Decoração

Saiba como escolher a mesa de jantar ideal

setembro 1, 2018
Saiba como escolher a mesa de jantar ideal
Tempo de leitura 7 min

O assunto deste post é a principal peça da sala de jantar, ambiente em que, além de fazermos as refeições, passamos boa parte do tempo conversando com a família e os amigos.

Na hora de escolher a mesa de jantar, surgem muitas dúvidas, como: qual é o melhor formato? Que tamanho é o ideal? Que design fica mais adequado?

Se você quer ter um ambiente bonito e elegante para criar bons momentos e, de quebra, ainda contribuir com a natureza, acompanhe as dicas a seguir.

Vamos começar explicando por que as mesas feitas com madeira de demolição são as melhores opções. E, na sequência, mostraremos boas dicas para você escolher o melhor móvel para a sua família!

Por que optar por móveis de madeira de demolição?
A utilização desse tipo de material é uma tendência, devido ao grande número de espécies de árvores em extinção atualmente. Logo, por ter uma origem baseada no reaproveitamento, a madeira de demolição é uma alternativa sustentável.

As peças com essa característica são fabricadas a partir de móveis e imóveis antigos. Assim, além de ser favorável ao meio ambiente, o móvel feito desse insumo também é de muita qualidade. Afinal, é possível encontrar, no mercado, diversas peças feitas à base do reuso de madeiras nobres, como a Peroba Rosa.

E quando o assunto é a decoração, a madeira de demolição pode ser utilizada em todos os cômodos da casa e combina com vários estilos. Por exemplo, é possível obter um aspecto rústico da madeira ou fazer um acabamento mais sofisticado, unindo a peça com outros materiais, como alumínio polido, Aço Corten, ferro e vidros.

Agora, descubra algumas vantagens de ter um móvel de madeira de demolição:

beleza: móveis desse tipo são únicos, pois cada madeira possui sua característica e encanto natural;

resistência: a madeira é muito firme, então, caso ocorra algum acidente e o móvel sofra com arranhões, por exemplo, bastará que seja feita uma restauração para corrigir o problema;

durabilidade: se bem cuidadas, as peças em madeira podem se tornar artigos de família, passando de geração a geração, pois têm longa vida útil;

exclusividade: a madeira é ótima para fazer móveis sob medida. Logo, é uma opção interessante para aproveitar cada espaço disponível no ambiente.

O que considerar para a escolha da mesa de jantar?
Agora que você já conheceu as características e as vantagens da madeira de demolição, vamos ao passo a passo para definir uma boa mesa para a sala de jantar. Alguns detalhes são fundamentais para você fazer uma boa escolha. Veja:

Avalie o espaço disponível
Esse cuidado é fundamental para que a escolha seja perfeita. O mais importante, aqui, é pensar no conforto e na circulação das pessoas ao redor da mesa. A distância entre a cadeira e a parede ou outro objeto como aparador deve ser de no mínimo 0,90 cm. E se espaço não for um problema para você, considere a medida ideal: 1,20 m de distância.

Decida o tamanho da mesa de jantar
As dimensões do móvel serão indicadas a partir do espaço disponível e também da avaliação do conforto das pessoas. Você deve deixar disponível, no mínimo, entre 60 e 70 cm entre as cadeiras, para que todos possam fazer as refeições comodamente.

Lembre-se de que essa é a distância que você deve considerar para, também, calcular o número de lugares à mesa.

Escolha o formato ideal
Esse é um ponto que deve ser muito bem pensado, porque ele pode influenciar na quantidade de lugares disponíveis. Observe que, dependendo do formato, o espaço para as travessas fica reduzido, mas isso pode ser resolvido por um bom aparador.

A seguir, conheça os principais formatos de mesa de jantar:

Redonda
Funciona bem em qualquer ambiente, mas é preferida nos menores espaços. Afinal, por seu formato circular e sem quinas, permite que um lugar a mais seja colocado.

Seu tamanho pode variar bastante, a partir de 90 cm de diâmetro, com dois lugares, até dimensões grandes, para até 8 pessoas, com 1,50 m de diâmetro.

Quadrada
Querida por muitos, possui o visual simétrico, podendo ser encostada em uma parede, o que oferece um melhor aproveitamento do espaço. A mesa desse tipo aproxima mais as pessoas.

Seu tamanho pode começar com 0,90 x 0,90 cm, para duas pessoas, e ir até medidas maiores, como 1,40 x 1,40 m, para 6 lugares.

Retangular
É a mais usada, principalmente entre grandes famílias, pois comporta no mínimo 6 pessoas. Assim como a quadrada, também pode ser encostada em uma parede. É um formato excelente para ambientes amplos.

Oval
Aqui, falamos de um misto entre a retangular e a redonda. Do mesmo modo que a mesa redonda, permite que sempre haja espaço para colocar um lugar a mais.

A mesa oval, por seu formato diferenciado, dá um toque contemporâneo ao ambiente. Seu tamanho pode variar de 4 lugares, com 1,37 m x 0,91 cm, até 8 lugares, com 2,17 m x 1,17 m.

Pense bem nas cadeiras
Depois de ter pensando em quase tudo com relação à mesa de jantar, falta uma coisa muito importante: o modelo das cadeiras!

Nesse momento, pense na combinação mais adequada ao design da mesa. Além disso, outra decisão importante é quanto ao material, pois as cadeiras nem sempre precisam casar exatamente com a mesa.

Para que você não tenha dúvidas, preparamos algumas dicas a seguir. Anote:

Siga o estilo da decoração
Não há problema em usar materiais diferentes para mesa e cadeiras. O importante é que os móveis combinem, conversem entre si. Por exemplo, a combinação pode ser baseada na cor da cadeira ou do estofado.

O contraste entre a cor da mesa e as cadeiras também é outra boa opção. Você também pode aproveitar o tom único da mesa e usar cadeiras com cores diferentes, ousando bastante.

Seja qual for a escolha, a regra é conciliar estilo e bom senso.

Combine com o tamanho e formato da mesa
Mesas maiores aceitam cadeiras com braços e até mesmo poltronas. No entanto, evite essas peças grandes se o seu espaço for pequeno. Nesses casos, cadeiras mais miudinhas e até mesmo bancos arrojados são ótimas opções para deixar a decoração divertida e ganhar mais espaço.

Não abra mão do conforto
Não se esqueça de verificar se a cadeira é confortável. Você e seus amigos e familiares vão passar um bom tempo sentados ao redor mesa de jantar, e não queremos ninguém dolorido depois, né?

Portanto, analise a altura dos assentos: em uma mesa com um tampo padrão de 75 cm de altura, o ideal é uma cadeira na média de 45 cm de altura de assento.

Defina a iluminação adequada
Mais um item de extrema importância e que não pode ser pensado de qualquer jeito! A iluminação do ambiente funciona como um brinco ou um chapéu: é aquele detalhe que faz toda a diferença!

Você deve observar, além do estilo, o tamanho da sua sala e da sua mesa de jantar, para que a iluminação atinja seu objetivo, que é o de iluminar a mesa, deixando o ambiente aconchegante e confortável.

São várias as opções de iluminação. Veja algumas delas:

  • lustres;
  • luminárias;
  • pendentes;
  • plafons;
  • spots.

É importante observar que, no caso de pendentes, a altura mínima da mesa deve ser de 90 cm. Por fim, certifique-se de que lustres e pendentes fiquem pendurados no centro da mesa, mesmo que não seja no meio da sala.

Agora que você já conhece as vantagens de utilizar móveis de madeira de demolição e sabe como escolher uma boa mesa de jantar, não perca tempo: entre em contato com a Casa da Fazenda Móveis e encontre um móvel perfeito, especialmente para você!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário