Decoração

O que considerar ao comprar uma mesa sob medida?

fevereiro 8, 2019
Tempo de leitura 6 min

Quando o assunto é decoração, muita gente encontra dificuldades em realizar suas escolhas, afinal, a quantidade de opções e estilos de móveis disponíveis no mercado é enorme. Porém, se o seu objetivo é aproveitar ao máximo os espaços dos ambientes e reproduzir a sua personalidade em cada canto da casa, uma dica é investir em uma mesa sob medida.

Assim como um recinto desordenado e caótico tem o poder de causar estresse nas pessoas que convivem no lugar, um ambiente harmônico, organizado e decorado é capaz de transmitir sensações de conforto e tranquilidade. Nesse contexto, a principal função de um móvel planejado é deixar os espaços mais práticos, funcionais e agradáveis.

No entanto, para realizar a melhor escolha para sua casa ou seu apartamento, é preciso considerar alguns fatores importantes, como o espaço disponível e a qualidade dos materiais. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira os principais critérios que você deve levar em conta antes de comprar uma mesa sob medida.

Quais são os principais fatores que devem ser considerados ao comprar uma mesa sob medida?

Um dos móveis mais versáteis e funcionais, as mesas podem fazer parte da decoração dos mais variados cômodos de uma casa. Enquanto as versões maiores são indicadas para ambientes como cozinha, sala de jantar e varanda gourmet, os modelos menores podem servir como mesa lateral ou de centro nos corredores, na sala de estar ou nos quartos.

Apesar de sua flexibilidade, é preciso ficar atento a alguns aspectos antes de determinar o modelo ideal para cada ambiente. Confira alguns deles.

Espaço disponível

Em primeiro lugar, é preciso analisar bem o local onde você pretende acomodar ou instalar a mesa. Nesse caso, é necessário ter em mente que esse tipo de móvel é idealizado e fabricado para um ambiente específico, portanto, é fundamental considerar o espaço no qual a peça será posicionada.

Ao observar a área disponível, procure imaginar como o artigo poderia ser utilizado para otimizar o espaço e deixá-lo mais funcional. Dessa forma, você garante um melhor aproveitamento do ambiente e, ainda, assegura que a mesa atenderá perfeitamente à sua necessidade.

Medidas adequadas

Assim como o espaço, as medidas do móvel também devem ser observadas nesse momento. Quando falamos de uma mesa sob medida, é preciso considerar que seu processo de fabricação envolve a projeção do item do zero, isto é, desde o seu delineamento até o design. Por isso, suas dimensões devem ser as mais exatas possíveis.

Além disso, esse procedimento permite o aproveitamento de lugares considerados “perdidos”, como cantos das paredes ou espaços embaixo de janelas, por exemplo. Por fim, ficar atento às medidas adequadas garante que o móvel não seja fabricado em um tamanho maior ou menor que o determinado — afinal de contas, ninguém vai querer uma peça de mobília que não caiba dentro do cômodo escolhido, certo?

Materiais utilizados

Um dos principais obstáculos que impedem as pessoas de investirem em móveis planejados é a ideia de que eles são bem mais caros que os artigos que já vêm prontos de fábrica. Na prática, esse pensamento pode ou não ser real.

Isso porque, como existem diversos tipos de materiais, acabamentos e cores disponíveis no mercado, algumas opções podem aumentar ou diminuir o valor do seu projeto. Assim sendo, antes de comprar sua mesa sob medida, é importante analisar bem os elementos que serão selecionados para a sua produção.

Nesse contexto, procure considerar quesitos como custo-benefício, durabilidade e facilidade na limpeza, por exemplo. Com certeza, você vai identificar a opção perfeita tanto para o seu bolso quanto para a sua necessidade — e, claro, para o seu estilo.

Credibilidade da loja ou do profissional

Por mais óbvio que possa parecer, analisar a credibilidade e a reputação da loja ou do profissional escolhido é um dos principais fatores que devem ser considerados nessa hora. Por se tratar de um bem durável e planejado, contratar uma pessoa ou estabelecimento especializado pode fazer toda a diferença no resultado final do projeto.

Além de auxiliar o cliente no esclarecimento de dúvidas, o profissional vai orientá-lo sobre as melhores opções de materiais, acabamentos e marcas, garantindo assim a escolha mais acertada para cada caso e a qualidade do produto escolhido.

Portanto, antes de encomendar sua mesa sob medida, procure analisar a reputação da loja selecionada em sites especializados em opiniões de consumidores ou buscar referências com clientes que já foram atendidos pelo estabelecimento.

Qualidade dos produtos

Além dos modelos dos móveis, das cores e do projeto em si, analisar a qualidade dos produtos é crucial. Por isso, não deixe de verificar se o material utilizado na fabricação do móvel respeita as normas técnicas e se o artefato tem garantia.

Fatores como a espessura da madeira, o tipo de corte, a colagem das tiras de borda e a indústria de origem dos materiais são considerados pontos importantes para evitar que a mesa quebre, desmonte ou apresente danos em pouco tempo de uso.

Quais são as vantagens das mesas de madeira sob medida?

Hoje em dia, é possível encontrar modelos de mesas fabricadas com os mais variados tipos de materiais, como alumínio, vidro, ferro, policarbonato e, até mesmo, pedras. Porém, apesar dessa diversidade, é cada vez mais comum o uso de madeira na produção desse tipo de mobiliário.

Entre suas vantagens está a facilidade de combinar o artefato com diferentes tons decorativos, afinal, ele vai bem com praticamente todos os estilos — dos mais rústicos aos mais clássicos, passando, inclusive, pelos contemporâneos e modernos. Por isso, a mesa de madeira sob medida é uma excelente opção para decorar os mais variados ambientes do lar.

Além de embelezar cozinhas, salas de jantar, quartos e varandas, esse tipo de material é altamente durável e resistente. Isso significa que uma mesa de madeira pode receber utensílios quentes como panelas e travessas que acabaram de sair do fogo e, ainda, servem como apoio para a bancada de preparo de pratos e processos gastronômicos.

Podem ser fabricadas nas mais variadas cores, tamanhos e formatos, ou seja, é possível tanto ter uma mesa branca redonda no quarto, quanto um modelo retangular de aparência rústica na sala de jantar.

As mesas de madeira sob medida conseguem deixar os espaços mais cativantes e acolhedores, enquanto aliam praticidade, beleza e durabilidade com um estilo moderno e descontraído. Logo, são ótimas opções para qualquer tipo de ambiente, necessidade ou espaço disponível.

Seja em pequenos apartamentos, seja em casas espaçosas, os móveis planejados têm a função de conferir personalidade, funcionalidade e harmonização aos ambientes. Por isso, na hora de mobiliar e decorar os espaços, não deixe de escolher uma mesa sob medida que seja a sua cara.

Que tal comprar uma mesa sob medida personalizada e de qualidade? Entre em contato com a Casa da Fazenda Móveis e confira nossos modelos exclusivos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário