Decoração

Como montar um espaço de leitura em casa?

fevereiro 11, 2019

Ler é um hábito indiscutivelmente saudável e, além disso, abre as portas para um mundo de aprendizado e de conhecimento. Por isso, ter um espaço de leitura em casa é um grande refúgio, podendo ser um ambiente para sentar e ler, bem como um local apropriado para descansar e poder desfrutar de ótimos momentos sem se preocupar com o mundo lá fora.

Esse hábito da leitura precisa ser sempre incentivado, tanto nas crianças quanto nos adultos, que cada vez mais se envolvem com o mundo virtual, e com isso, acabam ficando presos na frente das telas.

Para ajudar nessa importante etapa, é preciso criar em casa um lugar especial para a leitura, que pode ser usado por todos da família, tornando-se um cantinho do entretenimento e do lazer para várias ocasiões. Confira 6 dicas para montar o seu espaço! Aproveite e boa leitura!

1. Disponibilize um cantinho confortável

Nem sempre temos a oportunidade de ler em ambientes confortáveis, afinal, podemos fazer uma leitura dentro do metrô ou do ônibus ou em um consultório médico, por exemplo, mas quando relaxamos o corpo para ler, a mente, sem dúvidas, consegue absorver melhor o conteúdo, tornando o momento muito mais prazeroso.

Então, é importante separar um cantinho confortável, adicionando alguns itens que vão fazer do local um ambiente mais acolhedor, como pufes para apoiar os pés, mantas e algumas almofadas, assim você consegue aproveitar melhor os dias mais frios, por exemplo. Aqueles que moram em locais mais quentes podem providenciar ventilador ou um ar-condicionado e, claro, uma mesa lateral para colocar um copo de água ou suco bem gelado.

E quando falamos em um cantinho quer dizer um cantinho mesmo. Não é preciso separar um cômodo só para isso. Onde você achar que dá para fazer uma separação, você já pode criar o seu paraíso de leitura.

Caso você não tenha um espaço disponível em sua casa, considere criar um cantinho no chão, para que você leia deitado e bem relaxado. Lembrando que nesse caso um tablado com pallets e totalmente coberto por almofadas e futons é uma ótima pedida. Ou, então, coloque almofadões no chão e se jogue. Essas são dicas muito boas para os quartos das crianças, pois elas adoram!

2. Coloque um sofá, poltrona ou cadeira

O seu cantinho da leitura não pode ficar sem um sofá, cadeira ou poltrona, certo? E de preferência que seja bem confortável para que você não fique com dores na coluna e se sinta bem.

Com uma boa poltrona, cadeira ou então um sofá, você certamente vai ter horas de leitura bem vividas de forma tranquila e suave. Esse é um investimento que não pode de forma alguma ser descartado!

3. Coloque uma estante com livros

Uma dica é ter uma estante de livros, um porta-revistas ou então uma mesa de cabeceira para acomodar todas as suas revistas e livros de assuntos diversos.

É lógico que não existe um cantinho de leitura sem a presença dos livros, concorda? Mas não pense que é necessário fazer estantes e mais estantes cheias de livros. Uma só prateleira já é o suficiente, a não ser que você tenha muitos livros.

4. Planeje a iluminação do ambiente

iluminação desse espaço também é fundamental, e precisa ser planejada para assegurar o bom conforto visual. Essa iluminação adequada pode ser conquistada com a montagem do ambiente em um local mais arejado, ou com o uso de luminárias e de abajures.

Contrariando o que muitos pensam, a melhor fonte de luz é a natural, pois é mais limpa, mais eficiente e ecologicamente correta. Caso você more em casa e conte com um quintal disponível, uma rede na varanda já é o suficiente. Ou então você pode montar um cantinho no seu jardim para dar aquele clima mais bucólico. Disponha almofadões e colchonetes sobre a grama e coloque um lençol fininho para criar uma cabana. Já imaginou que sensação boa ler ao som dos pássaros?

Agora, se você mora em um apartamento, utilize a sacada para montar o seu espaço da leitura bem aconchegante. Uma pequena poltrona ou uma cadeira confortável já bastam. Com uma mesa lateral para servir de apoio e com um banco para colocar os pés, você vai aproveitar a luz natural do dia e nem vai perceber o tempo passar.

Mas e quem não tem sacada? Aí a solução é aproveitar a área mais próxima das janelas. Uma dica é posicionar uma poltrona ou cadeira de costas para a janela, um pouco inclinada, de forma que, quando você estiver lendo, o livro consiga captar o máximo da luz que entra.

5. Escolha um lugar silencioso e tranquilo

Quando vamos fazer uma leitura, tudo o que precisamos é de um lugar calmo, bem silencioso e tranquilo para que possamos nos concentrar no livro, certo? Por isso, quando você for criar o seu cantinho da leitura, não se esqueça de considerar um espaço na casa onde tenha pouca circulação de pessoas e que não seja um local barulhento.

O ato de ler exige uma grande concentração, logo, não é possível competir com o rádio, videogame ou televisão. Portanto, fuja desses ambientes e opte por um espaço sem a interferência de ruídos.

6. Utilize mobiliários inovadores

Não deixe de usar mobiliários inovadores para garantir a funcionalidade na decoração do cantinho da leitura. Lembre-se de que o cantinho da leitura além de ser seu ambiente reservado, pode também decorar a sua casa e se tornar o grande complemento de um cômodo de forma fácil e simples. Revisteiros com um design legal, por exemplo, é uma boa forma de inovar. Prateleiras e mesas modernas também. Use a criatividade.

Criar um refúgio dentro de casa é sempre uma ótima ideia para aliviar o estresse do dia a dia e ter momentos de tranquilidade

Outra dica é, se você tem filhos, não deixe de incentivar e participar da leitura com eles. A presença dos pais na hora da leitura é um grande incentivo para que esse hábito seja desenvolvido na criança. Há vários argumentos que comprovam a importância de ler para as crianças. Além de aprimorar a criatividade, as relações entre os familiares acabam se estreitam em momentos como esse.

Por isso, faça o cantinho da leitura pensando no seu desenvolvimento e também no dos seus filhos. Mesmo que eles não saibam ler ainda, é importante que o contato com os livros aconteça desde a primeira infância.

Enfim, seguindo as nossas dicas, ter um espaço de leitura em casa vai ser uma tarefa extremamente fácil. Não deixe de investir nesse importante ambiente para melhorar a sua leitura e ainda oferecer um espaço incrível para os seus filhos. Com criatividade, certamente você vai criar um espaço incrível!

Gostou de aprender com esse conteúdo? Quer continuar adquirindo mais conhecimento em nosso blog? Então aproveite para ler também o texto “Conheça os 5 diferentes tipos de luminárias e como utilizá-las”!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply