Decoração

Aprenda como unir o estilo rústico e sofisticado na decoração!

março 1, 2019
Tempo de leitura 6 min

O estilo rústico está em alta e não é só em casas de campo que ele faz sucesso. Entretanto, muitas pessoas ainda têm um certo receio em sua utilização por acharem que ele não é requintado. Esse é um grande engano! É possível, sim, compor um ambiente rústico e sofisticado.

Para isso, basta ter atenção a alguns detalhes, como escolher as combinações ideais, ter cuidado com a escolha das cores, com a iluminação e em todos os elementos que compõe a decoração do espaço.

A seguir, mostraremos como você pode aproveitar a decoração rústica na sua casa e manter o espaço bonito e elegante. Acompanhe!

Conheça mais sobre o estilo rústico e sofisticado

Estilo rústico

Ao pensar em um ambiente rústico, logo imaginamos uma grande casa de campo com lindos assoalhos e móveis de madeiraElementos com texturas e formas o mais naturais possíveis são uma característica forte desse estilo. Portanto, são peças, objetos e acabamentos que nos remetam à natureza, como madeiras, pedras, flores, revestimentos etc.  

Outra característica são seus acabamentos imperfeitos. Vale dizer que essa imperfeição pode ser natural, adquirida pelo próprio aspecto do material ou pode ter sido colocada propositalmente na peça a fim de transmitir a caracterização desejada, como uma pintura de pátina.

Estilo sofisticado

Muito se fala em estilo sofisticado. No entanto, sofisticação é uma qualidade que pode ser atribuída a todos os estilos de decoração. Sofisticados são os detalhes, as composições que se faz em todo o ambiente. Na verdade, significa fazer combinações elegantes, requintadas e de bom gosto. 

Por isso, ao desejar um ambiente sofisticado, você deve ter em mente que pode misturar dois estilos de decoração, como rústico e moderno e criar um espaço cheio de classe ao combiná-los da maneira certa.

Saiba como fazer a combinação dos móveis em cada ambiente da casa

Sala de estar

Uma maneira sofisticada de usar o rústico na sala de estar é optar pelo painel em madeira de demolição. Os veios da madeira e a variação nas tonalidades da peça conferem um visual moderno e luxuoso. A fim de complementar a decoração, opte por um rack também do mesmo material que o painel.

O sofá de madeira com estofamento claro também proporciona sofisticação ao ambiente. O contraste entre as tonalidades garante um visual elegante e aconchegante ao espaço. Você ainda pode complementar o visual com uma linda mesa de centro para formar o conjunto com o sofá.

Sala de jantar

Na sala de jantar também é possível aproveitar os móveis rústicos com requinte e sofisticação. Uma sugestão é combinar poltronas estofadas com uma linda mesa de madeira de demolição. As opções são inúmeras, seja com pés em linhas retas ou com detalhes na madeira. Também podem ser redondas, quadradas ou retangulares, com certeza o espaço ficará bonito e elegante.

Você pode também misturar materiais como o vidro e madeira. Uma sugestão é uma mesa de vidro e para completar o ambiente, cadeiras e aparador em madeira. A cristaleira também é uma excelente opção a fim de complementar esse espaço e conferir ainda mais luxo e elegância.

Varanda

Outro espaço que obrigatoriamente deve ser bonito e elegante é a varanda. Esse é o local ideal para confraternizar com família e amigos, por isso sua decoração deve ser feita com atenção.

Nesse ambiente, você pode colocar a mesa de jantar em conjunto com um banco de jardim. Já na área de estar, uma espreguiçadeira pode ser ideal para deixar um espaço para relaxar e ler um livro.

Outros ambientes da casa

Todos os espaços da casa podem ser rústicos e sofisticados. Para isso, opte por misturar um ou mais elementos rústicos na décor, como a cama no quarto do casal, o guarda-roupas no quarto das crianças. A fim de complementar a decoração, os arcais e gaveteiros podem contribuir com um toque a mais de elegância.

Combine outros elementos da decoração

Com o propósito de garantir luxo e sofisticação, outros elementos precisam conversar entre si. Isso significa que é preciso cuidar dos detalhes, que são como a cereja do bolo.

Cores

As combinações de cores são fundamentais para garantir a harmonia do espaço. Por isso, as tonalidades devem combinar com todos os elementos, como móveis, pisos, cortinas e paredes. Uma dica para isso é usar o círculo cromático como inspiração para compor a paleta de cores dos ambientes da casa.

Iluminação

Se há um elemento que é capaz de transformar um espaço é a iluminação. Por isso, é fundamental que ela seja muito bem planejada, a fim de garantir a sofisticação do ambiente. A intensidade da luz pode fazer com que o local fique aconchegante e acolhedor.

Portanto, tenha especial atenção com detalhes, como a temperatura da luz, avalie a melhor opção entre lustres, pendentes ou plafons etc.

Objetos decorativos

Muitos objetos podem ser usados para conferir luxo e sofisticação a um ambiente. Seja um cachepot de madeira com uma linda planta para trazer a natureza ao espaço, ou um espelho com molduras trabalhadas na sala de jantar. O importante é ter cuidado com os excessos e optar sempre pela harmonia entre todos os elementos.

Revestimentos

Os revestimentos também são essenciais na escolha da decoração. A fim de conferir um aspecto rústico, os pisos de madeira são excelentes opções. Já na parede, os tijolinhos podem proporcionar um visual despojado ao ambiente. Há também outras opções, como o cimento queimado ou porcelanatos rústicos.

Saiba como conservar o espaço sempre atual

Por ser a madeira o principal elemento do estilo rústico, é imprescindível ter especial cuidado com os móveis, de modo que eles estejam sempre limpos e bem cuidados. Portanto, ao fazer a limpeza diária, sempre utilize flanela para tirar o pó.

Outro cuidado especial para deixar o aspecto da madeira de demolição do mesmo modo de quando foi entregue é a utilização de cera de carnaúba. Aplique-a na mobília pelo menos 4 vezes ao ano. Dessa maneira, você garantirá a qualidade e manterá os móveis com a aparência de novos.

Enfim, manter um ambiente rústico e sofisticado é perfeitamente possível. Conforme vimos, é preciso fazer combinações perfeitas e ter especial atenção a composição de todos os detalhes da decoração, como móveis, cores, iluminação etc. Além disso, é fundamental acompanhar as tendências de decoração a fim de sempre manter o seu espaço atualizado e moderno.

Gostou das nossas dicas sobre decoração? Então assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúdo diretamente em sua caixa postal!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário