Decoração

Como escolher as cadeiras da mesa de jantar? Veja 6 dicas essenciais

fevereiro 15, 2019
Tempo de leitura 6 min

A decoração de uma casa é uma das etapas mais importantes depois da construção civil, isso porque ela é capaz de transformar qualquer ambiente, deixando-o mais bonito, sofisticado e aconchegante. A compra dos móveis é uma das melhores partes desse processo, sendo assim, você deve estar muito atento a essa escolha, inclusive às cadeiras da mesa de jantar.

Existe no mercado uma variedade enorme de tipos, formatos e modelos de cadeiras, o que acaba dificultando um pouco a escolha. Dúvidas quanto a combinação certa a se fazer entre as cadeiras e a mesa também são pontos importantes a serem analisados nessa compra.

Porém, as cadeiras não devem apenas combinar com a mesa, hoje em dia, o essencial é que elas também harmonizem com todo o restante do espaço. Dessa forma, você deve sempre optar por um mobiliário que esteja de acordo com o estilo decorativo do ambiente.

Para ajudá-lo nesse momento, nós preparamos para você algumas dicas sobre o que deve ser observado no momento de comprar as cadeiras da mesa de jantar, bem como explicamos qual a importância de escolher o mobiliário certo para esse espaço. Vamos lá?

Qual a importância de escolher corretamente as cadeiras da mesa de jantar?

As cadeiras são peças muito importantes porque elas conseguem compor muito bem uma decoração, e dependendo do tipo e do estilo, também trazem mais vida ao ambiente. Não só na sala de jantar, mas em qualquer cômodo da casa, essas peças são responsáveis por reforçar os estilos da decoração.

Dessa forma, escolher as cadeiras ideias é um passo muito importante na hora de decorar o local. A pessoa deve estar atenta a todas as características do móvel, como tipos, formatos, cores e materiais, visto que isso é essencial para garantir a harmonia das peças com o restante do ambiente.

Elas podem ser de metal, clássicas ou com um design mais contemporâneo, bem como rústicas, sóbrias ou elegantes. Há uma variedade de tipos e estilos desse móvel no mercado, por isso é muito importante saber escolher as cadeiras ideais.

Por fim, é importante se atentar a todos os aspectos do material, não só os decorativos. Assim sendo, analise também a ergonomia, a durabilidade e a conservação do item. Lembre-se de que as cadeiras servem para que os moradores descansem, relaxem, façam as refeições etc. 

Como escolher cadeiras ideais para mesa de jantar?

Para a sala de jantar, o comprador pode ousar bastante na escolha, visto que as cadeiras podem ter diversas características. O mobiliário destinado a esse tipo de cômodo pode ser encontrado em uma variedade de cores, texturas, materiais, formatos e tamanhos.

1. Analise os modelos

O primeiro aspecto a ser levado em consideração é em relação ao modelo das cadeiras. Nessa etapa, entra em análise o perfil dos moradores da casa. Por exemplo, se tiverem crianças no local, é importante escolher um mobiliário sem quinas proeminentes, que tenha materiais e tecidos mais resistentes e que seja bem confortável

Sendo assim, na escolha do modelo das cadeiras, devem ser levados em consideração vários fatores, como a composição da família e até mesmo se ela tem animais de estimação, para que o material do estofamento seja resistente e de fácil manutenção — boas opções são os tecidos impermeáveis ou o couro. Outra boa pedida são cadeiras com acrílico ou palha sintética.

2. Aposte em conforto

Outro aspecto fundamental é o conforto da cadeira. É de suma importância que essas peças sejam bastante agradáveis para os moradores da casa. Não só em relação aos materiais utilizados, mas também ao tamanho, à altura, entre outros aspectos.

As cadeiras ideais devem atingir uma altura de 50 cm, uma vez que as mesas de jantar têm cerca de 75 cm. Com relação ao assento, para que sejam confortáveis, é essencial que tenham algum tipo de estofado. Só atente-se ao material que é utilizado, para que as peças tenham boa durabilidade.

O conforto acaba sendo um pouco ignorado pelos compradores, que acabam movidos apenas pela estética do móvel. Porém, cuidado com esse ponto, você não vai querer seus convidados incomodados com as peças quando eles estiverem o visitando, não é?

3. Acerte sobre o tipo do tecido

O tipo de tecido é outro bom aspecto para ser observado no caso de cadeiras que sejam estofadas. É necessário escolher peças que tenham um tecido mais durável, para que não danifiquem com facilidade. Também é interessante que sejam de fácil manutenção, para não dificultar na limpeza. Por fim, o material deve ser macio, assim, o conforto proporcionado pela cadeira é maior.

4. Pense sobre o formato da mesa

Na hora de escolher as cadeiras, você deve também se atentar ao formato da mesa em que elas serão inseridas. A dica é: procure peças que façam um conjunto harmônico com os outros móveis.

Também verifique o estilo da mesa, se ela for mais moderna, é essencial ter cadeiras que não destoem dessa proposta.

5. Atente à quantidade de cadeiras

A quantidade das cadeiras está relacionada ao tamanho da mesa. Quando a mesa é muito grande, você pode ousar no número de cadeiras, mas quando for pequena, já é preciso reduzir um pouco a quantidade das peças.

Além disso, é necessário respeitar o espaçamento entre elas, para que o local não fique apertado. Você deve analisar também o modelo. Se uma cadeira que chama muita atenção estiver em excesso no espaço, isso pode afetar bastante no aspecto geral do ambiente, gerando um destaque ruim para a peça e não uma harmonização.

6. Observe a funcionalidade

Um último ponto que você deve analisar na hora de escolher as cadeiras é quanto a funcionalidade do objeto e o uso dele no espaço. Portanto, verifique se as peças são adequadas para uma sala de jantar e veja se elas cumprem com a sua função corretamente.

Por fim, uma dica importante é escolher cadeiras que sejam produzidas com um boa matéria-prima, para uma mesa de jantar, o ideal são cadeiras de madeira. Um boa escolha são peças feitas com madeira de demolição, elas têm um aspecto mais bonito e vão trazer destaque para a decoração no geral.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como escolher cadeiras da mesa de jantar? Comente no post o que você achou das nossas dicas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário