Decoração

Móveis para banheiro: saiba como escolher os ideais!

março 1, 2019
Tempo de leitura 6 min

Se existe uma dúvida que tira o sono de muita gente durante a decoração, certamente é como escolher os móveis para banheiro. Isso acontece devido ao tamanho dele, que é cada vez mais reduzido nas casase, principalmente, nos apartamentos. Com isso, as pessoas se perguntam como deixá-lo bonito, agradável, prático e funcional mesmo com tantas limitações de espaço. 

Por essa razão, preparamos um post com algumas dicas fundamentais para mobiliar esse local e garantir que ele atenda às necessidades da sua família. Confira!

Analise o espaço do banheiro

Antes de qualquer coisa, analise o espaço do banheiro. O motivo disso é simples: a metragem do local vai influenciar (e muito) a quantidade de móveis que ele pode ter. Ou seja, é importante estar atento a esse detalhe para evitar que o ambiente fique abafado ou o oposto: com muita área ociosa. 

Para tanto, considere a metragem do seu banheiro. Se ele tiver até 3,6 m², isso significa que o lugar é bem compacto e deve ter apenas o indispensável dentro dele.

Assim, a circulação no interior não fica comprometida nem aumentam as chances de esbarrões e quedas. Por outro lado, se as medidas dele ficarem entre 3,7 m² e 6 m² — algo que é comum naqueles que contam com banheiras, por exemplo — é possível, sim, explorar mais peças no mobiliário, desde, é claro, que não ocorram exageros.

Leve em conta a funcionalidade dos móveis

Uma segunda dica — que é essencial para evitar excessos no banheiro — é levar em conta a real funcionalidade dos móveis no cômodo. Isso porque muitas vezes as pessoas querem inovar, mas por falta de prática ou excesso de criatividade acabam errando a mão e colocando uma quantidade grande de coisas no local.

O resultado, é claro, não poderia ser outro: o ambiente fica sobrecarregado e acaba passando uma sensação de bagunça e sujeira que faz com que você se sinta desconfortável em usá-lo (o que, cá entre nós, é algo bem chato!).

Por isso, saiba que, de uma forma geral, o móvel realmente necessário no banheiro é o gabinete sob a bancada da pia, pois ele permite que você armazene:

  • itens de higiene: xampus, sabonetes, papéis higiênicos etc;

  • itens de beleza: maquiagens, géis, perfumes, esfoliantes faciais etc;

  • itens de limpeza: aromatizadores, pedras sanitárias, desinfetantes etc.

“E quanto ao armário aéreo sobre a pia? Ele é dispensável?”, você deve estar se perguntando. A resposta é sim se você tem um recinto pequeno. Afinal, ele oferece a mesma função do gabinete e pode ser facilmente substituído por nichos nas paredes, que é uma ótima solução para aproveitar o espaço em locais desse tipo.

No entanto, se você tem um cômodo com metragem grande, dá para investir sem culpa em um armário e, de quebra, ainda inserir uma estante vazada para complementar a mobília. Nela, você pode colocar caixas organizadoras com toalhas de mão e de corpo, produtos extras para banhos mais demorados (como sais, espumas líquidas e cremes corporais) e objetos decorativos (como vasos de plantas, esculturas e velas aromáticas).

Considere as necessidades de quem vai usá-lo

Outro ponto relevante que deve pesar na escolha dos móveis para banheiro é a existência de necessidades especiais por parte de quem vai usar o ambiente. A razão disso é bem óbvia: uma criança, por exemplo, tem mais limitações do que um adulto, já que são mais baixas, menos fortes e têm a coordenação motora menos desenvolvida que eles.

Logo, não faz sentido um mobiliário muito alto e que não seja fixado nas paredes dentro do banheiro localizado no quarto delas, pois pode acontecer do seu filho se apoiar nele para pegar um produto ou uma toalha enquanto está molhado. Daí, sem querer, ele pode se desequilibrar e fazer com que um dos móveis caia sobre si mesmo. 

Ou seja, bastou um descuido ao decorar o espaço para aumentar as chances de acidentes domésticos acontecerem. Aliás, o mesmo vale para quem tem familiares com mobilidade reduzida ou que são cadeirantes. Eles precisam que o recinto seja adaptado para a realidade deles e o mais funcional possível. Na prática, isso significa:

  • bancada da pia com altura de até 80 cm;

  • ausência de cabideiros e porta-objetos que possam cair — caso ocorra esbarrões entre eles e uma muleta e/ou cadeira de rodas;

  •  vão livre entre o gabinete, o box e o aparelho sanitário.

Pense nos materiais que são adequados ao banheiro

Devido ao fato do banheiro ser um ambiente constantemente úmido e com variações de temperatura (por conta dos chuveiros elétricos usados para banhos quentes), ele não permite a utilização dos mesmos móveis que são inseridos na sala ou nos quartos, por exemplo. Aqui é preciso que o material deles seja resistente à umidade e ao calor.

Do contrário, o seu mobiliário se desgastará em uma velocidade mais rápida e você precisará trocar a mobília com uma frequência alta. É aí que surge uma dúvida comum para muitas pessoas: a madeira deve ficar de fora desse lugar? 

A resposta é um sonoro não! A grande sacada é saber qual tipo dela utilizar nessa área molhada, como é o caso da madeira de demolição que não só tem um aspecto sofisticado, como também se adequa perfeitamente a recintos com essas caraterísticas sem empenar, desenvolver mofo ou se deteriorar.

Fique por dentro das tendências para o espaço

Por fim, é claro, não deixe de acompanhar as tendências do design de interiores para esse espaço. Dessa maneira, você saberá de antemão quais são as grandes apostas de arquitetos, designers e decoradores para deixar esse canto da casa não só bonito e elegante, mas também convidativo e aconchegante.

Fora isso, essa dica também o ajudará a eleger os melhores revestimentos para o piso, o projeto de iluminação que favorecerá o local, as texturas mais indicadas para as paredes, os acessórios decorativos mais úteis e por aí vai.

Com as nossas dicas, escolher móveis para banheiro se tornará uma tarefa bem mais simples e rápida. Maravilha, né? Por isso, siga elas à risca e não se esqueça que eles devem ser de qualidade para que não ocorram problemas com a umidade local e tragam prejuízos para o seu bolso!

Gostou do post e quer ter uma mobília bonita, resistente e duradoura para esse cômodo tão importante da sua casa? Então aproveite e entre já em contato com a gente!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário