Decoração

Aprenda como montar um closet em 5 passos

fevereiro 18, 2019
Tempo de leitura 6 min

Quem não quer um espaço íntimo e privado com muito luxo, conforto e funcionalidade? E bem planejado, de modo a organizar suas coisas em um único lugar? É desconfortável ir a outro cômodo buscar uma bolsa ou sapato que não coube no armário. Para resolver esse problema você pode montar um closet.

Além disso, por ser um móvel feito sob medida, agrega valor ao imóvel. Apesar das muitas vantagens, é preciso planejar bem antes de comprar. Muitas questões precisam ser avaliadas, como o espaço, a funcionalidade da mobília, a iluminação etc.

Por isso, se quer o seu closet exatamente do jeito que sempre sonhou, separamos alguns passos que você não pode deixar de conferir!

1. Analise o espaço disponível para montar um closet

O primeiro passo na construção da sua mobília começa na definição da área disponível a ela. Para isso, tire a medida de todo o cômodo e de todos os móveis que possam fazer parte desse ambiente, como cama, criado-mudo etc.

Além disso, é muito importante avaliar se será preciso fazer alguma reforma no imóvel primeiro, de modo a aumentar ou melhorar o espaço destinado a ele. Observe se é necessário quebrar uma parede e colocar uma porta entre quartos vizinhos, de maneira que um deles seja destinado à mobília, por exemplo. Ou, ainda, aproveitar partes de outros cômodos, como reduzir a área do banheiro ou qualquer outra parte da casa.

2. Defina o formato do móvel

Com todas as medidas em mãos, faça um esboço das possibilidades de disposição da mobília no ambiente. Analise todas as opções possíveis de modo a otimizar bem o espaço, como o closet em formato de U, de L, linear etc.

Nesse momento, é importante também analisar se o formato que você pretende estará em harmonia com o resto da mobília do quarto. Por isso, certifique-se de que haverá espaço de circulação sem dar topadas no canto da cama.

Ao definir o formato da mobília, também deve-se escolher se ela será aberta ou fechada. Por exemplo, em um closet em U, mantenha as partes internas sem portas e na entrada do móvel feche-o com portas de correr. Dessa maneira, ao utilizá-lo é possível ter mais privacidade.

Já no closet em L, opte por colocar portas com espelho em um lado da mobília e, no outro lado, deixá-lo aberto com prateleiras, por exemplo. O linear, por sua vez, é uma excelente opção a quem tem corredores largos no caminho do banheiro da suíte. Assim, se a área for ampla, coloque armários nos dois lados com portas com espelhos, de correr.

3. Defina as funcionalidades e medidas do closet

Essa definição é uma das mais importantes. Isso porque nesse momento você escolherá a quantidade de gavetas, o número de prateleiras, cabideiros, calceiros etc.

Definir de que modo as roupas serão guardadas é fundamental para dispor os espaços no móvel. Pois, se preferir guardar roupas dobradas, precisará de mais gavetas e prateleiras. Já se preferir pendurá-las, o ideal é aumentar o número de vãos com cabideiros.

A medida de cada um desses itens também é muito importante, já que precisamos considerar a funcionalidade da mobília. Por exemplo, se quiser guardar vestidos longos no armário, deve ter um cabideiro de 1,65 m de altura. Já no espaço de ternos, a altura do vão deve ser de 1,10 m.

A profundidade do móvel é outro ponto de atenção. Isso porque é o que vai ditar se haverá ou não portas no closet. Para roupas, como ternos ou casacos, o ideal são armários com profundidade de 60 cm, de modo que a roupa seja guardada sem amassar. Já em armários sem portas, a profundidade pode ser de 55 cm.

Avalie cuidadosamente todas as necessidades antes de fazer a mobília. Planeje quantas prateleiras serão para guardar sapatos, qual será o local de calças, cintos, gravatas, bolsas etc. Outro objeto que muitas pessoas gostam de guardar no closet é a mala de viagem. Para isso, reserve um vão na parte superior do móvel de 60 cm.

4. Ilumine o ambiente

Outro item que precisa ser muito bem planejado na composição do closet é a iluminação. O ideal é que haja mais do que um ponto de luz no ambiente, de modo que a sombra não atrapalhe a iluminação do móvel.

Assim, uma sugestão em closets é a utilização de teto de gesso com rasgos de luz ou spots distribuídos próximos às portas e um, no centro. O importante é planejar a iluminação de modo que todos os espaços do móvel estejam bem iluminados. Outra sugestão de iluminação são plafons, lustres ou pendentes.

5. Decore o espaço

Assim como todo ambiente da casa, o closet precisa de um toque especial que alguns objetos decorativos proporcionam.

Espelhos

No closet, o espelho é um desses objetos que faz a diferença. Se ele não estiver na porta do móvel, reserve um lugar a ele de maneira que consiga utilizá-lo enquanto prova suas roupas.

Além da funcionalidade, o espelho tem efeito decorativo. Por isso, se o seu modelo for linear e houver um espaço no final do corredor entre os armários, coloque um espelho na parede. Outra opção é planejar a mobília com uma penteadeira e espelho.

Puff

O puff é um item que, além de deixar o espaço mais aconchegante é extremamente útil, tanto para acessar as partes inferiores do armário, quanto no momento de calçar os sapatos, por exemplo.

As opções do móvel são bem variadas, existem modelos estofados somente na parte superior, enquanto outros são completamente revestidos. Há ainda as opções do tipo baú, extremamente útil para guardar mais algumas coisas. Você pode também escolher um modelo com prateleira inferior que podem ser úteis para guardar sapatos, por exemplo.

Tapete

O tapete também tem seu lugar no closet. Por ser um local em que as pessoas muitas vezes estão descalças, o ideal é que o tapete cubra quase que totalmente a área livre.

Em closets quadrados, opte por colocar um tapete redondo, que confere um visual elegante e sofisticado. Já as cores devem estar em harmonia com todo o ambiente.

Caixas organizadoras

As caixas organizadoras são essenciais em um closet. Isso porque conferem um visual elegante e organizado aos armários que não possuem portas. Além disso, protegem os objetos de poeiras e facilita a limpeza do móvel.

As opções de caixas organizadoras são infinitas, em diversos tipos de materiais. Você pode optar por caixas de madeira decoradas à caixas de papelão revestidas com papéis decorados. No entanto, escolha um estilo de caixa e mantenha-o em toda a mobília, de maneira a criar um visual harmônico e limpo.

Enfim, montar um closet não é uma tarefa difícil. O importante é prestar atenção em cada detalhe, como a avaliação da área, a definição da funcionalidade do móvel. Além disso, completar a decoração do espaço com a iluminação e acessórios adequados. Dessa maneira, seu closet será bonito, aconchegante e funcional.

E então? Gostou das nossas dicas para deixar seu quarto ainda mais bonito e elegante? Então assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo diretamente em seu e-mail.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário