Decoração

Entenda como proteger os seus móveis do sol

janeiro 29, 2019
Tempo de leitura 6 min

O sol é o principal causador de danos aos móveis, pois faz com que eles percam a cor, deteriorem, percam o brilho e acabamento. Os raios UV, a luz visível e o calor provenientes do sol são os responsáveis por esses impactos negativos no material.

Muitas pessoas não se atentam a esses danos nos móveis e acabam pagando caro depois. Por isso, sabemos que é mais fácil prevenir do que remediar, não é mesmo? Pensando nisso, fizemos este post para te dar algumas dicas de como proteger os móveis do sol. Confira!

Mantenha os móveis de madeira sempre envernizados

Se você ainda tem dúvidas de como o verniz ajuda a proteger os móveis do sol, saiba que existem vernizes e esmaltes com substância que absorvem e inativam os raios UV, impedindo que os móveis se deteriorem.  

Há produtos que aumentam a resistência da madeira e são facilmente encontrados no mercado, como a cera de carnaúba para locais cobertos e polisteins transparentes para áreas externas.

É importante destacar que os móveis de madeira rústica — como os de madeira de demolição, são os mais recomendados para a decoração da área externa por sua maior resistência em relação aos demais.

Com esses recursos de proteção, você garante que a superfície dos seus móveis de madeira não resseque, empene ou rache, evitando dores de cabeça no futuro.

Utilize cortinas que ajudem a bloquear os raios solares

A luz solar é benéfica aos seres vivos por diversos motivos, porém, quando entra em contato direto com o mobiliário é preciso tomar algumas precauções. Apesar de, conforme a dica anterior, os móveis estarem envernizados, é importante usar cortinas que ajudam a bloquear o sol.

Existem diversos tipos de tecido e é importante ficar atento, pois alguns deles são mais sensíveis à luz solar. Os tecidos blackout são uma ótima opção, pois vedam totalmente a entrada luz solar e são perfeitos para serem usados como cortinas em casas que têm muitas janelas.

Como as cortinas blackout eliminam qualquer iluminação externa, são acessórios úteis para qualquer época do ano. Principalmente na sala, por evitar reflexos na televisão, e nos quartos, para quem não gosta de ser incomodado pela claridade no momento de descanso.

Mesmo protegendo os móveis da luz do sol, é importante sempre manter os ambientes arejados e dosar a quantidade de luz desejada. Por exemplo, as cortinas podem ficar abertas durante a manhã, quando o sol é mais fraco, e serem fechadas no período da tarde, quando o sol é mais prejudicial aos móveis.

É importante analisar em quais momentos a luz solar incide em cada local da sua casa para saber qual a melhor maneira de proteger os móveis do sol.

Coloque uma manta ou xale por cima dos móveis

Outra maneira de proteger os móveis e estofados da luz solar de uma maneira charmosa e, ainda, deixar o lar mais aconchegante é colocar mantas ou xales por cima deles, onde a luz incide. Podem ser usados em mesas, sofás, aparadores etc., o importante é que cubra o móvel quando a cortina não é o suficiente para garantir a proteção.

Em casos de viagens de verão, quando a casa fica toda fechada e não está arejada como de costume, coloque edredons, lençóis ou lonas sobre os móveis para evitar que eles fiquem ressecados ou desbotados. Além de proteger os móveis do sol, isso os mantêm limpinhos para quando você voltar da viagem.

Opte por películas de proteção solar

No caso de você não querer instalar cortina blackout ou se achar que o ambiente em questão não combina com esse item, o ideal seria optar pela instalação de películas de proteção solar nas janelas e portas da sua residência.

Essas películas podem diminuir a claridade do ambiente, reduzir mais da metade do calor proveniente da radiação solar e bloquear os raios ultravioleta. Dessa forma, elas evitam a irradiação excessiva do sol nos móveis, eliminando os riscos de danos.

Essa também é a melhor alternativa para quando a entrada de raios solares for proveniente de um teto de vidro, telhas transparentes ou policarbonato. A película de proteção, além de proteger seus móveis da deterioração, também evita que itens eletrônicos – como televisões, computadores, rádios, etc. – sejam danificados pela ação da luz e do calor do sol.

As películas de proteção solar, por bloquear os raios UV e o calor do sol, também trazem benefícios para a saúde e para a pele dos moradores. Além disso, permitem a economia na conta de luz, por garantir que a claridade do exterior entre e seja aproveitada, além de diminuir a necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado.

Não hesite em mudar os móveis de lugar

Se, depois de todas essas alternativas para proteger seus móveis do sol, você ainda sentir que seu problema não é fácil de ser resolvido, procure observar os principais locais da casa que tomam sol o dia todo.  

Por exemplo, se você tem uma sala de estar muito espaçosa e tem problemas com o couro do sofá sempre quente, mude-o de posição. Mesmo que ele não fique em um local totalmente ideal para a decoração, lembre-se que é só por um período de tempo. Depois você poderá colocá-lo de volta em seu lugar de origem.

No caso de você ainda estar decorando ou pensando em redecorar a casa, saiba que planejar a decoração em ambientes com muita radiação solar é importante para evitar que seus móveis sofram desgastes. Por isso, atente-se à posição que cada um terá nos cômodos e às condições a que serão submetidos.

Neste post você viu como é fácil proteger os móveis do sol e deixá-los em plenas condições de usabilidade sem atrapalhar o aconchego do lar. A maneira mais simples de impedir a incidência do sol nos móveis é colocando cortinas blackout no ambiente em que isso acontece. Porém, em outros casos, podem ser usadas películas de proteção contra raios solares nos vidros das janelas e portas ou no teto transparente.

E aí? Gostou deste conteúdo? Que tal entrar em contato conosco para conhecer móveis de madeira de demolição que são extremamente resistentes ao calor do sol?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário