Decoração

Confira nossas 6 dicas para escolher móveis para sua varanda

fevereiro 8, 2019

A varanda ou sacada é um dos locais da casa em que todos adoram ficar. Por ser um espaço ideal para relaxar e descontrair com os amigos e familiares, os móveis para varanda devem estar de acordo com a proposta do ambiente.

No entanto, a escolha do mobiliário precisa ser feita com muito cuidado e atenção. Questões importantes precisam ser bem avaliadas, como o planejamento do espaço, o tipo de material ideal etc.

A seguir, separamos 6 dicas essenciais para que você tome a decisão certa na hora de escolher a mobília da sua varanda. Acompanhe!

1. Defina como será o espaço

O primeiro passo antes de comprar qualquer mobília é definir a proposta do ambiente. Por exemplo, analise se você usará o local somente como uma sala de estar ou também será destinado às refeições?

Além disso, você ainda precisa definir o modelo dos móveis. Por exemplo, ao usar o local com a finalidade de fazer refeições, qual o tipo de mesa que você prefere? Uma mesa tradicional com cadeiras ou uma bancada com banquetas ao redor?

E sobre a área de estar, que tipo de sofá você prefere? Poltronas, sofás, cadeiras ou bancos? Enfim, definir o objetivo do espaço é essencial ao planejamento do ambiente.

2. Escolha o tipo de material dos móveis 

Essa escolha é fundamental para garantir a durabilidade da mobília. Ao escolher o material, considere se a varanda é fechada com vidros ou não. Isso porque que em sacadas abertas o ideal é escolher móveis e tecidos que sejam impermeáveis.

Alumínio

Os móveis de alumínio são leves e resistentes a água. No entanto, as opções coloridas desbotam ao serem expostos ao sol.

Ferro

As mobílias de ferro são muito bonitas e resistentes. Entretanto, não são recomendadas em locais próximo ao mar, já que podem enferrujar por conta da maresia.

Fibras naturais

Os móveis feitos com fibras podem ser resistentes, tudo depende do tipo de material utilizado em sua fabricação. Entretanto, por serem feitos com material poroso, não é recomendado que fiquem expostos à chuva.

Madeira

Os móveis de madeira proporcionam requinte e sofisticação ao ambiente. São mobiliários extremamente resistentes, duráveis e bonitos. Além disso, podem ser usados em locais molhados. Para isso, devem ser impermeabilizados. Uma grande vantagem da mobília de madeira é que elas podem ser feitas sob medida, o que proporciona o melhor aproveitamento do espaço.

3. Siga o estilo de decoração

Ao fazer a escolha da mobília é fundamental seguir o estilo de decoração proposto ao ambiente. Dessa maneira, ao optar por uma decoração rústica na área de estar, o ideal é que a área gourmet acompanhe o mesmo estilo.

4. Escolha o tecido dos móveis com cuidado

A escolha do tecido também deve ser bem estudada ao comprar a mobília. Conforme mencionamos, se a varanda não tiver vidros, é essencial que o tecido seja impermeável. Entretanto, mesmo em sacadas fechadas o tecido impermeável é o mais indicado, pois facilitam a limpeza, já que o espaço é propício ao acumulo de pó.

A resistência ao calor é outra característica importante do tecido que deve ser observada, já que o local pode ser ensolarado.

5. Escolha os móveis para varanda

Existe uma grande variedade de mobiliários que deixarão a varanda elegante e sofisticada.

Sofá

Na área de estar, uma excelente opção é a utilização de um conjunto de sofá e poltrona com design contemporâneo e madeiras trabalhadas. Para completar o ambiente, uma mesa de centro e outra lateral dão um toque final à decoração.

Se a intenção for receber amigos e familiares, um sofá com amplos estofados é ideal para proporcionar conforto aos convidados. Para complementar o ambiente, um jardim vertical em uma parede deixará o espaço ainda mais acolhedor.

Banco de jardim   

O banco de jardim também é uma ótima alternativa para dar um toque especial à área de estar da varanda. É um item muito versátil e pode ser utilizado de diversas maneiras.

Uma opção que deixará o ambiente aconchegante e acolhedor é utilizá-lo com duas poltronas e uma mesa de centro. Já se a intenção for um espaço relaxante, você pode optar por combiná-lo com uma espreguiçadeira.

Mesa de jantar

Na varanda, a mesa de jantar pode ser utilizada de diversas maneiras. O ambiente permite todas as variações da mobília, como mesas redondas, quadradas, retangulares ou ovais. O que importa é o espaço disponível a ela.

Além disso, é um móvel que admite diversas combinações. Assim, você pode optar pelo uso tradicional de mesa e cadeiras ou optar por combiná-la com bancos sem encosto, por exemplo.

Outra sugestão, é a combinação de uma mesa alta com banquetas. Essa opção é ideal em varandas com churrasqueira, pois, a mobília tem dupla funcionalidade. Em um lado da mesa, podem ser feitos os preparativos do churrasco e do outro, ficam as banquetas.

Armários

Os armários também são fundamentais na varanda e podem ser usados de acordo com a finalidade do espaço. Um exemplo é a sua utilização na composição de um bar.

Com a intenção de aproveitar todo o espaço, o armário pode ser feito sob medida. Dessa maneira, é possível planejar todo o ambiente e escolher as funções desejadas do mobiliário, como gabinetes para pia ou portas de vidros nos armários superiores.

6. Combine itens de decoração com os móveis

Os objetos de decoração complementam o espaço e conferem um toque personalizado ao ambiente. Por isso, ao escolhê-los é importante considerar o estilo da mobília.

Uma excelente opção na decoração da varanda são as plantas, que fazem com que o local fique mais acolhedor e relaxante, além de combinar com todos os estilos. Assim, o cachepot de madeira é uma ótima opção e deixará o espaço bonito e sofisticado. Entretanto, é preciso verificar se o tipo de planta escolhido combina com o clima da sua varanda.

Outro item de decoração que também faz diferença na composição final é a iluminação. Ela pode exaltar ainda mais a beleza dos móveis e valorizar o ambiente.

Assim, os spots podem ser utilizados para ressaltar pontos decorativos do ambiente e iluminar espaços determinados. Já sobre a mesa de jantar, uma ótima alternativa em varandas fechadas são os lustres e pendentes, enquanto nas abertas, podem optar por luminárias ou plafons.

Enfim, a ideia do ambiente é ser um espaço relaxante e descontraído com o propósito de receber os amigos e familiares. Assim, ao escolher os móveis para varanda, é importante analisar com atenção as dicas mencionadas até aqui. Dessa maneira, sua varanda ficará linda e aconchegante.

Gostou do nosso conteúdo sobre a decoração da varanda? Então entre em contato com a Casa da Fazenda Móveis e conheça nossos produtos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply