Decoração

Revestimento de parede: tipos, vantagens e aplicações

janeiro 20, 2019

Seja em uma construção ou em uma reforma , é normal que muitas pessoas fiquem na dúvida sobre qual revestimento de parede escolher na hora que chega esse momento. Afinal de contas, deve-se pensar se ele vai combinar com os móveis e vai deixar o ambiente agradável.

A boa notícia, nesse sentido, é que há uma gama de produtos oferecidos no mercado, e um revestimento pode deixar um espaço bem mais moderno, vivo, colorido e aconchegante.

Se você não conhece os diversos tipos de revestimento existentes, continue aqui e veja quais são eles, bem como suas características, vantagens e aplicações! Vamos lá?

Quais os tipos de revestimento de parede existentes no mercado?

As paredes são de suma importância para uma decoração, uma vez que se ela for alterada é possível mexer em todo o aspecto do cômodo. Você ainda pode fugir da tradicional pintura, se explorar as inúmeras opções existentes no mercado. Saiba mais, abaixo, sobre algumas opções!

Azulejo

O azuleiro é bem conhecido no mundo da construção, por ser o revestimento mais utilizado em cozinhas e banheiros. Devido a sua resistência e durabilidade, ele é o revestimento perfeito para áreas molhadas.

Esse material pode ser encontrado em diversas cores dos mais modernos tons e também é produzido em desenhos geométricos feitos sobre encomenda. Como é mais popularmente conhecido, o azulejo tem a vantagem de ser mais barato e é mais aderente quando molhado.

Ladrilhos hidráulicos

Já o ladrilho hidráulico é um revestimento que voltou recentemente a ser muito procurado no ramo da decoração, visto que ele mescla beleza e versatilidade. É um produto feito artesanalmente a base de cimento, e costumava ser muito utilizado pelos bizantinos que desenhavam em suas paredes estampas que retratavam a sua religiosidade.

É um material que pode ser utilizado como elemento decorativo nas cozinhas, nos espaços gourmet e até mesmo em locais de grande circulação de pessoas. Ele é muito interessante por conta da sua grande variedade de estilos de desenhos, cores e modelos que podem ser aplicados a superfície.

Se você não tem medo de ousar na sua decoração, o ladrilho hidráulico chega com uma ótima opção, já que ele pode criar muitas combinações de estilo. O melhor de tudo é que esse produto é bem fácil de aplicar e não gera sujeira ou bagunça.

Porcelanato

Existe também o porcelanato, que é uma peça cerâmica produzida em alta tecnologia em um processo de prensagem em altas temperaturas. Essa técnica, por sua vez, possibilita que o material seja mais resistente e tenha baixa porosidade, sendo assim ele acaba proporcionam baixa absorção de água.

É um produto indicado para qualquer tipo de ambiente, uma vez que existem vários tipos adequados para cada coisa.

Porcelanato polido

Tem superfície muito lisa e brilhante, recebe um polimento com uma camada protetora. É mais adequado para ambiente secos por ser muito escorregadio.

Porcelanato acetinado

Nesse caso, o revestimento recebe um acabamento com um brilho mais discreto, o que o torna muito mais resistente a riscos. Também é ideal para ambientes mais secos e deixa o espaço bem mais aconchegante.

Porcelanato esmaltado

Esse porcelanato recebe uma camada de esmalte que possibilita que ele seja estampado com diferentes tipos de desenho. Pode ser usado em áreas molhadas ou secas.

Porcelanato struturato

Material que tem uma superfície levemente abrasiva, o que o torna uma ótima escolha para ambientes molhados como banheiro, decks, piscina, saunas e garagens.

Porcelanato natural

Nesse caso, o porcelanato não recebe nenhum acabamento especial, ou seja, eles não são polidos e nem esmaltados. Sua superfície pode ser matte ou opaca, possibilitando que o ambiente seja mais resistente e áspero. É bastante usado em áreas externas e comércios.

Madeira

Os revestimentos feitos a base de madeira são produtos que trazem calor e conforto, ou seja, se você revestir sua casa com madeira ela terá um aspecto bem mais elegante e aconchegante. Os tipos mais utilizados são o ipê, jatobá, amêndola e freijó.

O processo de finalização e tratamento do revestimento garantem que ele tenha durabilidade e rendimento, independentemente da sua tonalidade. Nesse contexto, uma novidade que tem ganhado espaço é o uso da madeira de demolição, que atende muito bem os consumidores que tem mais conhecimento da importância do aproveitamento da matéria prima para outras finalidades.

Papel de parede

O papel de parede é considerado um dos revestimentos de parede mais simples que são encontrados no mercado, devido a sua facilidade de instalação. Ele consiste em um rolo de papel ou um adesivo especial que é colado na parede.

Ele pode ser feito em diferente tipos de cores, texturas e estampas, mais adequados para o uso áreas secas como os quartos ou  as salas e podem ser feitos de acordo com o gosto do consumidor para harmonizar com o restante da decoração.

O material é simples e feito de papel, mas ultimamente tem sido produzido em alta tecnologia, o que permite que ele tenha alta resistência. O custo do material é bem baixo, se comparado com os outros tipos de revestimento.

Pastilhas

As pastilhas são geralmente utilizadas nos ambientes mais molhados de uma casa e é um tipo de revestimento com fácil aplicação. Além disso, é bem resistente e dá uma beleza diferenciada ao ambiente.

A combinação das pastilhas podem trazer uma diferença de tonalidade, permitindo que o espaço fique bem mais sofisticado, bonito e aconchegante, além de bastante contemporâneo.

Massa texturizada

A massa texturizada é um material bem mais denso do que a tinta. Ela pode ser utilizada em diversas superfícies de ambientes externos ou internos e traz consigo uma variada gama de cor e tons.

É um revestimento bastante econômico porque não necessita da finalização da parede com tinta ou reboco. Ela alcança texturas bem diferenciadas, fazendo que seu espaço seja único e bem decorado. É importante que ela seja aplicada por um profissional capacitado.

Pedras

As pedras também podem ser usadas como revestimentos. É uma opção bastante resistente e traz um estilo bem mais arrojado para o seu ambiente. As pedras mais utilizadas nesses casos são o mármore e o granito, que tem várias tonalidades e cores pare serem trabalhadas.

Uma boa escolha é apostar nesse material na área externa, como por exemplo a varanda ou churrasqueira.

Por fim, saiba que o acabamento da sua parede não precisa ser um mistério ou um problema — e, para evitar isso, entenda qual a sua necessidade e qual o seu gosto. A partir daí, será mais fácil encontrar um material combine com a sua casa e sua decoração!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os variados tipos de revestimento de parede? Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse? Então nos siga em nossas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram —e continue com a gente!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply