Decoração

Quais as possibilidades de usar madeira na decoração? Saiba aqui!

fevereiro 18, 2019

Por ser um material com inúmeras qualidades e funcionalidades, ao incluir a madeira na decoração da sua casa, você tem a garantia de que aquele produto é resistente e durável. Por isso ela é tão amada e desejada por todos.

Devido à sua versatilidade, pode ser usada de diversas maneiras na decoração e sempre deixará o espaço bonito e sofisticado. Seja como elemento principal ou como complemento a diferentes estilos de decoração, a madeira é sinônimo de beleza e elegância.

A seguir, mostraremos por que ela é tão querida e as principais possibilidades de uso desse material na sua casa. Acompanhe!

Por que usar madeira?

Um dos principais motivos da madeira ser um material que nunca sai de moda é sua versatilidade. Onde quer que ela seja usada na casa, trará qualidade, resistência e conforto. Além disso, o material confere ao ambiente luxo e sofisticação.

Ela pode ser usada como base em certos estilos de decoração, como é o caso da rústica. No entanto, todos os estilos aceitam elementos de madeira. Para isso, basta buscar um visual harmônico entre o conjunto. Sua variedade de cores e texturas permite combinações entre elas, por exemplo, o piso em tom escuro e móveis um pouco mais claros.

Como usar a madeira na decoração da casa?

Conforme dissemos, a versatilidade da madeira é uma das suas maiores características. Isso porque, com ela, é possível fazer praticamente tudo em uma residência.

Pisos

Essa é uma forma muito comum de usar o material na decoração. Os pisos de madeira são extremamente bonitos, resistentes e duradouros. Além disso, proporcionam ao espaço um visual bonito e requintado.

As opções de acabamento também são bem variadas, já que você pode optar por diferentes estilos, como tacos e assoalhos de vários tamanhos e tipos de madeira. Por serem resistentes, duráveis e aceitarem manutenção, os pisos de madeira agregam valor financeiro ao imóvel.

Outra característica importante da madeira é ser má condutora de energia. Isso quer dizer que ela ajuda a manter a temperatura ambiente. Por isso, é indicada para pisos, janelas e portas.

Uma dica importante sobre os pisos de madeira é que, ao usar um tom escuro no piso, opte por paredes claras. Dessa maneira, você terá a sensação de amplitude no espaço.

Móveis

Tudo o que é feito com madeira tem vida longa e resistência. Por isso, a mobília é outra forma de utilização do material e pode ser usada em todos os cômodos da casa.

Sala de estar

Na sala, o material pode ser usado de diversas maneiras. Em um ambiente rústico, combine sofá e poltronas de madeira. A fim de complementar o ambiente, uma mesa de centro com o mesmo tipo de madeira do conjunto dará um ar aconchegante ao espaço.

Já se a intenção for complementar outro estilo de decoração, uma opção é o conjunto painel e rack de madeira. Dessa maneira, o ambiente ficará elegante e sofisticado. Ou, ainda, uma linda poltrona de madeira com um estofado que combine com o sofá.

Sala de jantar

A mesa de madeira na sala de jantar combina com diversos tipos de decoração. Por isso, esse é um móvel indispensável a quem busca qualidade e durabilidade. Assim, se você quer um visual mais rústico, aposte em complementar a mesa com um banco em uma lateral e cadeiras na outra.

Já em visuais contemporâneos, opte por um conjunto de cadeiras com estofados confortáveis, de modo a deixar o espaço atraente e elegante.

Outros móveis também podem ser usados na sala de jantar, como o aparador e a cristaleira. Além de extremamente funcionais, eles contribuem para deixar o espaço ainda mais aconchegante.

Quartos

Nos quartos, os móveis de madeira são realmente indispensáveis, por serem ambientes que pedem uma mobília reforçada, como armários e camas. Além disso, os armários de madeira também podem ser feitos sob medida, o que contribui para o melhor aproveitamento do espaço.

Há ainda outros móveis que podem complementar o espaço, como gaveteiros, arcais, baús etc.

Banheiro

O banheiro também pode receber móveis de madeira. Inclusive, o material proporciona ao ambiente um visual sofisticado e elegante. Por isso, abuse dos gabinetes e armários para guardar itens de higiene pessoal e roupas de banho.

Cozinha

Na cozinha, os móveis de madeira deixam o visual sempre atual e moderno. Por isso, se você não quer errar, esse é o material ideal, já que esse ambiente requer uma mobília forte e resistente para aguentar o peso dos eletrodomésticos, louças e todos os itens que são guardados na cozinha.

Além disso, os móveis podem ser feitos sob medida, o que garante toda a funcionalidade ao espaço.

Portas

Outro elemento extremamente imponente são as portas de madeira. Por sua resistência e durabilidade, podem ser usadas tanto nas partes internas quanto externas da casa.

Em ambientes externos, as portas de madeira de demolição garantem conforto e segurança ao ambiente. Além disso, combinam com todos os estilos de decoração e podem ficar ainda mais bonitas com acessórios elegantes, como puxadores e ferragens.

Uma sugestão muito moderna e requintada é a porta pivotante de madeira. Outra dica ao escolher a porta é que ela não precisa ter a mesma cor dos móveis, pois o contraste entre as tonalidades do material valoriza o ambiente.

Objetos decorativos

Como dissemos, a madeira pode estar em todos os lugares da casa, inclusive nos objetos decorativos. Um exemplo são os cachepots de madeira, que conferem um visual extremamente sofisticado em diversos ambientes da casa, como sala de estar, sala de jantar, varandas etc.

Outro item que fica muito elegante com a madeira são os espelhos. Por ser um objeto muito versátil, são aproveitados em diversos cômodos da casa, como quartos, salas, banheiros etc. As molduras de madeira deixam os espelhos extremamente bonitos e luxuosos.

Um lindo espelho com molduras largas de madeira é ideal para dar um charme especial a um lavabo, por exemplo.

O baú de madeira é outro item extremamente versátil. O móvel pode ser usado como mesa de centro na sala de estar ou no quarto, para guardar coisas, por exemplo.

Por que usar madeira de qualidade?

Não basta simplesmente comprar móveis de madeira, é preciso escolher o tipo de material correto. Isso porque é preciso verificar se o produto que você pretende comprar tem todas as características que você procura.

Usar a madeira de qualidade é a garantia de resistência e durabilidade do produto. Todos esses cuidados são importantes para garantir, por exemplo, que o material não seja verde, o que faz com que empene com o tempo. Por isso, é importante certificar-se da origem e conferir a reputação do fornecedor no mercado.  

Enfim, usar madeira na decoração da casa proporciona requinte e sofisticação ao espaço, além de ser um material resistente, que atravessa gerações e é sempre atual. Por isso, deixa qualquer espaço bonito e aconchegante. Assim, para aproveitar todas essas qualidades, basta escolher uma ou várias das opções do material, como pisos, portas, móveis etc.  

Gostou das possibilidades que a madeira pode proporcionar na decoração da casa? Então entre em contato com a Casa da Fazenda Móveis e veja tudo o que podemos oferecer a você.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply