Decoração

Conheça as diferenças entre o piso de madeira e o piso laminado

fevereiro 22, 2019
Tempo de leitura 6 min

A escolha do piso para revestir os ambientes da sua casa é muito importante e deve ser feita com antecedência à execução do projeto. Para ajudar nessa decisão, vamos falar, neste post, sobre o piso de madeira e o laminado. 

O piso de madeira é um elemento muito tradicional nas construções, sendo usado até os dias de hoje. Já o piso laminado, se tornou muito popular nos últimos anos devido à tecnologia usada em sua fabricação. 

Conheça, a seguir, as diferenças entre esses dois tipos de piso e descubra o que levar em conta ao escolher o piso de madeira ou piso laminado. Confira!

O que é piso de madeira?

Os pisos de madeira natural são feitos de duas formas, a primeira é a partir de peças únicas de madeira maciça — pisos de madeira sólida —, que podem ser compradas acabadas ou pré-acabadas. Já os pisos de madeira manufaturada consistem em várias camadas de madeira maciça ou material de madeira compensada. 

Sendo que, a camada superior do piso manufaturado é composta por uma lamela de madeira maciça e, assim como o piso de madeira sólida, este pode ser comprado pré-acabado. 

Os pisos de madeira são recomendados para ambientes secos e com pouca variação de temperatura, por isso, banheiros e cozinha não são adequados para esse revestimento. Devido a madeira natural ser propícia a criar mofo e apodrecer em condições extremas, mesmo com a proteção aplicada.

Em contrapartida, os pisos manufaturados possuem uma resistência um pouco maior à umidade e mudanças temperatura, mas, mesmo assim, não são adequados para esse tipo de ambiente. 

Vantagens de usar o piso de madeira 

Os pisos de madeira maciça são elementos naturais que têm diversos benefícios em sua aplicação. Veja quais são eles a seguir:

  • a variação de texturas permite que cada peça seja única, uma vez que é impossível todas tábuas terem o mesmo padrão dos veios da madeira; 
  • preserva a aparência natural da madeira, dando um toque super especial aos ambientes; 
  • arranhões superficiais se misturam com a aparência original da madeira e enfatiza a profundidade de textura do revestimento; 
  • seu reparo e restauro é muito fácil, sendo necessário apenas o lixamento manual ou um retoque de verniz na área afetada, sendo muito raro ter a necessidade de trocar alguma peça; 
  • proporciona conforto térmico e acústico; 
  • se bem conservados e vindos de uma fonte confiável, eles podem durar a vida inteira (chega a mais de 80 anos), principalmente os de madeira de demolição; 
  • são peças 100% orgânicas, sendo uma opção sustentável de revestimento. 

O que é piso laminado? 

O piso laminado é um produto sintético composto por placas de fibras de alta densidade, sendo que a sua superfície tem uma camada decorativa impressa (ou um filme de madeira) que tenta reproduzir a aparência de uma madeira natural. 

Seu processo de acabamento, conhecido como overlay, consiste em aplicar uma camada de resina protetora sobre as lâminas. Isso faz com que as peças sejam mais resistentes à abrasão. 

Pesquise com cuidado sobre o fabricante antes de adquirir esse produto, já que é usado um grande volume de cola durante sua fabricação para unir as camadas e algumas podem conter formaldeído e outros materiais tóxicos que continuam a serem emitidos mesmo depois da instalação — essas substâncias podem prejudicar não só a saúde das pessoas, mas também o meio ambiente. 

Vantagens de usar o piso laminado

O piso laminado tem muitos pontos positivos e pode ser uma boa opção para a sua casa. Para ajudar na escolha, listamos, a seguir, as vantagens desse produto. Confira! 

  • mais barato em comparação aos pisos de madeira natural; 
  • facilidade na limpeza, pois sua superfície tem baixa porosidade e reduz a absorção de líquidos, fazendo com que somente um pano úmido seja o suficiente para retirar a maioria das manchas; 
  • é resistente ao desbotamento e umidade, podendo ser usado em áreas molhadas como banheiro e a cozinha; 
  • instalação fácil, pois é aplicado com um sistema de encaixe ou colado e, no caso do piso encaixado, ele é facilmente retirado e recolocado em outro ambiente; 
  • resistente a cupins, pois os componentes químicos presentes no produto não são atraentes para eles; 
  • as texturas são variadas e podem ser escolhidas de acordo com o seu gosto; 
  • garante conforto térmico-acústico e é antialérgico.

O que considerar para escolher entre o piso laminado e o de madeira

Antes de escolher se vai usar o piso de madeira ou piso laminado na sua casa, você precisa considerar alguns pontos cruciais sobre o que você preza na decoração, quanto está disposto a gastar, por quanto tempo pretende manter o revestimento etc. 

A partir das vantagens citadas sobre cada tipo de piso, já é possível pesar, previamente, os pós e contras de cada um de acordo com o que você quer. Por exemplo, o piso de madeira é a melhor escolha se você está disposto a pagar um valor mais alto na sua decoração para deixar o seu lar mais original e aconchegante. 

Porém, se você é uma pessoa que busca praticidade no seu dia a dia, precisa ganhar mais tempo na limpeza da sua casa e acha que o piso laminado combina com o resto da sua decoração, ele vai cumprir esse papel perfeitamente. 

Outro ponto importante a ser considerado na escolha dos pisos é saber como funcionam os reparos em casos de danos no material. Como foi dito no início do post, os arranhões superficiais no piso de madeira se misturam à sua textura original, sendo necessário lixar ou reaplicar verniz só em casos em que o dano for mais evidente — e isso acontece muito raramente. 

Já os pisos laminados, apesar de serem mais resistentes à abrasão, não podem ser polidos ou lixados. Além disso, no caso de haver necessidade de remover as peças danificadas e aplicar outras, é muito provável que as novas não combinem com o resto devido à diferença no desgaste e descoloração.

Por fim, é importante analisar o que será feito com os pisos quando chegar a hora de trocá-los — por mais que demore décadas até isso precisar ser feito. No caso do piso de madeira, por ser um produto 100% biodegradável, pode ser descartado ou reciclado sem nenhum dano ao meio ambiente. Já o piso laminado, possui substâncias químicas que impedem que ele seja descartado no meio ambiente ou tenha qualquer outro fim sustentável.

Embora a aparência do piso de madeira e do piso laminado sejam parecidas no primeiro momento, existem muitas diferenças entre os dois quando analisados de perto e considerada a sua fabricação. O piso de madeira é completamente natural e biodegradável, além de cada peça possuir características únicas. Já o piso laminado é um produto sintético composto com fibras de alta densidade e usa-se vários produtos químicos em sua fabricação. 

Viu como existem diferenças importantes entre os dois pisos que devem ser levadas em consideração? Esperamos ter te ajudado a escolher se vai usar o piso de madeira ou piso laminado na sua casa!

Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a tirarem suas dúvidas sobre esses dois pisos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário