Decoração

Como escolher e comprar móveis de madeira de demolição?

fevereiro 20, 2019
Tempo de leitura 17 min

Quando pensamos em escolher a mobília para casa, buscamos resistência, durabilidade, conforto e a beleza do material. Ao comprar móveis de madeira de demolição, você agrega todas essas qualidades em um só produto. No entanto, há muitas dúvidas sobre como eles podem ser aproveitados em todos os ambientes da casa.

Além disso, antes da compra é preciso atenção e cuidados especiais como certificar-se da procedência da madeira, escolher o fornecedor correto, os principais cuidados com a limpeza e manutenção desse tipo de material etc.

A seguir, mostraremos em detalhes a melhor maneira de escolher e decorar a sua casa com esse produto que é ecologicamente correto. Acompanhe!

O que é madeira de demolição?

A exploração desenfreada desse recurso natural ao longo dos anos trouxe consequências graves ao meio ambiente. Por muitos e muitos anos, o homem explorou e não devolveu à natureza tudo o que extraiu dela. Assim, madeiras nobres, que levam muitos anos para crescer, passaram a ser artigos em extinção.

Com isso, a madeira de demolição passou a ser a alternativa certa e sustentável para que essas madeiras nobres ainda pudessem ser usadas na fabricação de móveis, pisos, portas etc. Assim, o material é extraído de diversos lugares e passa por um processo de transformação até chegar ao produto final.

Tipos de madeiras de demolição

As madeiras de demolição são nobres, como peroba rosa, jatobá, ipê, entre outras, e podem ter diversas origens. No entanto, as mais comuns são as provenientes de casas e fazendas antigas — a peroba rosa é um bom exemplo disso —, que é muito utilizada na fabricação de móveis, pisos, portas etc.

Há também os dormentes de madeira, que são retirados das linhas de trem. Outro tipo de origem muito comum são as cruzetas, retiradas de postes de iluminação. Tanto os dormentes quanto as cruzetas são muito utilizadas nas partes externas da casa, em portões, decks, pergolados etc.

Quais cuidados tomar ao comprar móveis de madeira de demolição?

Ao comprar móveis de madeira de demolição é preciso muita atenção quanto a origem do material. Para as madeiras de reflorestamento, existe uma forma de controle, o DOF (Documento de Origem Florestal), que é emitido pelo Ibama e assegura a procedência do material. No entanto, as de demolição não fazem parte desse controle feito pelo Ibama.

Por isso, é preciso se certificar de outras maneiras que o produto que você pretende comprar é realmente proveniente de demolição. Isso porque, infelizmente, existem empresas que desgastam materiais novos com o objetivo de vendê-los como se fossem de demolição.

Identificar as madeiras que são falsificadas não é difícil. Para isso, verifique o tipo de material, que geralmente é argelim pedra. Na intenção de proporcionar o ar envelhecido, é feita uma pátina grosseira, esmerilhamentos e outros desgastes na peça.

Por isso, verifique alguns aspectos do produto que são típicos de madeira de demolição, como pontos escurecidos ao redor de buracos de pregos, que são comuns na oxidação do ferro ao longo do tempo. Algumas trincas e marcas de tintas também são características adquiridas ao longo dos anos por esse material.

Como escolher o fornecedor correto para comprar os móveis?

Assim como é importante verificar a procedência do material, a escolha do fornecedor também é fundamental. Para isso, verifique sua credibilidade no mercado. Alguns fornecedores possuem o certificado voluntário do Conselho de Manejo Florestal (FSC). Esse documento assegura que aquele fornecedor trabalha com matéria-prima recuperada. No entanto, essa certificação não é obrigatória.

Escolher o fornecedor correto é importante porque o material passa por diversas fases desde a sua demolição até a sua transformação em móvel. Além disso, todo esse processo de transformação precisa ser feito com muito cuidado e técnica, de modo a garantir a qualidade e durabilidade do produto.

Por exemplo, ao ser retirado de uma fazenda, o material pode estar desalinhado e conter muitos pregos, restos de tintas e diversos outros resíduos que precisam ser removidos cuidadosamente. Depois disso, a madeira deve passar por um processo de raspagem, alinhamento e só então ela é direcionada à fabricação dos móveis.

Como escolher os móveis de acordo com cada ambiente da casa?

A versatilidade da madeira é uma de suas principais qualidades. Por isso, ela pode ser usada em todos os cômodos da casa e, onde quer que esteja, trará beleza e requinte ao espaço.

Os móveis de demolição conferem um estilo rústico às peças. Por isso, é uma excelente opção a quem quer fazer uma decoração rústica no ambiente. No entanto, eles combinam com todos os estilos de decoração. Por isso, você pode combiná-los e usar as peças de modo a complementar ou destacar o tipo de decór que você escolheu.

Quartos

Nos quartos, existem muitas combinações possíveis. Vamos a elas?

Cabeceira

A cabeceira em madeira de demolição é uma das opções mais desejadas. Por exemplo, em uma cabeceira feita com tábuas de peroba rosa, a textura e cores do material são o detalhe que conferem charme e elegância a peça.

Cama

A cama é outra peça que combina com qualquer estilo de decoração. Imagine uma cama de madeira com gavetões que ajudam a aproveitar melhor o espaço e, como detalhe principal, a cabeceira feita em patchwork de madeira! É ou não é um luxo?

O sofá-cama também é uma peça muito versátil e útil, ideal em quartos com dupla função, como um escritório ou sala de televisão. Assim, ao receber uma visita, o sofá pode ser usado como uma confortável cama.

Roupeiro

Outro item indispensável é o guarda-roupa. Escolha um armário com linhas clássicas e moldura nas portas, que darão um ar sofisticado ao cômodo, ou um armário com linhas retas e visual clean. Seja qual for a escolha, opte por fazê-lo sob medida. Assim, é possível aproveitar melhor o espaço do quarto.

Gaveteiros

Os gaveteiros podem ser usados de modo a complementar o espaço de organização. Afinal, o que não faltam nos quartos são coisas para guardar. Ele pode ser usado com a finalidade de armazenar roupas, lençóis etc.

Além disso, esse móvel é extremamente versátil e pode ser usado em diversos cômodos da casa, como no escritório, na sala de jantar com função de aparador etc.

Sala

Na sala, a madeira de demolição pode ser aproveitada de diferentes maneiras. Confira!

Sofás e poltronas

Por ser de madeira, o sofá é forte e resistente. Além disso, o móvel combina com todos os estilos de decoração. Essa é uma das grandes vantagens em utilizar esse material. Também é possível fazer combinações com sofá e cadeiras ou poltronas. Essa é uma maneira de variar a tradicional combinação de sofás de 3 e 2 lugares.

Enfim, não há regras de utilização, o mais importante é que haja harmonia no ambiente. Uma sugestão é um sofá em linhas retas e, a fim de completar o conjunto, uma linda poltrona no mesmo estilo.

Outra opção é usar o sofá e a poltrona com estilos diferentes. Nesse caso, o importante é que haja alguma coisa em comum entre os dois móveis. Pode ser a cor do estofado ou o tipo de material, por exemplo.

As poltronas são muito bem-vindas em qualquer tamanho de sala. Em ambientes menores ela deve ser colocada em pontos estratégicos de modo que não prejudique a circulação. Assim, além de embelezar o espaço, você tem um lugar a mais para as visitas.

Já em espaços maiores use até duas poltronas, que deixarão o visual bonito e elegante. No entanto, é preciso atenção quanto ao tamanho do sofá e poltronas, eles devem ser proporcionais e harmoniosos.

Mesa de centro e lateral

Com a intenção de dar um charme a mais no espaço, use mesas de centro e lateral. Não é preciso usar as duas, tudo depende do equilíbrio e funcionalidade que você quer dar ao espaço. O que, aliás, esses dois móveis oferecem bem.

A mesa de centro, além de função decorativa, é usada como um apoio ao servir petiscos aos visitantes, por exemplo. Já a mesa lateral pode ser aproveitada para deixar o telefone, bloco de anotações ou um lindo abajur clássico.

O que importa na escolha da mesa de centro é que haja proporção entre os móveis e o espaço disponível. Além disso, é imprescindível reservar o espaço de circulação das pessoas. Por isso, deixe uma distância de 40 cm a 60 cm entre o móvel e o sofá.

Já o cuidado ao escolher a mesa lateral deve ser com relação ao espaço disponível na sala. Ela só deve ser usada se não for atrapalhar a circulação das pessoas.

Uma sugestão é uma linda mesa de centro com linhas curvas e tampo removível de vidro e, no centro, espaços em que podem ser armazenados objetos decorativos. Com certeza, as visitas ficarão impressionadas com a beleza do móvel!

Racks e painéis

Outro móvel de madeira que todo mundo ama é o conjunto rack e painel, que confere beleza e sofisticação em todos os tamanhos de sala. Além disso, tanto um quanto o outro podem ser usados separadamente. Entretanto, o conjunto proporciona a harmonia e funcionalidade perfeita ao espaço.

Enquanto o painel é usado como suporte de tv, o rack para sala serve de apoio a outros aparelhos eletrônicos ou objetos de decoração. Usar o móvel sozinho, também é muito comum, ele pode servir de apoio para a TV ou outros objetos.

O painel de madeira de demolição é extremamente bonito e elegante, suas tábuas com a textura marcante da peroba rosa, aliado às diversas nuances do material, conferem ao móvel um visual sofisticado e único.

Porta de madeira

A sala é a entrada principal da casa, portanto, é fundamental que a porta seja imponente, resistente e, acima de tudo, elegante. Por ser um material forte e duradouro, oferece segurança à residência. Dessa maneira, pode ser usada na parte externa, desde que receba tratamento adequado de proteção contra o sol e chuva.

Em ambientes com grande espaço, a porta de madeira com folhas duplas proporciona um visual elegante e sofisticado. Outra opção é utilizar um sistema de abertura diferenciado, como o pivotante, em que a porta se abre em torno de um eixo vertical. Ela também pode ser feita com faixas de vidros nas laterais e batentes largos, que conferem um efeito decorativo extremamente elegante.

Sala de jantar

Mesa de jantar e cadeiras

Ao fazer a escolha da mesa de jantar é preciso analisar alguns itens fundamentais, como o espaço disponível, o tamanho ideal do móvel e o formato pretendido. Já a escolha das cadeiras deve obedecer a critérios, como conforto, resistência etc.

A mesa e as cadeiras não precisam, necessariamente, serem do mesmo tipo de material. Assim como na combinação entre sofá e poltronas, o importante é haver um ponto em comum entre elas, que pode ser a cor do material ou do estofado, por exemplo.

Uma sugestão é uma mesa de madeira redonda com pés torneados e suporte giratório. De modo a completar o conjunto, cadeiras feitas de madeira e fibras naturais conferem beleza e requinte às peças.

Aparador e cristaleira

Tanto o aparador quanto a cristaleira são móveis extremamente versáteis e úteis na sala de jantar. Por exemplo, um aparador com gavetas que, além de dar apoio à mesa de jantar, pode armazenar objetos diversos.

Já a cristaleira, pode ser usada com várias finalidades, como a fim de guardar objetos decorativos, coleções de objetos, bebidas etc.

Cozinha e Varanda

Armários e gabinetes

A cozinha também pode ganhar charme e elegância com os móveis de madeira de demolição. Para isso, opte por armários e gabinetes feitos sob medida. Assim, todos os espaços disponíveis poderão ser bem aproveitados. Por ser um material resistente e durável, o móvel é ideal para ser utilizado em cozinhas.

Na varanda, um gabinete sob medida embaixo da pia pode ser feito em conjunto com uma linda bancada de madeira a fim de servir de apoio ao churrasco. E, de modo a completar o ambiente, algumas banquetas de madeira dão o charme final.

Banheiros

Móveis de madeira também podem ser usados no banheiro e deixarão o ambiente bonito e funcional. Uma alternativa nesse espaço é o gabinete embaixo da pia, ideal para guardar objetos de higiene pessoal. Além disso, se houver espaço no banheiro, coloque um roupeiro com uma ou duas portas para guardar toalhas e outros objetos.

Como decorar móveis com madeira de demolição?

Todos os elementos de um ambiente devem estar em harmonia. Assim, o conjunto será elegante e sofisticado. Por isso, outros detalhes que fazem parte da decoração precisam ser cuidadosamente planejados, de modo que esse objetivo seja alcançado.

Iluminação

A iluminação faz toda a diferença em qualquer ambiente, mas, para isso, é preciso atenção e cuidado desde a escolha dos pontos de iluminação às cores das lâmpadas. Assim, é fundamental fazer um projeto luminotécnico em conjunto com o planejamento dos móveis. Dessa forma, você saberá exatamente em que local colocar os diferentes tipos de luminárias.

No quarto, com o propósito de auxiliar a leitura antes de dormir, as opções podem ser pendentes, spots ou abajures ao lado da cama de casal. Já no centro, um plafon ou um pequeno lustre garantem uma iluminação suave e funcional.

Já na sala de estar é preciso cuidado com o excesso de pontos de luz. Por isso, é importante garantir a iluminação principal, que pode ser apenas um ponto de luz no centro da sala ou em sancas de gesso. Para valorizar móveis ou objetos decorativos, como quadros, os spots direcionados ou arandelas são uma ótima sugestão.

A sala de jantar, por sua vez, pede um ponto de luz sobre a mesa, que pode ser um lustre ou pendente. No caso do pendente, é importante observar a distância em relação à mesa, que deve ficar entre 75 cm e 90 cm. Para realçar móveis e objetos decorativos, assim como na sala de estar, opte por spots direcionados e arandelas.

Outro item da iluminação que é importante considerar é a temperatura da lâmpada, ou seja, luz branca ou amarela. A luz branca é indicada a ambientes, como cozinha, sala de jantar, escritórios e banheiros. Isso porque ela ilumina melhor e esses ambientes são usados em atividades que necessitam de luz forte.

Já a luz amarela, é recomendada em ambientes calmos e relaxantes, como sala de estar, quartos e varanda.

Cores das paredes

As cores das paredes influenciam diretamente em toda a decoração. Por isso, muitos preferem simplesmente usar um tom neutro, como branco ou bege, de modo a não correrem riscos. No entanto, é possível variar as cores e conseguir um visual harmônico e elegante.

As cores conseguem influenciar o humor das pessoas. Por isso, antes de escolher a paleta de cores, vale a pena pesquisar o significado de cada uma e estudar um pouco sobre o círculo cromático. Dessa forma, você será capaz de escolher cores de acordo com a sensação que o ambiente transmite.

Uma dica importante é tomar cuidado com os tons que tem o poder de alterar a percepção do espaço. Assim, cores quentes, como amarelo, laranja ou vermelho dão a impressão que o ambiente é menor. Já cores frias, como violeta, azul e verde passam a sensação de amplitude do ambiente.

Objetos de decoração

Existem coisas que são capazes de refletir a personalidade das pessoas, os objetos de decoração fazem exatamente isso. Por isso, apesar de essenciais no espaço, devem ser escolhidos com muita atenção, de modo a não poluir o ambiente com itens em excesso.

Por isso, antes de ir às compras, analise e meça o espaço que você tem disponível aos objetos e faça uma lista de tudo o que você pretende comprar. No momento da compra, observe se o tamanho dos objetos ficará harmonioso no seu espaço. Observe também se as cores estão em harmonia com móveis, paredes etc.

Plantas

Ter plantas em casa é fundamental para ajudar a deixar o ambiente aconchegante e relaxante. Entretanto, é preciso atenção no momento da escolha. Isso porque você deve analisar o clima do ambiente, se bate sol ou não, se venta muito, a umidade etc. Só então escolha a espécie adequada ao seu espaço.

As plantas podem ser colocadas em todos os ambientes da casa, no entanto, evite os excessos. Um lindo cachepot de madeira em um canto da sala de estar é capaz de deixar o espaço mais relaxante e acolhedor.

Como limpar os móveis de madeira de demolição?

De modo a manter os móveis sempre limpos, algumas recomendações importantes devem seguidas. Ao limpar o seu móvel, use uma flanela. Isso porque outros tipos de pano não são tão eficientes na limpeza, já que soltam pelos durante o uso.

A limpeza diária deve ser feita em etapas, caso seja necessário. A primeira, é a retirada do pó com a flanela. A seguir, se houver sujeiras mais resistentes, passe levemente um pano umedecido com água. Se mesmo assim a sujeira resistir, passe o pano umedecido com uma pequena quantidade de sabão neutro.

Então, passe novamente um pano umedecido para retirar qualquer vestígio do sabão e outro pano seco, a fim de finalizar a limpeza.

Quais cuidados devem ser tomados para aumentar a durabilidade desses móveis?

Seguir algumas recomendações são fundamentais para aumentar a durabilidade e conservar a madeira. A seguir, veja os principais cuidados que você deve ter com a sua mobília:

  • nunca use produtos químicos abrasivos para limpar seu móvel;

  • não use espanador de pó, pois suas cerdas são duras e riscam a mobília;

  • não use lustra móveis, pois eles mancham as peças;

  • não passe pano molhado demais, pois a umidade pode prejudicar a peça;

  • evite colocar sobre os móveis objetos que possam danificá-lo ou riscá-lo;

  • ao guardar objetos nos armários, opte por colocar coisas pesadas nas partes inferiores do móvel.

Uma recomendação importante em móveis utilizados em áreas externas é evitar que eles fiquem em contato direto com o solo. Isso porque com o passar do tempo, a umidade da terra pode prejudicar o móvel.

Sempre utilize protetores em copos, panelas ou qualquer objeto úmido que você colocar sobre a mesa. Isso porque a umidade desses materiais pode deixar manchas permanentes no móvel.

Regularmente, verifique se as ferragens dos móveis estão funcionando corretamente. Se não há nenhuma dobradiça quebrada ou algum parafuso solto, por exemplo.

Para conservar a aparência original do móvel, aplique cera de carnaúba até 4 vezes por ano. Essa aplicação é fundamental, já que isso evitará que o material desgaste ou desbote.

Enfim, ao comprar móveis de madeira de demolição é fundamental ter atenção especial à origem do material e ao fornecedor ideal. Com a garantia do produto correto, você terá uma infinidade de opções para decorar todos os cômodos de sua casa. Além disso, os detalhes que complementam a decoração, como iluminação, cores corretas e objetos decorativos contribuem para finalizar o espaço com requinte e sofisticação. 

E então? Gostou do nosso artigo sobre tudo o que a madeira de demolição pode proporcionar à sua decoração. Então assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo diretamente em seu e-mail.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário