Decoração

Como deixar a casa mais aconchegante?

outubro 7, 2018

O aconchego é um fator crucial que deve estar presente em todos os lares, pois a sensação de acolhimento diminui o estresse e transmite o bem-estar necessário aos moradores e às visitas!

Vivenciamos os ambientes com quatro de nossos cinco sentidos: audição, visão, olfato e tato. Ao projetar um ambiente aconchegante, é preciso considerar esses quatro sentidos a fim de proporcionar as sensações mais agradáveis possíveis às pessoas ali presentes.

Parece ser uma tarefa para especialistas, não é? De certa forma, sim. Porém, é possível tornar um ambiente amplo aconchegante, deixando o lar com a sua cara!

Duvida? Então, continue lendo esse post e mostraremos como é fácil deixar sua casa aconchegante!

Use um layout que favoreça a circulação

Móveis bem posicionados e organizados são a chave para ambientes aconchegantes tão desejados. Cômodos grandes não precisam ser lotados de móveis. Pelo contrário, um ambiente com muita informação só prejudica a decoração e bem-estar dos moradores!

É comum as pessoas ficarem focadas no que comprar e esquecerem de pensar em como dispor esses elementos no ambiente. Se organizar não é difícil como parece: basta desenhar como você pretende que os móveis fiquem posicionados no ambiente em um papel — usando pelo menos 60cm de distância entre um móvel e outro.

O importante é que o layout não prejudique a circulação das pessoas no ambiente, pois tudo deve fluir bem.

Escolha móveis confortáveis e funcionais

Os móveis planejados, sem dúvida, garantem maior aconchego ao lar, principalmente se forem de madeira — materiais orgânicos como madeira, algodão e tecidos têm o poder de transmitir bem-estar às pessoas, sabia?

Primeiramente, escolha móveis proporcionais ao tamanho do ambiente. Os sofás são o centro das atenções das salas de estar e é onde as pessoas se acomodam. Por isso escolha um bem fofinho e que dê para perceber que é confortável de longe!

Salas pequenas pedem TV’s pequenas e salas grandes TV’s grandes! Não é apenas por estética, se uma TV muito grande for colocada muito perto do sofá, causará desconforto visual, o que pode prejudicar seriamente a saúde!

Mesas de centro e laterais devem ser usadas apenas se houver espaço, para não atrapalhar a circulação e causar desconforto nas pessoas.

Estantes de livros ao lado de uma poltrona confortável cria um ambiente de leitura extremamente aconchegante onde você pode passar o tempo fazendo o que gosta. Dá para criar também um ambiente para meditação, um cantinho para o café, qualquer coisa que deixe a família feliz é válida!

Trabalhe a acústica do local

Como foi dito antes, a audição é um dos sentidos que influenciam no aconchego do lar. Sejam vindos da rua ou da própria casa, os ruídos não são bem-vindos onde se quer relaxar, não é mesmo?

Alguns elementos decorativos ajudam a diminuir o desconforto causado por essas barulhos indesejados, como os tapetes e as cortinas grossas. Pisos e forros de madeira também auxiliam, pois esse material absorve muito bem o barulho, sendo uma das melhores escolhas.

Aproveite ao máximo a luz natural

A luz natural é importantíssima para o bem-estar no seu lar, por isso, deixe as janelas abertas sempre que possível — auxiliando também na ventilação, que é outro fator importante.

O ideal é que não seja necessário acender as luzes da casa durante o dia, pois a iluminação natural deve ser o suficiente nesse período.

Escolha as cores certas

As cores influenciam diretamente nossa percepção no espaço em que estamos inseridos, até porque a primeira impressão que temos ao chegar em um ambiente desconhecido vem da visão.

É preciso ter cuidado ao escolher as cores a serem usadas nas paredes, nos móveis etc., já que cores quentes, como o vermelho e o amarelo, cansam os olhos, causando mal-estar às pessoas presentes se forem usadas em excesso.

O ideal é usar cores em tons mais claros porque são relaxantes, como o azul, verde, rosa, violeta, entre outras. Mas não deixe de usar uma corzinha mais forte em algum elemento para dar vida ao ambiente, ok?

Use a aromaterapia em sua casa

Um lar aconchegante precisa de aromas agradáveis que transmitam tranquilidade e auxiliem no conforto ambiental do local. Muitas vezes, apenas o cheiro único dos móveis não é o suficiente para fazer as pessoas se sentirem em casa. Para auxiliar o prazer olfativo, aposte em plantas que exalam seu odor naturalmente, velas aromáticas, difusor de essência, incenso, entre outros.

Aposte em objetos e outros elementos decorativos

Os pequenos elementos decorativos ajudam a ocupar espaços vazios e a tornar o espaço mais aconchegante! Veja alguns!

Tapetes: são bem-vindos, principalmente nos quartos e salas de estar. Quem não gosta de pisar em algo fofinho ao acordar ou enquanto assiste TV? Além disso, tapetes ajudam a aquecer os ambientes e completa a decoração, tornando tudo mais aconchegante.

Plantas: levam vida aos ambientes e aproximam as pessoas da natureza. Toda casa merece um toque natural que aconchega. Para isso, escolha as plantas adequadas para cada ambiente. Por exemplo, observe se o ambiente é úmido ou seco, com luz natural ou pouca luz, enfim, cada ambiente pede plantas que se adaptem bem a eles.

Além disso, você pode ousar criando um jardim vertical super lindo na sua casa! Fica maravilhoso tanto na sala de estar quanto na varanda, ou qualquer outro lugar que caiba e não prejudique o dia a dia na casa!

Papéis de parede: são muito úteis para deixar ambientes amplos mais aconchegantes, pois a parede passa a fazer parte de um todo auxiliando no bem-estar.

Almofadas: ela acomodam as pessoas nos sofás deixando-o mais confortável e convidativo.

Porta-retratos: não existe algo mais aconchegante do que chegar de um dia cansativo de trabalho e ao sentar no sofá visualizar fotos ao seu redor que guardam lembranças boas da família.

Enfim, todo mundo deseja uma casa aconchegante para os moradores e que receba bem as visitas, não é? Como vimos neste post, não é preciso ser um especialista para transformar um ambiente impessoal em algo extremamente confortável!

Gostou do nosso texto? Então, comente aqui quais dicas você mais gostou e compartilhe sua experiência com a gente!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply