Decoração

O que levar em consideração ao escolher cadeiras para mesa de jantar?

janeiro 28, 2019

A sala de jantar é um ambiente indispensável em qualquer planejamento de decoração, uma vez que é o espaço de socialização mais adequado para receber a família e amigos. Então, para que você o deixe mais bonito, harmônico e elegante, é importante saber escolher as cadeiras para mesa de jantar que mais estejam em harmonia com o que a sua decoração pretende transmitir.

E, por incrível que pareça, uma das melhores e mais difíceis etapas é a escolha das cadeiras da mesa de jantar de uma sala. Além das inúmeras opções de modelos que existem no mercado, outro fator que causa dúvida é a combinação da mesa com as cadeiras.

Como pretendemos deixar essa tarefa fácil para você, destacamos aqui alguns itens que você deve considerar na hora de fazer a sua escolha. Continue acompanhando e confira as nossas dicas! Boa leitura!

Avalie o conforto e a praticidade das cadeiras

Quem vai usar os móveis diariamente? É fundamental entender o perfil das pessoas que moram da casa e dos visitantes para escolher uma cadeira que não apenas combine coma a decoração, mas que seja realmente confortável para todos. Quanto à altura, as mesas da sala de jantar normalmente têm 75 cm. Por isso, é importante que as cadeiras tenham uma altura de 50 cm.

Outra situação em que o perfil das pessoas que usam as cadeiras entra em cena é no caso em que há crianças na casa, pois é preciso escolher modelos com tecidos mais resistentes, sem quinas proeminentes e com estofados mais confortáveis.

Caso a residência tenha pets, por exemplo, cadeiras de madeiras são uma ótima pedida.

Aposte em cadeiras diferentes para a mesma mesa

Essa é uma maneira de deixar o décor muito mais atraente e menos monótono. Mas é preciso tomar cuidado para que os modelos estejam em harmonia. Para conseguir isso, uma dica importante é que eles tenham um material em comum.

Nesse contexto, uma das tendências que mais se vê atualmente é apostar na mescla e carregar essa premissa até as últimas consequências. Pois então, mesclar cadeiras de variados materiais, estilos e cores em torno da mesa de jantar pode ser muito “cool” ou então um enorme desastre, tudo vai depender de como se faz.

O ideal é conseguir um conjunto que tenha certa harmonia, pois desrespeitar isso é a receita para uma sensação de grande desordem no ambiente.

Dessa forma, o mais indicado é fazer com moderação, mantendo sempre um fio condutor como o material (todas as cadeiras de madeira, por exemplo) ou a cor (é fundamental que sejam todas do mesmo tom ou então de cores neutras que combinem).

Experimente misturar bancos e cadeiras

Deixe de lado aquelas salas de jantar extremamente tradicionais, com cadeiras no mesmo padrão e com o conjunto de mesa. Misturar é sempre uma tendência quando falamos sobre decoração. Então que tal experimentar em sua casa?

Se a sua sala de jantar tem um espaço grandioso, uma maneira de não deixar o décor sem graça é optar por bancos para as pontas da mesa e cadeiras para a lateral. Essa é uma estratégia que também pode ser aplicada em áreas externas e espaços gourmet, locais que geralmente recebem os convidados em dias de comemoração.

Ao se permitir a irreverência de mesclar linhas, cores e materiais, é possível aproveitar móveis antigos ou de outros cômodos, por exemplo. As cadeiras coloridas de madeira que se encontravam na cozinha acabam encontrando espaço na sala de jantar para que possam brilhar sem exageros a partir de uma base clássica com mesa e cadeiras brancos do tipo tulipa.

O resultado obviamente que vai ser um espaço alegre. E, para que fique ainda melhor, não deixe de instalar, sobre o seu aparador, aromatizantes que liberam de forme suave uma fragrância escolhida e que ainda decoram o seu espaço do jantar.

Considere a utilização de cadeiras giratórias

Se você acha que as cadeiras de modelo giratório servem apenas para os espaços corporativos, você está muito enganado.

A praticidade desses modelos também é extremamente bem-vinda em uma sala de jantar. Uma dica é tomar cuidado na escolha do modelo, pois o seu design precisa estar de acordo com o estilo da sua decoração. Lembrando que os tecidos que acolhem e que causam uma sensação de bem-estar completo, como os naturais, são a escolha mais acertada.

Contraste a cor da mesa de jantar com suas cadeiras

Você é fã de um jogo de cores? Então você pode dar espaço a esse gosto em sua sala de jantar de maneira bem simples. Opte por escolher cadeiras sempre com estofados bem mais claros do que a mesa. Essa é uma estratégia que vai conferir muito mais elegância para a sua decoração.

Ambientes despojados e modernos ficam muito incríveis com esse tipo de decoração. Você vai poder escolher entre colocar as cadeiras em uma sequência lógica (como todas vermelhas de um lado e as verdes de outro, por exemplo) ou então ir mesclando-as entre si.

Embora as cores sejam diferentes, jamais deixe de manter a harmonia com os outros móveis do espaço, evitando o excesso. Como as suas cadeiras já vão ser coloridas, tente escolher mesas neutras e atente-se ao excesso de cor no ambiente, como outros móveis igualmente destoantes e coloridos ou paredes em tons muito vibrantes.

Invista em texturas

Se você não está se sentindo seguro quanto à combinação de cores ou pretende ter ambientes com bases mais neutras, uma dica muito boa é investir em cadeiras com texturas diferentes da sua mesa. Assim, a sua decoração ficará muito mais aconchegante.

Por fim, uma última dica é não comprar por impulso, pois geralmente essas compras não trazem bons resultados, ainda mais quando estamos falando sobre decoração. Por isso, pense muito bem e esteja certo de que as cadeiras que você tem em mente são as mais adequadas para a sua mesa.

E, claro, pesquise muito os balanços de preços de cadeiras para mesa de jantar, pois no mercado há muitos descontos enganosos. Sem dúvidas, com as dicas que apresentamos aqui, você vai fazer uma excelente escolha, deixando a sua sala de jantar muito mais aconchegante e atraente para os seus convidados!

Gostou e quer investir agora mesmo nas suas cadeiras para a sua mesa de jantar? Então não deixe de entrar em contato conosco para conhecer as nossas opções!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply