Decoração

Decoração retrô: conheça o estilo

outubro 26, 2018
Tempo de leitura 6 min

A decoração retrô está em alta em todo o mundo e com certeza vai permanecer sendo tendência durante muitos anos, sabia? Qualquer ambiente pode ser estilizado seguindo essa linha, desde cômodos de residências até restaurantes, mostrando o quanto essa decoração é versátil.

Uma decoração nesse estilo aplicada a residências garante espaços super cult e descolados, mostrando o bom gosto do dono do local, já que a mistura de elementos antigos e modernos deixa a decoração extremamente charmosa e aconchegante, criando ambientes receptivos para passar momentos inesquecíveis com a família e amigos.

Além de todas essas qualidades, a decoração retrô permite o reaproveitamento de móveis inutilizados que muitas vezes são taxados como ultrapassados e fora de moda. Esses móveis podem ser encontrados na própria casa da família ou em lojas de móveis usados, mas é preciso atentar-se para a qualidade, pois, porem serem antigos, podem estar com a estrutura comprometida por cupins.

Quer ficar por dentro de tudo sobre esse estilo de decoração e surpreender suas visitas com uma decoração diferenciada? Então descubra, neste post, por que essa é a melhor opção para a sua casa!

Entenda a diferença entre a decoração vintage e retrô

É muito comum as pessoas associarem o estilo retrô ao vintage, como se fossem a mesma coisa, mas não se preocupe, vamos diferenciá-los a seguir. Acompanhe!

Estilo retrô

O estilo retrô diz respeito a uma tendência ou hábito do passado que se tornou norma mais uma vez, ou seja, é a releitura do antigo de uma forma lúdica e despojada. Geralmente essa decoração remete às décadas de 1950, 1960, 1970 ou 1980.

Criam-se elementos decorativos novos com design/aspecto antigo que relembra o visual dessas épocas. Peças antigas autênticas também podem ser consideradas retrô, desde que sejam inseridas no contexto lúdico de uma decoração inteiramente retrô.

Estilo vintage

Já a decoração vintage tem sua essência nas peças originais e autênticas, sem adaptação ou releitura para o tempo moderno. Quanto mais antigo, mais valioso é o mobiliário considerado vintage. Utilizam-se peças originais, geralmente dos anos 1920 ao 1960, lembrando a casa da vovó.

O estilo vintage não busca ostentação e sim charme, romantismo, nostalgia e originalidade. Itens como cristaleiras, abajures, cabeceiras, móveis e paredes em tons pasteis são características marcantes desse tipo de decor.

Saiba quais são as características da decoração retrô

Agora que você já sabe a diferenças entre esses dois tipos de decoração tão parecidos, vamos detalhar a decoração retrô e mostrar porque ela é uma tendência que merece ser seguida. Confira!

Cores fortes

A paleta de cores retrô é ousada e traz tonalidades fortes e sólidas como o vermelho, laranja, azul, verde, amarelo, lilás e rosa. A combinação das cores preto, branco e vermelho também é muito usada ao projetar um ambiente retrô.

É possível obter um efeito mais sutil na decoração retrô utilizando cores neutras como creme, bege, branco ou castanho claro. Usar essas cores não deixa o ambiente menos característico, isso porque existem outros elementos que também são muito marcantes e que definem esse estilo de decoração.

Mobiliário marcante

Os móveis retrô apresentam características únicas: eles têm o comprimento alongado, são mais baixos, apresentam design em linhas retas, pernas longas e finas (pernas de palito) levemente inclinadas pra fora do móvel, os sofás são extensos e as poltronas arredondadas.

A mobília é bem evidenciada, além de contar com simetria, ângulos bem delimitados e serem produzidas a partir de elementos naturais como é o caso dos móveis de madeira. Todas essas características, somadas a uma paleta de cores super divertida e despojada combina muito bem com peças contemporâneas.

Os eletrodomésticos também são muito marcantes na decoração retrô, pois imitam modelos antigos, trazendo cores fortes na geladeira, fogão, batedeira, liquidificador, entre outros.

Equipamentos de iluminação

A iluminação de um ambiente retrô também faz parte da decoração: são usadas luminárias com formas simples, charmosas, em cores chamativas e com lâmpadas do tipo “bolinha”, que garantem uma personalidade a mais no ambiente.

Em ambientes mais amplos, que necessitam de mais luz, são usadas lâmpadas tubulares. Portanto, um projeto de iluminação bem feito garante um visual aconchegante e funcional à decor.

Veja algumas dicas para usar a decoração retrô em sua casa

Para finalizar, separamos algumas dicas básicas para você anotar e não errar na hora de começar a decorar:

  • use e abuse de móveis de madeira — tanto os lisos quanto os de aspecto envelhecido — em mesas de centro, poltronas, estantes, etc. Eles garantirão uma sensação de aconchego à residência;
  • não hesite em usar criado-mudo nos quartos. Esses móveis são característicos de décadas passadas e, além de serem funcionais, agregam à decoração retrô;
  • dê preferência para móveis com pés de palito;
  • decore a sala de estar com telefones antigos, papeis de parede com estampas florais, quadros com propagandas e personalidades famosas antigas e fotografias com molduras antigas;
  • aplique porcelanatos que lembrem os clássicos ladrilhos hidráulicos na cozinha e banheiro – são inúmeras opções de estampa no mercado;
  • estampas de poá e flores em almofadas, poltronas, colchas, tapetes e cortinas fazem parte da decoração retrô. Se quiser ousar mais ainda, use estampas psicodélicas;
  • nos quartos, utilize papeis de parede com estampa floral e espelhos com moldura ornamentada;
  • pequenos objetos de época fazem toda diferença ao compor ambientes retrô, portanto, invista em canecas ágata, chaleiras, leiteiras, talheres e potes com imagens antigas estampadas;
  • aposte em mobiliários espelhados trabalhados em lamé, linóleo, madeira polida, plástico, cromado e vidro — essa mistura de elementos cria um contraste super bonito e, ao contrário do que possa parecer, não fica exagerado.

Como vimos, a decoração retrô difere bastante da decoração vintage por ser despojada, ter cores divertidas e adaptar elementos modernos, ao contrário do estilo “casa de vó” da décor vintage.

Por isso, a decoração retrô é moderna — apesar do ar antigo que leva aos ambientes — e uma tendência que não para de atrair adeptos todos os dias. Invista!

Agora que você já sabe todas as características dessa décor incrível e tem dicas pra dar e vender aos amigos, nos siga nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) para ficar por dentro de muito mais conteúdos como esse!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário