Decoração

8 dicas para decoração do banheiro

agosto 29, 2018
Tempo de leitura 6 min

O banho deve ser o momento para deixar as preocupações de lado e relaxar. E, para ter um local bonito e confortável como um spa, invista na decoração de banheiro e transforme-o em seu cômodo preferido!

Seja o seu banheiro grande ou pequeno, com algumas dicas de decoração, você será capaz de deixá-lo aconchegante e funcional. Além disso, verá que essa não é uma tarefa tão difícil assim.

Por isso, preparamos 8 dicas essenciais para você não errar na hora de decorar o seu banheiro. Confira!

1. Defina as cores

A escolha das cores sempre gera dúvidas. Isso porque muitas vezes, por medo de errar na escolha, optamos por uma cor neutra. Nada contra o neutro, as cores neutras são muito bonitas, a questão é ousar um pouco e combinar cores.

Você pode, por exemplo, misturar uma cor neutra com outra mais vibrante. Além disso, é possível combinar cores com texturas, ou ainda fazer a utilização de tom sobre tom. O importante é que o ambiente fique bonito e harmonioso.

2. Escolha a iluminação adequada

A iluminação do banheiro também merece uma atenção especial. Isso porque a luz é um dos itens principais para deixar o banheiro como se ele tivesse saído das páginas de revistas de decoração.

É muito importante ficar atento aos pontos de iluminação, pois o banheiro deve ficar bem iluminado para que seja funcional. Por isso, é importante garantir pelo menos um ponto de luz dentro do box, outro em cima da pia e mais um no centro do banheiro.

A partir desses pontos de luz você pode ampliá-los um pouco mais para deixar o ambiente mais bonito.

Importante ressaltar que a iluminação em cima da pia,deve ser direcionada, ou seja, deve ter um foco. Isso porque essa luz será utilizada para se maquiar, ou outra atividade que requeira uma luz que não provoque sombras.

Uma sugestão são luzes ao redor de um espelho grande ou arandelas ao redor de um espelho pequeno. Por fim, a iluminação decorativa pode ser utilizada para diversos fins, como destacar um objeto ou para formar desenhos geométricos.

3. Aproveite os espaços

Se o seu banheiro for pequeno, aproveite qualquer espaço disponível. Por isso, use o espaço acima do vaso sanitário para instalação de nichos que podem ser tanto de madeira quanto de gesso com iluminação embutida.

Utilize gabinetes embaixo da pia, pois eles ajudam a acabar com a bagunça no banheiro. Em banheiros pequenos, dê preferência para gabinetes com porta de correr, já que elas ajudam a otimizar o espaço.

Já em banheiros maiores, pode-se abusar um pouco mais dos móveis. Além dos gabinetes embaixo da pia, pode-se colocar armários para guardar toalhas e outros objetos.

Outro item muito adorado que pode ser instalado em banheiros grandes é a banheira de hidromassagem.

4. Escolha os revestimentos

A escolha dos revestimentos requer uma atenção especial. Isso porque, esse é outro item de grande impacto no visual do banheiro e é fundamental que fique perfeito.

Durante a escolha do revestimento, você não pode deixar de verificar se o material é fácil de limpar e qual a resistência dele à umidade. Já que a qualidade é muito importante nesses materiais.

Existem várias opções de revestimento para banheiros, então você pode fazer diversos tipos de combinações entre eles para compor um ambiente elegante.

Uma dica é combinar pastilhas com outro revestimento, como porcelanato ou cerâmica. Nesse sentido, é importante dizer que a utilização de pastilhas, principalmente dentro dos boxes deve ser feita com a utilização de rejuntes específicos que protejam contra a umidade. Além disso, aplique uma camada de selante após a instalação das pastilhas, já que ele ajuda ainda mais nessa proteção e também facilitará a limpeza.

Uma outra opção de revestimento são as cerâmicas, existem vários padrões bem bonitos disponíveis no mercado, além disso o preço é bem acessível.

Já o porcelanato também é uma excelente opção para revestir o banheiro, porém tem um custo um pouco maior que a cerâmica. É um material extremamente resistente e duradouro, vale a pena o investimento.

O mármore e granito são excelentes opções e também as mais caras, porém a beleza desses materiais é indiscutível. Esses são revestimentos ideais para ambientes mais luxuosos.

5. Escolha boxes e duchas

Uma das principais dúvidas ao escolher o box é quanto a abertura da porta. Em banheiros pequenos, se possível escolha a porta de correr. Isso porque ao abri-la, ela ocupa espaço e você pode ficar apertado dentro do box.

Já as duchas, existem diversos modelos no mercado e a escolha depende muito do gosto de cada um. Uma opção muito querida por todos é o chuveiro grande, já que proporciona uma maior vazão da água, deixando o banho mais agradável.

Outra opção que faz muito sucesso são as duchas de hidromassagem verticais. Isso porque além de funcionais, ocupam pouco espaço e dão um ar de sofisticação ao banheiro.

6. Invista nos acessórios para decoração de banheiro

Os acessórios para banheiro são elementos que dão um toque final e faz com que o ambiente ganhe personalidade. Fique atento às peças de metais, isso porque elas devem ter o mesmo padrão para proporcionar um visual harmônico e elegante.

Outros acessórios indispensáveis no banheiro são: lixo, suportes para toalhas e porta papel higiênico. Para guardar produtos como shampoo e sabonete, você pode instalar nichos embutidos na parede dentro do box.

Outra opção é utilizar os suportes disponíveis no mercado, existem várias opções bonitas e funcionais. Invista também em um kit para bancada, já que são ideais para guardar objetos como pastas e escovas de dentes, sabonete líquido, algodão e cotonetes.

7. Escolha o espelho ideal

Um dos objetos decorativos mais importante do banheiro é o espelho. Para escolhê-lo, leve em consideração toda a composição do ambiente. Isso porque ele não é só um objeto decorativo, mas também é um elemento extremamente funcional.

Você deve avaliar se o tamanho do espelho não ficará desproporcional ao ambiente, por isso optar por espelhos médios pode ser uma boa alternativa para não errar.

O posicionamento também deve ser bem pensado. Já que é importante levar em conta a altura das pessoas que irão utilizá-lo, para que ele seja funcional.

8. Não se esqueça de decorar com plantas

Por fim, e não menos importante, decorar o banheiro com uma planta é excelente para embelezar o ambiente.

Mas atenção: não coloque qualquer planta no banheiro, pois nem todas suportam o ambiente úmido (e, também por isso, é importante que o local seja bem ventilado). Algumas plantas que ficam bem em banheiros são: lírios, avenca e cactos.

Com essas dicas, você dará ao seu banheiro uma cara nova e tornará seus banhos muito mais agradáveis e relaxantes! Basta colocar tudo que foi ensinado aqui em prática e aproveitar.

E então? Gostou das nossas dicas de decoração de banheiro? Então siga-nos em nossas redes sociais como Facebook e LinkedIn e acompanhe as nossas atualizações.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário