Decoração

Conheça 4 estilos de decoração de escritório e saiba como escolher um

janeiro 20, 2019

A decoração de escritório diz muito sobre o empreendimento, sendo o fator-chave que atrai a simpatia e garante o bem-estar e a confiança dos clientes.

Existem vários tipos de decoração de escritório — e muitas pessoas se perdem na hora de escolher um. Aqui, um erro comum é optar por um estilo que agrada o profissional, mas não combina com o empreendimento em questão.

Por isso, fizemos este post para lhe ajudar a escolher a decoração ideal para o seu escritório, respeitando também os ideais da empresa. Confira!

Conheça os estilos de decoração de escritório

Os escritórios podem seguir desde um estilo vintage até um super moderno. Veja, a seguir, alguns tipos de decoração que separamos para você: 

1. Decoração vintage

A decoração vintage combina com escritórios grandes e que desejam passar uma imagem de seriedade e tradição.

O mobiliário robusto de madeira em tons escuros deve ser mesclado com paredes em tons pastéis, de modo a evitar um ambiente muito escurecido e apático. O resto da decoração é basicamente composta por quadros de paisagens campestres com molduras de madeira ornamentada.

2. Decoração elegante

Escritórios decorados elegantemente transmitem seriedade, levam traços clássicos e são ideais para empresas de arquitetura, engenharia, advocacia, contabilidade ou qualquer outra que exija essas características.

As cores nesse estilo de decoração clássica variam de tons claros a escuros — ou uma mistura dos dois, acrescentando tons terrosos e detalhes em preto.

O uso das plantas para compor a decoração leva elegância ao ambiente, sejam elas pequenas e divididas em vários vasos ou maiores em um só lugar de destaque.

Também compõem esse estilo o uso de livros da profissão em prateleiras e quadros com diplomas emoldurados, mostrando ao cliente a dedicação e um pouco do passado do profissional. 

3. Decoração moderna

Escritórios modernos levam contemporaneidade e conforto aos espaços, sempre prezando pela ergonomia, que é um tema bastante atual.

O interessante é que, além do design moderno característico, o escritório que segue esse estilo de decoração atende também às necessidades dos profissionais da atualidade.

Projetar um espaço com um sofá ou poltrona onde o profissional pode descansar e ler um livro é a cara de um escritório moderno. O uso das últimas tendências de iluminação — como fitas de LED — também agrega valor na decoração de um espaço que deseja ser contemporâneo. 

Além disso, um escritório com decoração moderna se adéqua a qualquer tipo de empreendimento, sem restrições. 

4. Decoração despojada

Os escritórios despojados estão em alta no mundo inteiro. Eles incorporam recursos tecnológicos — como jogos e aparelhos — ao ambiente, levando diversão e informalidade com a justificativa de que os funcionários produzem mais nesse tipo de espaço descontraído.

O uso de cores mais fortes é uma característica desse estilo de decoração de escritório, pois, elas deixam os funcionários despertos e atentos. Contudo, é preciso utilizá-las de forma moderada para não causar o oposto do desejado e atrapalhar a produtividade da empresa.

Um escritório despojado também pode ser simples. Para isso, usa-se tons fortes em objetos, mobiliário ou paredes específicas mesclados com cores claras — como o branco — e móveis com design moderno.

Esse tipo de decoração combina com escritórios de publicidade, mídias sociais, games, design e qualquer outro no qual a informalidade não incomoda os clientes.

Escolha o estilo ideal para a decoração do seu escritório

Não basta conhecer os estilos de decoração de escritório para saber qual deles mais se alinha ao seu ramo empresarial, apesar de termos dado anteriormente alguns exemplos de empresas que combinam com cada um deles. 

A seguir, você encontrará informações que lhe ajudarão a saber exatamente qual decoração usar no seu escritório. Acompanhe: 

Considere qual é o seu negócio

Como dito anteriormente, o ramo em que a empresa atua deve ser considerado antes de começar a decoração do escritório — afinal, o ambiente não deve apenas acompanhar o gosto do dono, mas, sim, combinar com o negócio em questão.

Por exemplo, não é adequado usar uma decoração hiper despojada em um escritório de advocacia, que é um ambiente mais burocrático e exige seriedade.

Antes de tudo, faça a si mesmo duas perguntas:

  1. Essa decoração agrada?
  2.  O segmento da minha empresa exige um ambiente que transmite seriedade ou permite um ar despojado e divertido?

Com essas duas perguntas respondidas, você facilmente escolherá o estilo adequado para o seu escritório. 

Lembre-se de que a decoração fala por sua empresa

Este tópico é relacionado ao anterior, pois, a decoração do escritório deve refletir os ideais da empresa, suas aspirações e a relação que ela quer criar com os clientes.

Além dos clientes, uma empresa recebe várias outras pessoas para reuniões e encontros. Pensando assim, deve-se considerar não apenas o seu gosto pessoal, mas uma visão mais geral da decoração que agrade mais pessoas.

Em negócios de alto luxo, os clientes costumam ser muito exigentes e reparar nos mínimos detalhes. Em casos assim, uma decoração faz toda a diferença na impressão e relação do público com a empresa.

Mantenha a simplicidade e o minimalismo

Muitas vezes, um visual mais simples e funcional agrada um maior número de pessoas, o que é a cara do minimalismo.

O minimalismo é uma tendência de decoração que traz em seu conceito a simplicidade que nunca sai de moda, capaz de se adequar a qualquer tipo de empresa e clientes.

Contudo, não se trata uma decoração fácil de projetar e executar, já que o simples, às vezes, pode acabar criando vazios e transmitir uma certa falta de criatividade. Sendo assim, fique atento e busque referências!

Como vimos, a decoração de escritório vai depender não só do seu gosto pessoal, mas também da imagem que a empresa quer passar aos clientes, além de outros fatores importantes. Se você ainda está em dúvida de como decorar seu espaço e não sabe a hora certa de contratar um especialista, não se preocupe, pois, temos outro post que também vai lhe ajudar. 

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe este post nas redes sociais e faça o assunto alcançar mais pessoas!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply