Decoração

Passo a passo para montar uma sala de jogos em casa

setembro 11, 2018
Passo a passo para montar uma sala de jogos em casa
Tempo de leitura 6 min

Receber os amigos e familiares em casa é sempre uma alegria. Muitas vezes, surgem as dúvidas de como manter o grupo entretido e confortável. Uma boa ideia é montar uma sala de jogos em casa, onde haverá diversas opções que agradem a todos.

Ao contrário do que se pensa, não é preciso um grande espaço para criar esse centro de entretenimento. Esse ambiente pode ser feito em qualquer área disponível, sendo possível integrá-lo à sala de estar ou destinar um único cômodo para isso.

Esse é um cômodo bastante versátil, onde não há muitas regras, a não ser a presença imprescindível de jogos variados. É importante, também, se preocupar com o conforto para que todos os seus convidados estejam bem acomodados.

Neste texto, trouxemos as principais dicas para ajudar você a montar uma sala de jogos bonita e dinâmica na sua casa. Com essas ideias de decoração, sua casa com certeza vai ser a preferida para os encontros entre amigos.

Saiba quais são os itens indispensáveis para uma sala de jogos em casa

Veja, a seguir, o que não pode faltar na sua sala de jogos para garantir a diversão!

Jogos

Quando falamos em um ambiente dentro de uma residência para uma disputa saudável de jogos, é muito comum pensar logo na mesa de bilhar. Mas ela não é a única opção. Além da sinuca, vale lembrar-se de outros esportes de mesa, como o clássico pebolim. Esse é um tipo de futebol de mesa muito apreciado entre adultos e crianças assim como pingue-pongue ou tênis de mesa.

Instalar um alvo para lançamento de dardos fornece uma boa diversão em grupo, assim como os jogos de tabuleiro. Entre esses, há aqueles disputados um contra um, como xadrez, dama ou dominó. Também existem dentro dessa categoria aqueles que foram feitos para serem jogados por múltiplos jogadores, como os famosos Imagem e Ação, War e Detetive.

É importante ter à disposição alguns baralhos tradicionais. Com eles, é possível passar o tempo com jogos de cartas, como buraco e poker. Esse último vem se tornando bastante popular no Brasil como um jogo ideal para reuniões íntimas. Além das cartas, é necessário um material específico, como fichas numeradas e dados.

Seu salão não estará completo sem a presença dos videogames. Hoje em dia, esses consoles eletrônicos são capazes de proporcionar uma experiência única, como jogos que simulam movimentos de dança e até mesmo esportes. Eles devem ser conectados em tevês maiores para que fiquem no campo de visão de todos.

Comida e conforto

Para uma noite de jogos perfeita, você deve oferecer comidas e bebidas condizentes com a ocasião. Por isso, vale a pena investir em um bar onde possa ser possível preparar coquetéis e que tenha banquinhos para facilitar a interação.

Se espaço for um problema no seu caso, sua sala de jogos deve contar, ao menos, com um frigobar para manter os líquidos gelados. É indicado ter suportes e pratos já prontos para a distribuição de petiscos.

Não há evento bem planejado que sobreviva ao desconforto dos convidados. Assim, tenha sempre assentos disponíveis, como sofás, pufes e cadeiras.

Mobília

Na sala de jogos, é preciso ter uma mesa com cadeiras suficientes para as atividades em grupo. As mesas redondas ou ovais são as mais indicadas para isso. Também é possível usar a versatilidade da decoração nesse caso. A mesa de sinuca com um tampo feito sob medida pode ser usada para outras finalidades.

Estantes e armários são úteis para organizar os jogos e pode ser necessário usar um painel para fixação da televisão, evitando ocupar muito espaço. Além disso, uma bancada feita para o bar servirá como superfície de apoio e denota elegância ao ambiente.

Escolha uma decoração adequada

Apesar de ser um ambiente descontraído, não há motivo para deixar o bom gosto de lado na sala de jogos. Lembre-se de que muitos dos seus eventos sociais acontecerão nesse recinto. Então, o planejamento de uma boa decoração é bastante necessário.

Levando em consideração o seu estilo, a utilização de almofadas, cortinas e tapetes fazem a integração do cômodo ao restante da propriedade. Com a variedade de opções, você determina se as cores utilizadas serão mais neutras ou se cabem tonalidades vibrantes e estampas. Uma boa dica é mesclar esses conceitos, deixando sofás e poltronas em cores neutras, por exemplo, e as almofadas com tons mais fortes.

Pense em luzes especiais

A iluminação faz toda a diferença, podendo ser um elemento decorativo à parte. É preciso que o cômodo seja bem claro e algumas atividades podem precisar de uma luminosidade extra. Esse é o caso da mesa de bilhar. Afinal, esse é um jogo no qual a visualização dos ângulos de jogadas deve ser bem precisa e a mesa, em si, chama muita atenção.

Por isso, escolher uma luminária pendente que será presa ao teto faz toda a diferença nesse caso. A luz mais aproximada faz o nível de atenção aumentar e a luminária traz charme para a decoração.

Considere o piso

O revestimento que vai cobrir o chão deve ser uma decisão bem planejada. Nesse cômodo, a movimentação será mais intensa, principalmente em relação aos simuladores de movimento. O derramamento de líquidos, acidentalmente, também pode ser frequente. Devido a isso, todo cuidado é pouco para evitar escorregões e quedas.

Assim, o piso deve aderir aos calçados e deve ser bem nivelado. Para isso, os mais indicados são os laminados de madeira e os emborrachados. Mesmo assim, dá para usar a criatividade escolhendo padrões quadriculados que remetam aos jogos.

Preencha as paredes

O tom informal do recinto permite cobrir as paredes com pôsteres de esportes, jogos ou até mesmo bebidas. Isso tudo com a sofisticação de uma moldura adequada. Aqui, também é possível a parede de lousa, que é uma tendência em alta. Ela pode fazer as vezes de placar ou apenas conter uma arte bonita feita a giz.

Para arrematar a decoração da sua sala de jogos, as mesas de fliperamas são bastante figurativas. Essas máquinas serão o elemento vintage do salão, que vai despertar um sentimento nostálgico em todos.

Agora você já sabe como é possível fazer uma sala de jogos em casa e garantir a diversão em família ou entre amigos. Lembre-se dessas incríveis dicas para unir conforto, estilo e entretenimento.

Gostou deste post? Então, nos siga no Facebook e no LinkedIn e seja o primeiro a ver os nossos conteúdos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário