Decoração

Decoração para área gourmet: confira nossas dicas e inspire-se!

março 1, 2019
Tempo de leitura 6 min

 

A decoração para área gourmet se tornou muito importante desde o momento em que esse ambiente passou a existir nas residências. Hoje em dia, muitas vezes, ele está presente já na planta baixa e conta com um projeto de decoração, assim como os outros cômodos da casa.

Esse espaço é excelente para interagir com os convidados enquanto, por exemplo, você cozinha — um novo hábito da vida moderna. Fato é que a área gourmet acabou se tornando um ambiente muito privilegiado da casa e é um sonho de consumo de muitas pessoas, por isso sua decoração merece toda a atenção.

Gostaria de saber como decorar sua área gourmet e impressionar as visitas? Então, continue lendo este post para ficar por dentro de tudo!

Conheça quais itens compõem uma área gourmet

A área gourmet é um ambiente de convívio da casa no qual família e amigos se reúnem para fazer uma refeição recreativa e jogar conversa fora. Nesse sentido, é comum haver eletrodomésticos, mobiliário para o preparo de refeições e elementos de lazer e descanso. Também pode ser o lugar em que as refeições serão apenas servidas, no caso de um espaço reduzido, como uma varanda de apartamento.

Um item muito associado à área gourmet é a churrasqueira, por representar uma interação maior entre as pessoas. Quando instalada nesse ambiente, é muito importante que haja um exaustor para a fumaça não se espalhar pelo espaço e pelos outros cômodos da casa — ou, pelo menos, que ela seja colocada próxima a uma janela.

Alguns elementos comuns aos de uma cozinha também podem fazer parte da área gourmet, como fogão, geladeira, área de apoio com armários, prateleiras e pia — de preferência, de mármore, para facilitar a higienização. Além disso, não devem faltar mesas e cadeiras, para acomodar família e convidados.

Vale lembrar que os alimentos não precisam ser armazenados na área gourmet pelo fato de a cozinha já ter essa funcionalidade na casa. A fim de otimizar o espaço, pode-se ainda usar pufes, bancos e banquetas — e também é bastante recomendado colocar redes de pano e espreguiçadeiras para descanso.

Escolha um estilo de decoração que seja a sua cara

A decoração para área gourmet não precisa, necessariamente, seguir a mesma linha de decoração do resto da casa. Porém, é importante que esteja em harmonia com ela. O interessante é que esse ambiente imprima o gosto dos moradores e se destaque dos demais, pois se trata de uma área social, e todos gostamos de impressionar as visitas, não é mesmo?

Pensando nisso, a seguir, apresentamos três tipos de decoração para área gourmet. Confira!

Simples

A decoração simples de uma área gourmet utiliza elementos discretos — mas com muita personalidade —, e em menor quantidade. Os materiais dos móveis podem ser de aço com traços pouco detalhados, com ar minimalista e contornos retos e delicados.

É importante destacar que uma decoração simples não é propriamente um estilo, mas sim uma forma de decorar. Por exemplo, podem ser usados móveis com um toque retrô de uma forma que transmita simplicidade ao ambiente.

Rústico

Quando o assunto é decoração para área gourmet, o estilo rústico é o preferido e pode levar sofisticação ao ambiente, apesar de parecer que não. Os móveis de madeira de demolição dão um aspecto aconchegante ao local — e isso fica ainda mais interessante quando a área é aberta com acesso à piscina. Churrasqueira de tijolo refratário também é uma ótima pedida para deixar o ambiente rústico.

Para as paredes, existem várias estampas e cores de ladrilhos hidráulicos que combinam muito bem com esse estilo, além de tijolos aparentes, pedras e cimento queimado — e não podem faltar plantas em vasos, jardim ou jardim vertical, para deixar a natureza mais pertinho.

Moderno

O oposto do estilo rústico também é muito usado para áreas gourmet. A decoração moderna leva sofisticação com um toque mais delicado ao ambiente e conta com linhas arrojadas, elementos em inox e tons mais claros — mas sem deixar de ter uma corzinha.

É possível mesclar elementos rústicos na decoração moderna com móveis de madeira estrategicamente colocados, de modo a proporcionar uma sensação de aconchego que só um elemento natural como esse permite.

Priorize a funcionalidade do ambiente

A localização de eletrodomésticos e mobiliário na área gourmet merece atenção, pois pode prejudicar a funcionalidade e, em alguns casos, a segurança do local. Por exemplo, a geladeira nunca pode ser colocada ao lado da churrasqueira, pois o calor prejudica seu funcionamento. Por isso, é recomendável que ela e o freezer fiquem distantes de fontes de calor.

Agora, sobre o mobiliário, é necessário seguir os princípios básicos de organização de espaço, como deixar, no mínimo, 60 centímetros entre um móvel e outro para circulação, evitar o excesso de elementos que não agregam nada ao ambiente etc.

Independentemente do tamanho do espaço disponível, é indispensável utilizar móveis multifuncionais, pois a área gourmet precisa ser um ambiente prático, e ter um espaço sobrando para mais lazer nunca é demais.

Crie um ambiente confortável

O conforto da área gourmet deve ser priorizado para acolher as pessoas da melhor forma possível em momentos do dia a dia, encontros especiais e datas comemorativas. Portanto, os móveis devem ser escolhidos a dedo, e a decoração deve agradar física e visualmente todos os usuários.

Você pode colocar espreguiçadeiras, futons aconchegantes e belos tapetes para os convidados relaxarem em um ambiente mais descontraído, divertido e prático — se quiser deixar a área gourmet ainda mais agradável, pode instalar caixas de som para tocar música ambiente.

Por último, uma ótima forma de deixar a área gourmet mais confortável é utilizar plantas na decoração. Elas ajudam no controle da temperatura no ambiente e podem perfumar o ar com seus aromas agradáveis, e uma plantaçãozinha de ervas e temperos, além de ser linda, é útil para o preparo das refeições.

Escolha os móveis adequados

Não importa se a área gourmet é aberta ou fechada, é muito importante que o mobiliário seja próprio para resistir ao tempo e às intempéries, como é o caso da madeira de demolição, do inox e do alumínio. Mesmo que não molhem com a chuva, é preciso proteger os móveis do sol, o qual pode atingi-los direta ou indiretamente.

Outro material muito usado é a fibra sintética. Ela é tendência de decoração por ter um acabamento parecido com a palha, ser fácil de limpar e resistir bem à umidade e ao calor. Para o estofado de cadeiras e chaises, o recomendado é usar um tecido impermeável, que seja fácil de limpar, na medida em que se trata de um ambiente no qual acontecerão refeições.

Neste post, vimos como a decoração para área gourmet deve ser pensada estrategicamente, a fim de proporcionar conforto aos usuários, mas sem deixar de ser funcional e transmitir o estilo do dono nos elementos escolhidos.

Além disso, mostramos como o mobiliário é essencial na decoração e a importância de se fazer uma boa escolha de seus materiais. Para tanto, recomendamos que você conte com uma empresa parceira que possa ajudar a escolher os móveis ideais.

Então, que tal entrar em contato conosco e descobrir quais os melhores móveis para a decoração da sua área gourmet? Esperamos por você!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário