Decoração

Quando é o momento de redecorar a casa?

outubro 22, 2018
Tempo de leitura 6 min

Por mais que seu espaço esteja bonito e arrumado, nem sempre estamos satisfeitos. Por isso, redecorá-lo pode ser uma boa opção para dar aquela repaginada que o ambiente está pedindo. Contudo, antes do início é preciso fazer um bom planejamento. Além disso, é importante avaliar o que é realmente necessário: reformar ou redecorar a casa?

Por isso, acompanhe este artigo e saiba identificar o que o seu ambiente precisa. Confira, ainda, dicas valiosas para redecorar o seu espaço. Vamos lá?

Entenda a diferença entre reformar, decorar e redecorar

Entender essa diferença é o primeiro passo para evitar desperdício de tempo e dinheiro. Isso porque cada projeto tem uma função diferente e muitas vezes eles podem ser complementares.

A reforma envolve mudanças estruturais na casa, como quebra de paredes, troca de pisos, troca de portas e janelas, mudanças na parte hidráulica, mudanças de mobília fixa etc.

Para fazer reformas, é importante o acompanhamento de um arquiteto, já que mudanças estruturais podem comprometer a estrutura do imóvel. Decorar, por sua vez, é a fase de embelezamento do ambiente.

O objetivo da decoração é tornar o ambiente bonito e aconchegante. Nenhuma mudança estrutural é feita durante a decoração, apenas mudanças de mobília solta, objetos decorativos, pintura etc. Já redecorar significa repaginar o que já existe, dar uma nova aparência para o ambiente sem fazer grandes investimentos.

Saiba identificar a hora de redecorar a casa

E quanto ao momento certo? Como identificá-lo? O ideal é se perguntar o que você gostaria de mudar na sua casa. Se não for preciso fazer reformas estruturais, então esse é o momento de investir na redecoração do ambiente.

Não existe um motivo único para redecorar a casa, já que você pode simplesmente ter enjoado da decoração atual ou então está em busca de um ambiente mais funcional.

Faça um planejamento do que será feito

Para não se perder durante o projeto de redecoração, é importante planejar. Para isso, faça uma lista dos cômodos que você pretende mudar e o que será alterado em cada um deles. Procure ser bem detalhista e evite adicionar outros itens mais tarde, pois isso pode estourar o orçamento.

A partir daí, questões como qual o orçamento disponível ou qual o estilo de decoração que será usado devem ser levantadas. Depois, tire a medida de todos os cômodos que serão mexidos, inclusive medidas como larguras de janelas e portas, altura do pé direito ou qualquer outra medida que possa ser importante para o planejamento da decoração.

Se você tiver domínio de softwares de simulações de ambientes, como SketchUp, pode desenhar o projeto e fazer uma simulação para visualizar como ficará o ambiente. Mas, se você não domina softwares desse tipo, não faz mal. Faça um desenho no papel colocando todas as medidas.

Redecore a casa

Agora que já está tudo planejado, é hora de colocar a mão na massa. Para isso listamos algumas sugestões que podem ajudá-lo nesse momento.

Altere a posição dos móveis

Mudar os móveis de lugar pode ajudar a compor um ambiente diferenciado e dar vida nova ao cômodo.

Veja o que pode ser aproveitado

Nem sempre é preciso comprar tudo novo. Muitas vezes, uma demão de tinta ou verniz é capaz de transformar um móvel. Por isso, olhe com carinho todas os seus móveis e objetos antes de se desfazer de tudo.

Mexa na paleta de cores

Mudar as cores e padrões de tecidos das almofadas e cortinas altera o clima do ambiente. Por isso, esse deve ser um item indispensável durante o projeto de redecoração.

Troque os móveis

Nem sempre é possível mudar a posição dos móveis ou eles já estão desgastados demais. Então, investir em novos móveis para sala ou sala de jantar pode trazer vida nova para a casa.

Coloque papel de parede

Existem muitas opções de acabamento para os papéis de parede. Além de deixarem o ambiente bonito e aconchegante, são fáceis de limpar.

Se você não é adepto ao papel de parede, existem adesivos bem criativos como imagens de árvores, bailarinas para o quarto da menina etc.

Decore o lavabo ou banheiro

Investir em espelhos é uma dica para deixar seu lavabo com a sensação de ser maior do que realmente é. Utilize espelhos grandes cobrindo toda a parede em cima da pia ou use um espelho circular com iluminação atrás.

Não se esqueça dos itens decorativos para a organização do banheiro como potes, bandejas, saboneteiras.

Coloque alguns tapetes pela casa

Alguns ambientes ficam aconchegantes se você colocar um tapete, como na sala de estar ou ao redor da cama.

Renove o enxoval

Invista em roupas de cama, toalhas, capas de sofá e de almofadas. Existem opções lindas que deixarão o ambiente confortável e aconchegante.

Mude a cabeceira da cama

Mudar a cabeceira da cama pode transformar completamente o ambiente. Isso porque existem várias opções que combinadas com papéis de parede deixam o cômodo ainda mais elegante.

Use adesivos na cozinha

Se você mora de aluguel e não quer fazer grandes investimentos, cole adesivos que imitam pastilhas ou ladrilhos. Isso porque além de serem baratos, embelezam o ambiente.

Cole-os em uma única parede ou na parede em cima da pia. Além de bonitos, são muito utilizados atualmente.

Colar adesivos na geladeira também é uma ideia. Existem opções discretas como o desenho de uma planta ou de um animalzinho, até opções mais ousadas como cabine de telefone.

Coloque alguns quadros

Outro item que não pode faltar na decoração da casa são os quadros, pois eles dão personalidade ao ambiente. Faça uma composição em uma parede utilizando pinturas abstratas, fotos de família ou de viagens, frases etc.

Não se esqueça das plantas

As plantas dão um toque especial em qualquer ambiente. Por isso, não podem faltar na sua decoração. E, para ambientes sem iluminação natural, como lavabos, opte por plantas como cactos ou suculentas. Se você gosta de folhas, pode colocar a samambaia em um vaso pequeno e deixá-la pendurada na parede.

Por fim, possível decorar com plantas em todos os ambientes da casa, entretanto pesquise se a planta sobrevive àquele ambiente.

Viu só? Seguindo essas dicas, é possível dar vida nova à casa sem tanto esforço. Tem opções para quem quer fazer grandes reformas e também para aqueles que moram de aluguel e não fazer muitas alterações. 

Gostou das nossas dicas para redecorar a casa? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais — eles também podem estar precisando de ideias!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário