejado. Ficou com curiosidade a mil para saber quais são elas? Então acompanhe nosso post!

Troque as luminárias

A iluminação do seu lar não deve se restringir ao teto como se a única função dela fosse fornecer uma fonte de luz aos ambientes. O indicado é justamente o oposto: que ela faça parte da composição dos recintos criando contrastes, brilhos e efeitos cênicos que ajudam a deixar os recintos mais agradáveis e, de quebra, a colocar em evidência algumas peças decorativas (como quadros, telas e esculturas de arte).

Portanto, não tenha medo de trocar as suas luminárias atuais e explorar modelos com diferentes níveis de intensidade e que, fora isso, tenham um design exclusivo que agrega valor estético ao espaço. Algumas opções são os abajures, as arandelas, os lustres, os pendentes, os cordões de LED e os painéis de LED.

Faça uma nova pintura

Uma segunda dica sobre como renovar um ambiente é repaginar a pintura das paredes. O motivo disso é que as cores, quando bem utilizadas, são capazes de influenciar positivamente as nossas emoções e deixar os cômodos mais convidativos, alegres e cheios de personalidade.

Ah, e o melhor: não é preciso se ater aquele velho formato de pintar completamente as superfícies, viu? Ao contrário, o design de interiores cada vez mais incentiva que você inove e abuse da criatividade para deixar a decoração dos espaços mais autêntica.

Portanto, dá para aplicar novos tons apenas em metade delas (seja no sentido horizontal, seja no sentido vertical) pintar somente o teto, deixar a parede da tonalidade do piso, fazer desenhos geométricos ou até mesmo inovar com aquarelas. 

Coloque papéis de parede

Além da pintura, dá para dar uma cara nova aos ambientes com o papel de parede. Isso porque eles contam com os mais diversos formatos, tons, relevos, texturas e estampas — que fazem referência aos mais diferentes estilos de decoração, como o industrial, o rústico, o cottage, o tropical, o retrô etc. 

Aqui, é válido lembrar que há versões que simulam até mesmo alguns revestimentos populares no mercado, como é o caso das pedras naturais, das placas de concreto, dos tijolos aparentes, dos painéis de madeira e muito mais.

Para completar, os modelos autocolantes são fáceis de aplicar e dispensam a necessidade de mão de obra. Você mesmo pode fazer isso! Basta ajustá-lo nas paredes e, com o auxílio de uma espátula, deslizá-los verticalmente para cobrir as superfícies. 

Não é para menos que muitas pessoas utilizam esse produto para disfarçar pequenas imperfeições nas paredes e, assim, eliminar a necessidade de reformas. Invista!

Compre móveis novos

Apostar em uma nova mobília também é uma excelente estratégia. Afinal de contas, a partir disso, você consegue aproveitar melhor a metragem do seu lar, facilitar a inclusão de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos nos recintos e ainda reduzir o acúmulo de coisas sem utilidade (como itens de papelaria, utensílios domésticos, roupas etc.). Para tanto, há duas sugestões que são essenciais: 

  • priorize móveis de madeira — que, além de ser um material versátil e ir bem com diferentes estilos de decoração, estimula a sensação de conforto e aconchego para você e as suas visitas; e
  • opte por peças sob medida — que se adaptam ao espaço disponível nos cômodos e o utilizam de forma inteligente e funcional sem desperdiçar nenhum centímetro ou mesmo inutilizar algum canto dos ambientes.

Substitua os objetos decorativos

Quer dar um novo visual aos recintos? Então, fora as sugestões que já apresentamos, aproveite para substituir os seus objetos decorativos. Afinal, ao adquirir novas peças e inseri-las nos ambientes, você muda a forma de utilizar o espaço, cria novos pontos de destaque e ainda estimula os sentidos das pessoas (principalmente a visão).

Algumas opções que estão em alta no design de interiores são os terrários para plantas, os letreiros de LED, as caixas organizadoras, os cachepots e as peças vintage (telefone de baquelite, rádio portátil, máquina de escrever etc.) — que podem ou não funcionarem de verdade. Ou seja, dá para explorar inúmeras possibilidades com forte apelo estético nos cômodos. Busque inspirações!

Troque o revestimento do piso

Para concluir nosso post, há uma última sugestão: troque o revestimento do piso para transformar o seu imóvel. “Mas espera, a ideia não era renovar a casa sem obras?”, você deve estar pensando. Portanto, muita calma nessa hora que a gente explica! 

É que embora seja comum associar esse tipo de mudança à reforma, é possível, sim, realizá-la sem quebrar nada. Como? Simples: com a adoção de pisos com sistema de encaixe. Um muito comum é o laminado que é vendido em réguas que se conectam entre si por meio das extremidades e ainda conta com diferentes cores e texturas.

Com isso, a instalação se torna extremamente simplificada e ágil, pois é preciso apenas encaixá-los para ter um novo piso. Isso sem falar, é claro, que essa opção dispensa a compra e o uso de materiais tradicionais, como argamassa e rejunte. Maravilha, né?

Viu só como renovar um ambiente sem recorrer a uma reforma está longe de ser uma tarefa impossível? Apenas é preciso usar a criatividade, se inspirar nas tendências do décor de interiores e buscar referências que ajudem você a compor ambientes cheios de estilo, requinte e beleza!

Por isso, não deixe de conferir 12 perfis de decoração no Instagram que valem a pena serem seguidos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário