Decoração

Aparador para sala de estar: saiba para que servem e como escolher

fevereiro 18, 2019

O uso de um aparador para sala de estar não é, infelizmente, muito difundido entre as pessoas. Visto por muitos como um item dispensável, poucos realmente conhecem os usos, funcionalidades e benefícios que esse tipo de peça pode trazer para qualquer ambiente.

O fato é que o enriquecimento dos cômodos é feito a partir de detalhes que, mesmo pequenos, podem fazer toda a diferença. Por isso, é muito importante que nós saibamos exatamente qual é a função de cada peça de mobília, a fim de aplicá-las corretamente nos ambientes, de forma a deixá-los mais bonitos, funcionais e agradáveis.

Não sabe exatamente quais são as funções de um aparador, mas gostaria de conhecer melhor essa importante ferramenta para a decoração e otimização de espaços em uma casa? A seguir, conversaremos melhor sobre essa peça de mobília e mostraremos os motivos pelos quais investir em uma delas é uma ótima ideia. Boa leitura!

O que é um aparador?

Os aparadores são peças de mobiliário que trazem muita simplicidade, mas, ao mesmo tempo, conferem uma beleza única ao ambiente. Além disso, eles são funcionais e podem ser utilizados para uma série de finalidades, sobre as quais conversaremos melhor a seguir.

De modo geral, os aparadores são peças de tamanho pequeno a médio, normalmente de dimensões retangulares, que são posicionadas em paredes vazias de um espaço. Eles têm designs muito variados, que permitem a composição de decorações dos mais variados estilos, desde o romântico e do clássico até o rústico e vintage.

Os aparadores podem ser completamente lisos e sem profundidade, ou seja, apenas com a superfície principal (a ‘’tampa’’ do móvel) sendo utilizada. Outros modelos, no entanto, possuem gavetas, nichos e espaços que podem ser tranquilamente utilizados para guardar objetos ou até mesmo facilitar a exibição e disposição de itens decorativos.

Essa peça, muito curinga e adaptável aos mais variados estilos de decoração e também tipos de personalidade, é ideal para preencher aquele espaço que parece vazio, eliminando a sensação de que algo está faltando na sua sala de estar e deixando-a muito mais bonita e completa.

Para que serve esse móvel?

Além de embelezar qualquer tipo de ambiente, inclusive a sala de estar (que é, sem dúvidas, uma espécie de cartão de visitas da sua casa e a primeira impressão que todos têm da residência), o aparador tem funções bem definidas que auxiliam na otimização de espaço e na composição e na construção da decoração.

O aparador é conhecido principalmente por agir como um preenchedor de espaços vazios. Assim como o excesso de elementos em um cômodo pode estragar a decoração, tornando-a poluída e confusa, espaços ‘’sobrando’’ também podem contribuir negativamente para a beleza do ambiente.

No entanto, ele também tem funções que ajudam o ambiente a se tornar mais eficaz, mais ou menos como acontece com os racks. A seguir, conversaremos mais sobre cada uma delas e como elas podem influenciar a composição dos espaços de maneira positiva.

Quais as principais funções dessa peça de mobília?

Agora, chegou a hora de falarmos sobre as principais funções dos aparadores em uma sala de estar. Confira:

Ajudam na construção da decoração

Os aparadores são verdadeiros curingas e se adaptam muito bem à praticamente todos os tipos de decoração. É possível, com o seu uso, embelezar ambientes vintage e retrô (com a utilização de cores fortes e designs marcantes), clássicos (basta investir em tons mais neutros e design romântico) ou rústicos (especialmente com o uso de peças de madeira).

Além disso, eles podem facilmente compor decorações modernas, já que o design dessa peça pode ser bastante irreverente e com formas completamente inusitadas. Isso traz muita personalidade e exclusividade para os ambientes.

São utilizados como elementos de apoio

Assim como cômodas ou pequenas estantes, os aparadores também podem ser utilizados como elemento de apoio, tanto para se colocar objetos úteis (como chaves, controles remotos e outros objetos que precisam estar sempre à mão) como uma ajuda extra para a decoração.

Eles são, de modo geral, uma ótima alternativa para posicionar vasos de plantas, esculturas e outras peças decorativas. Além disso, colocar quadros e fotos na parede acima deles confere muita beleza a qualquer sala de estar, destacando o que há de melhor naquele cômodo!

Auxiliam na organização da sala

Por fim, podemos citar a funcionalidade de organização desempenhada por aparadores que são equipados com nichos ou gavetas. Esse tipo de opção é muito mais popular e ajuda na otimização do espaço, eliminando a ‘’bagunça’’ que pode ficar visível em certos espaços, estragando a decoração.

Assim, é possível dizer que investir em aparadores é uma boa maneira de ter uma peça pequena, mas realmente útil para melhorar o ambiente em muitos aspectos diferentes.

Como escolher um aparador para sala de estar?

Como podemos observar, o uso de aparadores na sala de estar pode ser muito útil para esse tipo de ambiente. Afinal, eles contribuem para a beleza do espaço e também são extremamente úteis e funcionais. Isso você já sabe. A seguir, então, veremos algumas maneiras de fazer a melhor escolha na hora de comprar uma peça como essa.

Opte por peças de qualidade

A qualidade é primordial na escolha de qualquer peça de decoração e no caso dos aparadores, isso não é diferente. Priorize sempre móveis construídos com materiais selecionados, que trarão muito mais durabilidade para a peça.

Observe se o aparador combina com a decoração

Os aparadores, apesar de simples, criam um ponto de foco e destaque em uma sala de estar. Por isso, precisam estar de acordo com a decoração do ambiente, criando um elo harmonioso entre os elementos presentes no cômodo.

Dê atenção aos acabamentos

O acabamento da peça é fundamental para garantir a sua qualidade e durabilidade. Por isso, invista em móveis que são realmente bem-acabados e com detalhes cuidadosamente pensados.

Escolha o modelo ideal para o seu ambiente

Por fim, se concentre nos modelos que mais combinam com as suas necessidades. Pense na necessidade ou não de gavetas, no tamanho de sua parede (o ideal é centralizá-lo no espaço) e na possibilidade de personalização da superfície do móvel. Depois de considerar esses quesitos, faça a sua escolha ideal.

Agora que você já sabe o que é um aparador para sala de estar e quais as principais funcionalidades dessa peça de mobília, o que você está esperando? Adquira um o quanto antes e ganhe em beleza, conforto e otimização para um dos cômodos mais importantes de uma residência!

Ficou com alguma dúvida sobre o uso do aparador para sala de estar? Gostaria de fazer alguma pergunta sobre esse ou outro tipo de móvel? Não deixe para depois! Entre em contato com a gente e tire as suas dúvidas com a nossa equipe, que está sempre à disposição para ajudá-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply