Decoração

Dicas de etiqueta: um guia rápido de como se portar à mesa

fevereiro 22, 2019
Tempo de leitura 6 min

A boa educação é a chave para relações de sucesso com amigos, familiares, colegas de trabalho, entre outros, e ela deve estar presente em todas situações. Assim, durante eventos que envolvem uma refeição, é necessário saber se portar à mesa para pode causar uma boa impressão. Nesse sentido, as dicas de etiqueta são muito úteis para ajudar a você a lembrar de tudo.

Neste texto, falaremos mais sobras essas regras que serão de grande auxílio quando você receber um convite de um almoço ou um jantar. Boa leitura!

Antes do evento

Demonstrar educação começa antes mesmo do dia do evento. Quando uma pessoa organiza um jantar, por exemplo, ela faz os preparativos de acordo com o número de convidados, para que não falte nada e para que tudo seja de ótima qualidade.

Assim, quando receber um convite desse tipo, certifique-se de confirmar a sua presença dentro do prazo pedido pelo anfitrião. Se você tem algum outro compromisso que pode ser reagendado, informe isso, dizendo que assim que conseguir mudar essa data voltará a dar notícias.

Outro detalhe para prestar atenção é descobrir se o convite é extensivo a uma companhia sua. Não há problemas é perguntar isso, é melhor do que chegar no dia e todos estarem acompanhados e você não, ou vice-versa.

Dentro desse aspecto, quando for possível levar alguém, não crie uma situação constrangedora levando mais gente do que foi informado. Se você receber uma visita surpresa em casa, desculpe-se e diga que se ausentará por algumas horas.

Se a ocasião for mais informal, como um jantar entre amigos, pode ocorrer que cada convidado leve um prato. Se esse for o caso, procure saber qual é o prato principal para que o que você levar combine. É valido também oferecer ajuda aos donos da casa na cozinha e seguir as instruções dele no preparo dos alimentos.

Além disso, é recomendável demonstrar gratidão levando algum presente para que vai receber você. Vinho é sempre uma boa pedida, escolha uma garrafa de uma boa safra condizente com o gosto de seus conhecidos.

Ao sentar à mesa

Quando chegar ao local, espere ser chamado para sentar à mesa. Nem sempre haverá lugares marcados, mas, geralmente, os donos da casa sentam-se à cabeceira. A postura é muito importante, você deve se recostar no encosto da cadeira, mas sem forçar este. A distância entre a cadeira e a mesa deve ser tal que os braços não fiquem esticados, nem o tronco fique muito próximo do prato.

Uma das gafes mais comuns é apoiar os cotovelos na mesa enquanto come, então, não faça isso. Os cotovelos também não devem ser mostrados, portanto, o braço só pode ficar levantado até metade do antebraço.

Pratos, talheres e taças

À primeira vista, uma mesa de jantar ou mesmo de almoço pode parecer assustadora; diversas taças, talheres e pratos. O que fazer com isso tudo? Mas isso é bem mais simples do que parece.

Os pratos são posicionados na parte central da marcação do lugar. É costume que por baixo fique o souplat, que se assemelha a um prato reto. Ele serve de apoio e fica toda a refeição na mesa. Em cima dele, são posicionados os pratos de salada e de sopa, que, por sua vez, serão retirados para servir o prato principal e a sobremesa.

À esquerda dos pratos, ficam os garfos e a direita as facas. A quantidade que será usada vai depender do que será servido. A ordem de uso desses talheres é de fora para dentro. Lembre dessa dica e não errará!

O número de taças também depende do que será servido. Sempre haverá, pelo menos, duas delas: uma para água e outra para algum tipo de vinho. Dependendo da situação, pode ser necessário a presença do vinho tinto e do vinho branco. Além disso, em algumas ocasiões haverá taças para o consumo de champanhe.

Durante a refeição

A primeira coisa a fazer é abrir o guardanapo de tecido e colocar sobre os joelhos. Em hipótese nenhuma prenda-o na gola da sua camisa ou deixe-o jogado sobre a mesa. Quando for limpar a boca, faça isso de maneira sutil, pegue o tecido com as duas mãos e faça um vinco em formato V em um dos lados, em seguida dê leve batidas sobre os lábios, sem esfregar.

Uso dos talheres

De acordo com a etiqueta, o garfo deve ser usado com a mão esquerda e a faca com a direita. Se você tem dificuldade de manusear com a esquerda, corte o alimento na posição correta e depois faça a inversão para levar a comida a boca. Ao fim desse processo, troque os talheres novamente e repita tudo.

Corte da comida

Corte a comida porção a porção, partindo apenas o bocado que comerá naquele momento. Dê garfadas pequenas para evitar se sujar ou engasgar. Não é necessário segurar a faca enquanto leva o garfo na boca; ela pode ser apoiada sobre o prato de maneira inclinada, com o fio voltado para dentro.

Quando for comer, certifique-se que o alimento está se aproximando de você, e não o contrário. Você não deve se curvar sobre a superfície ou se mover na cadeira para se alimentar. Por isso, essa é outra vantagem de comer pouco de cada vez, evita que a comida caia do garfo.

Comportamento à mesa

Um jantar tem, acima de tudo, um clima de conversação amigável, e esse deve ser o seu foco. Fique pronto para conversar o tempo todo e, de maneira nenhuma, converse enquanto mastiga. Evite gargalhadas exageradas e falar muito alto, o tom de voz deve ser moderado para todos possam se escutar. Lembre-se de fazer elogios à preparação e à casa, valorizando o planejamento da decoração.

Caso seja necessário se ausentar da mesa

Caso precise se ausentar da mesa para ir ao banheiro, por exemplo, peça licença a todos, levante-se e deixe o guardanapo sobre a sua cadeira. Ao fim da refeição, deixe-o sobre a mesa, do lado esquerdo do seu prato. 

Quanto aos talheres, deixe-os na posição de descanso. Essa posição consiste em o garfo e a faca pousados sobre o prato formando um V invertido para quem está comendo. Evite balançar ou brincar com esse objeto, ele deve passar a maior parte do tempo fora da vista.

Término da refeição

Por fim, quando terminar a refeição, coloque seus talheres em paralelo sobre o prato, na direção horizontal. Espere até que o anfitrião convide todos para a sala de estar, e só se levante depois que ele levantar.

Pronto! Com essas dicas de etiqueta você já sabe como se portar em uma mesa durante uma refeição. Lembre-se de sempre agir com sutileza, evitando gestos exagerados que possam causar embaraço!

O que achou deste artigo? Nos acompanhe no Facebook e no Linkedin para ver as nossas postagens!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário