Decoração

Como manter uma boa organização da casa? Entenda aqui!

janeiro 20, 2019

A organização da casa é importante para que ela se torno um lar harmônico. Afinal de contas, uma residência desorganizada fica com um indesejado ar de desleixo. Além disso, manter as coisas em seus devidos lugares contribui para a manutenção de uma decoração bem planejada.

Pensando nisso, trouxemos incríveis dicas de organização direcionadas a cada cômodo para facilitar a sua rotina e para deixar o seu lar ainda mais bonito. Boa leitura!

Cozinha

Este é um cômodo que requer atenção especial. Afinal, é onde são preparadas as refeições diariamente e, portanto, está diretamente relacionado com a saúde da sua família.

Armazenamento de alimentos

Em primeiro lugar, é preciso se preocupar com o armazenamento dos alimentos. Você já deve saber que itens perecíveis devem ficar dento da geladeira, mas é preciso usar os diferentes níveis de refrigeração do seu aparelho para acomodar adequadamente os produtos.

Em geral, quanto mais perto do congelador, mais gelada é a prateleira e nela devem ficar os alimentos que tem mais facilidade em estragar como leite, iogurte, queijos e frios. As outras prateleiras podem ser destinadas a produtos em descongelamento, sobras de refeições, entre outros.

Refrigeradores mais modernos contam com gavetas separadas para verduras e legumes e frutas. Nesse caso, utilize as repartições da maneira que foi determinada. Além disso, as folhas frescas devem ficar dentro de um saco plástico para serem preservadas.

Já os mantimentos como grãos, farinhas e massas devem ser armazenados em potes de fechamento hermético, já que o pacote aberto pode atrair insetos. Condimentos como azeite, molhos e temperos podem ficar juntos em um cesto, evitando o derramamento dentro dos armários.

Organização e limpeza

Vale a pena instalar organizadores nos armários para facilitar a separação dos utensílios. Dentro das prateleiras, é possível encaixar racks, suportes e pequenos cestos para separar pratos, xícaras, canecas e taças.

Na parede próxima ao fogão, uma boa dica é fixar uma barra magnética para deixar facas, conchas e escumadeiras de inox. Aposte também em bancadas, mas sem excessos: muitas delas podem deixar o ambiente confuso. Por isso, mantenha do lado de fora só que é de uso frequente, o resto pode ir para os armários.

Potes de plástico, vidro ou inox devem ser encaixados uns dentro dos outros para otimizar o espaço, e as tampas podem ficar juntas ao lado. O mesmo vale para as panelas, mas as tampas dessas podem ficar em um aramado preso a porta do armário para melhorar a organização.

Por fim, é válido mencionar que a limpeza da cozinha deve ser bem-feita, visto que alguns alimentos, principalmente os de origem animal, podem causar a proliferação de bactérias. Assim, a louça deve ser lavada após as refeições e a pia e as bancadas devem ser higienizadas uma vez por dia, para que as refeições sejam sempre seguras.

Banheiros

Seja lavabo, banheiro social ou suíte, os banheiros não devem ser esquecidos na hora de planejar a organização de casa. Para começar, instalar ganchos nas paredes próximo a pia ou ao box é uma forma prática de pendurar toalhas. Mas atenção: após o banho as toalhas de corpo não devem permanecer no banheiro para evitar proliferação de umidade e mofo. As toalhas de rosto devem ser tiradas para secar ao fim do dia e precisam ser trocadas semanalmente.

É comum querer guardar todos os hidratantes corporais ou faciais, todos os xampus, condicionadores e perfumes que possuímos no banheiro para facilitar no momento do uso. Mas isso acaba deixando o ambiente transtornado devido ao excesso.

O ideal é que neste cômodo só fiquem os cosméticos que são de uso diário. Isso ainda facilita a rotina de cuidados com a pele e o cabelo porque evita que você esqueça de usar algum produto. Aqui, uma dica legal é organizá-los em caixas plásticas.

As escovas de dente, por sua vez, devem ter uma proteção individual para evitar contaminações com coliformes fecais. Já os produtos de limpeza que são usados no banheiro podem ficar no armário embaixo da pia.

A rotina de limpeza pesada do banheiro deve ser semanal com pequenas limpezas nos outros dias para evitar acúmulo de sujeira. A pia, o vazo sanitário e o box devem ser higienizados com eficácia para evitar que virem focos de bactérias.

Quartos

O quarto é sinônimo de descanso e refúgio e, por isso, deve ser bem cuidados. O primeiro passo para a sua organização é simples: fazer a cama todos os dias pela manhã, que ajuda a melhorar o ambiente e a começar o dia com energia.

Para a organização se dar de forma ainda melhor, é importante ter um espaço separado para cada coisa: produtos de beleza, maquiagens, joias e bijuterias. Pode ser um gaveteiro, uma caixa organizadora ou até mesmo uma penteadeira. O importante é que os objetos fiquem fora da vista para não dar a impressão de bagunça.

Além disso, cultive o hábito de sempre guardar as roupas recém-lavadas, evitando de acumular as peças sobre mesas ou cadeiras. Ainda que não seja possível organizar conforme o seu gosto por questões de tempo, manter o vestuário no local apropriado como armário, cômoda e closet, com portas e gavetas fechadas, ajuda a manter a organização.

Para o quarto das crianças e até mesmo dos adultos, estabeleça as regras de não consumir alimentos no local. Isso porque embalagens vazias de biscoitos, salgadinhos e sucos pode atrair formigas e até baratas.

E, no caso dos pequenos, também é importante investir na organização dos brinquedos. Objetos espalhados pelo chão podem causar acidentes e estimulam o aumento da bagunça. Alguns baús e até pequenas estantes ajudam nessa tarefa, mas verifique se os móveis possuem quinas pontiagudas, cobrindo com protetores quando for necessário.

Sala

A sala de estar costuma ser um lugar mais despojado para leitura, jogos e filmes. Nesse caso, as estantes são a forma ideal de organizar livros e discos de filmes. A regra deve ser guardar logo após utilizar para evita que objetos fiquem espalhados e acabem se perdendo.

Já a sala de jantar deve contar com um buffet para guardar as louças que são usadas nas refeições, essa é uma forma de facilitar na hora de montar a mesa para receber os seus convidados.

Pronto! Agora você já conhece incríveis dicas para a organização da casa. Seguindo elas, será possível manter todos os cômodos do seu lar organizados e bonitos. Para a limpeza, lembre de sempre fazê-la com aspirador e um pano úmido — assim a poeira não acumula. Por fim, tenha cuidado com sofás e superfícies de madeira que devem ser higienizados de acordo com as instruções do fabricante.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também possam receber essas informações!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply