Dicas

Revestimento em 3D: saiba o que é e como usar na sua decoração

setembro 23, 2018

As paredes são responsáveis por delimitar os cômodos de uma casa, trazendo aconchego e segurança para os moradores. Para que essa casa se torne um lar, elas devem receber atenção especial durante o planejamento da decoração.

Coberturas como tinta e papel de parede já são bem conhecidas do público consumidor, e uma tendência que vem ganhando destaque é o revestimento em 3D.

Neste post, explicaremos tudo sobre esse conceito e como ele pode ser usado para valorizar um ambiente. Saiba que esse revestimento apresenta diversas opções capazes de agradar ao estilo de cada um. Vamos lá!

O que é revestimento em 3D?

A evolução tecnológica afeta diversas áreas e isso não poderia ser diferente para arquitetura. Acompanhando a dinâmica da vida humana que se tornou mais veloz devido ao excesso de atividades e informações, surgiu o revestimento tridimensional.

Ele consiste em placas pré-fabricadas que, quando fixadas sobre a parede, formam painéis que adicionam volume ao recinto desejado. Isso se deve a textura que é resultante da variação de relevo desse material que pode ter diversas cores e formatos.

As saliências formadas pelas placas dão a sensação de movimento, principalmente com a incidência de iluminação. Com elas, é possível diminuir o número de objetos decorativos, tão bem quanto a mobília.

Quais tipos de materiais são utilizados?

O revestimento 3D pode ser fabricado de diversos materiais como gesso, cerâmica, cimento e PVC. A diferença entre eles se dá principalmente em relação ao preço e a aplicabilidade. As placas feitas de gesso são bem mais baratas que as cimentícias, por exemplo, podendo chegar a metade do valor.

Gesso

Entretanto o gesso não tem boa durabilidade em lugares como áreas externas, banheiros e cozinhas. Isso porque a ação da água deixará a matéria-prima úmida e, com o decorrer do tempo, os painéis ficarão danificados. Ainda assim, o revestimento feito desse material é de grande utilidade em outros ambientes, sendo amplamente usados em recintos como quartos e salas.

Cerâmica

A peças feitas de cerâmicas são vendidas em tamanhos menores e diferentes formatos e, devido a isso, tornam-se valiosas na hora de explorar a criatividade. Com elas é possível montar estruturas assimétricas de diversos tipos sem que seja necessário cobrir uma parede por inteiro.

Cimento

O revestimento cimentício é bastante resistente e pode instalado diretamente sobre a alvenaria. Como não há problemas em expô-lo a chuva e a luz solar, ele é ideal para a área da piscina ou para a fachada. Mesmo assim, pode ser usado em qualquer parte da casa.

PVC

É possível utilizar o revestimento de PVC tanto nas áreas externas, quanto nas internas. Por ser feito de uma liga plástica, pode ser aplicado em ambientes molhados e é de fácil limpeza e manutenção. Além disso, devido à natureza leve desse material, é possível instalá-lo em paredes que não têm a mesma resistência das de alvenaria, como é o caso do chamado drywall.

Nesse caso, as paredes são feitas de perfis de aço e placas de gesso sem uso de argamassa. Devido a isso, seria muito arriscado instalar painéis cujo material seja muito denso e pesado como é o caso do cimento, pois, poderia comprometer a estrutura da residência, além de arriscar a vida útil da decoração.

Como esse tipo de revestimento pode ser usado na decoração?

Além de garantir sofisticação, o uso de revestimento em 3D previne a propagação de rachaduras e umidade. Assim, saiba como aproveitar essa tendência.

Ampliando ambientes pequenos

Considerando o constante crescimento urbano, a presença de cômodos com menor dimensionamento nas residências é uma realidade atual. Assim, a arquitetura e a decoração de interiores sempre buscam soluções para melhorar a ampliação dos ambientes. E os revestimentos em três dimensões podem ajudar nisso.

Para os ambientes pequenos, é indicado que seja escolhida uma parede sem quinas ou janelas e, então, fazer a aplicação dos painéis em toda a sua extensão. É preciso estar atento para o tipo de traçado das texturas. As formas devem ter linhas suaves para causar o efeito desejado. Do contrário, elas podem causar uma sensação de enclausuramento.

Ainda assim, deve-se planejar a iluminação que, ao ser direcionada para a parede onde foi feita a aplicação, dá destaque para essa peça decorativa. A falta de luzes pode produzir sombras das formas geométricas, compactando ainda mais o ambiente.

Aliado a isso, um espelho instalado na parede oposta replica a peça decorativa e passa a impressão de que foram utilizadas mais placas e que o padrão geométrico se repete mais vezes.

Decorando os cômodos da sua casa

A instalação de painéis tridimensionais é um convite para explorar a imaginação e uma maneira de mudar rapidamente o visual de toda a sua casa sem precisar de uma reforma significativa.

É possível fixar as peças em apenas meia parede, dessa forma esse revestimento pode ser utilizado como um substituto para a cabeceira da cama. Outra aplicação interessante para o quarto é preencher uma parede vazia. Com a presença de poltronas confortáveis e uma iluminação suave, o canto antes abandonado passa a se destacar.

Como a cozinha passou a ser um importante ponto de encontro dentro de um lar, ela também pode ser beneficiada do uso desse elemento decorativo. Quando o ambiente é conjugado com a sala de jantar, uma boa dica é fazer a fixação de painéis na bancada que ficará de frente para a mesa de jantar, compondo a decoração com harmonia.

Os banheiros e lavabos também pode ganhar uma nova cara. Uma sugestão interessante é forrar nichos para suporte de produtos cosméticos e de higiene pessoal com o material escolhido. A parede da cuba da pia pode adquirir profundidade com o revestimento em 3D e isso ajuda ampliar um lavabo que costuma ser mais apertado que um banheiro comum.

Na sala de estar, existem vários usos possíveis para essas peças decorativas. Entre eles, podemos citar trocar um possível móvel ou painel para suporte da televisão por uma combinação de placas de revestimento. Apenas tenha em mente que o aparelho deve ser instalado na parede para não provocar um acidente.

Depois dessa leitura você já conhece os principais detalhes sobre revestimento em 3D e como isso pode renovar a decoração da sua casa. Com essa tendência em alta, esse é momento ideal para investir em projetos desse tipo!

Gostou deste post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply