Decoração

Decoração de loft: 6 dicas e itens essenciais para o seu imóvel

fevereiro 20, 2019
Tempo de leitura 6 min

São cada vez mais comuns as moradias não convencionais, que fogem do modelo de cômodos divididos e delimitados, e um bom exemplo disso são os lofts. Trata-se de uma residência com pé direito duplo, que possui um mezanino e onde não há paredes. Assim, a decoração de loft é importante para tornar esse espaço um lar aconchegante.

Neste texto vamos explicar como fazer essa decoração, priorizando o conforto em harmonia com o equilíbrio estético. Preste atenção nessas dicas e tenha uma boa leitura!

1. Defina o tema da decoração

Escolher um estilo decorativo é muito importante, especialmente quando não há divisões visíveis em sua casa. A decoração de um loft deve ser toda uma linha parecida, já que de qualquer ambiente é possível visualizar o que está ao lado. Por isso, veja alguns exemplos de temas pertinentes.

Industrial

Originalmente, os lofts eram uma espécie de galpões que se popularizaram como moradia em Manhattan, Nova York, nos anos 80. Por se tratar de uma adaptação de um espaço para morar, a estrutura do galpão era mantida. Hoje, tendo se tornado um estilo arquitetônico, a decoração industrial combina bem por remontar àquela época.

Assim, uma boa ideia é aproveitar para deixar os tijolos à mostra, de preferência na maior parede. Se isso não for possível, dá para simular esse efeito com o uso de painéis e até de papel de parede. Tubulações de fiação também devem ficar aparentes em um teto pintado de cinza ou chumbo.

As cores escuras podem ser usadas sem medo nesse caso. É comum pintar uma parede de preto ou usar os armários da cozinha dessa tonalidade, por exemplo. O revestimento metálico também é bem-vindo e o interessante é que ele esteja diluído pelos ambientes.

A iluminação também é importante, com lâmpadas em fios pendentes, luminárias de chão e trilhos de iluminação direcionada. Afinal, com a presença de tons fortes e escuros, tudo deve ser muito bem-iluminado.

Vintage

Fazer uma decoração vintage significa dar um novo significado para peças antigas, incluindo-as em um ambiente mais moderno. E isso é muito adequado para o loft, porque mostra a natureza desconstruída desse tipo de arquitetura.

Assim, vale a pena guardar objetos herdados da família ou buscar em antiquários móveis e enfeites para aderir a esse estilo. Um aparelho de televisão velho pode ser reformado e transformado em um bar, por exemplo, substituindo o carrinho de bebidas. Uma cômoda pode adquirir diversos usos, dependendo do seu objetivo.

É possível transformar esse móvel em um gabinete para o banheiro, onde será encaixada a pia, e, com um bom espelho, torna-se o espaço ideal para se arrumar. Com pequenos ajustes, a cômoda vira uma incrível ilha para a cozinha, facilitando o preparo de alimentos com o uso da superfície e deixando todos os utensílios à mão nas gavetas. Entre outras opções interessantes estão escrivaninha, rack para sala e estação de café. Tudo é possível com criatividade.

2. Priorize a circulação

Mesmo que não haja uma limitação definida entre cômodos, é importante cuidar da circulação. Por isso, você deve criar corredores de uma maneira que andar pela casa seja confortável. A planta aberta já facilita esse aspecto, mas é importante prestar atenção em alguns detalhes:

  • sempre que possível, utilize todos os cantos da casa;
  • invista em nichos e prateleiras que podem ser instalados na parede inteira ou apenas na metade de cima, deixando o chão livre para outros móveis;
  • menos é mais; o excesso de móveis e itens decorativos, mesmo que menores, causa confusão e desconforto. Assim, prefira uma quantidade menor de peças com um dimensionamento maior;
  • guarde uma distância de, pelo menos, 80 centímetros entre os componentes do mobiliário, isso evita acidentes e prejuízos.

3. Prefira móveis planejados

Já pensou em encomendar móveis planejados? Essa é uma ótima opção para decoração de loft, porque as peças são feitas seguindo a medida da residência, o que evita transtornos na hora de pensar no layout. Além disso, o espaço disponível é otimizado, contribuindo para um ambiente mais dinâmico.

A capacidade de armazenamento da casa é aumentada nesse caso, assim com a organização geral, já que surgem opções não convencionais como a cama suspensa com o closet embaixo. Essa é uma forma de poupar uma grande área que pode ser utilizada para outra finalidade.

4. Faça a integração dos ambientes

A planta aberta e a modernidade inspirada pelo estilo loft pedem a integração dos ambientes. Então, é necessário pensar em soluções para que a estruturação dos espaços não fique dispersa, de maneira que o local se torne mais aconchegante.

Uma forma de unir cozinha e sala de jantar é utilizar uma ilha que faça uma pequena limitação entre os dois cômodos. Bem próximo a essa ilha, de preferência encostada nela, a mesa de jantar finaliza a decoração. Assim, servir as refeições fica muito mais fácil.

5. Faça uma boa combinação de cores

A escolha de cores pode tanto valorizar como colocar a perder uma decoração bem-planejada. Dessa forma, a melhor dica é buscar o equilíbrio. Se os tons escuros estão presentes nos móveis escolhidos, opte por paredes mais claras, pelo menos a maioria delas. Para quebrar a neutralidade, não tenha medo de usar elementos em tons vibrantes. Luminárias, almofadas e quadros trarão o toque colorido para alegrar o seu loft.

6. Não se esqueça do mezanino

Como já foi citado, os lofts possuem pé direito duplo e um mezanino, que nada mais é do que um andar parcial introduzido no pé-direito do andar principal, ou seja, o térreo. É muito comum que, para ter um pouco mais de privacidade, esse andar tenha a função de dormitório, mas existem outras possibilidades interessantes.

Para quem trabalha em casa, o mezanino pode ser um home office isolado para evitar ruídos que possam atrapalhar. Ele também pode virar uma biblioteca ou até uma varanda, proporcionando momentos de único relaxamento.

Pronto: agora você sabe como fazer a decoração de loft proporcionando uma residência confortável e com personalidade. Lembre-se de escolher o estilo que mais combina com você e que valorize a sua casa.

Gostou deste conteúdo? Então siga-nos no Facebook e no Linkedin e acompanhe as nossas postagens!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário