Decoração

7 dicas para usar palha na decoração da sua casa

fevereiro 18, 2019

O uso da palha na decoração é uma das tendências que caiu no gosto dos brasileiros e promete permanecer por muito mais tempo. Se você está decorando ou renovando a sua casa, deveria considerar a possibilidade de usar elementos feitos desse material. 

Para te ajudar nessa escolha, vamos mostrar, a seguir, quais as vantagens de usar a palha na decoração e listar sete dicas essenciais para deixar seu lar mais bonito e aconchegante. Acompanhe! 

Vantagens de usar palha na decoração 

A primeira vantagem de usar palha na decoração da sua casa é a facilidade de encontrar peças feitas desse material à venda. Além disso, ela tem baixo custo e durabilidade longa.

A palha é um material simples e com presença neutra, sendo ideal para qualquer estilo de decoração. Seja em ambientes rústicos ou refinados, a sua figura dá um toque de simplicidade natural, proporcionando mais aconchego ao lar. 

A sua versatilidade permite que ela seja usada para compor diversos objetos de decoração. Um diferencial das peças de palha é que todas são feitas artesanalmente. Assim, junto com o item que você leva para casa, está carregando também um pouco da história e valores culturais. 

Por fim, os artefatos de palha natural podem ser encontrados em vários padrões. Você escolhe o que mais o agradar, são eles: trama aberta, curta, em espiral e bicolor  refletindo o lugar no qual ele é originado. 

Dicas para usar a palha na decoração 

A versatilidade da palha permite que ela seja usada em qualquer ambiente da sua residência e combina com tudo, desde que seja bem pensado. Se preferir, considere contratar um design de interiores ou arquiteto para não errar nada! 

A seguir, você encontra sete dicas para usar a palha na decoração da sua casa. Confira! 

1. Use em detalhes na cozinha 

Uma ótima forma de começar a usar palha na decoração sem medo de errar é inseri-la em pontos estratégicos, como detalhes na cozinha. Por exemplo, as passadeiras desse material ficam ótimas em mesas com tampo de madeira. Se quiser algo mais “ousado”, aposte em cadeiras de palha e complemente o ambiente com vasos de plantas. 

A decoração da cozinha fica ainda mais interessante se forem usadas cores bem alegres em outros móveis, de modo a valorizar um contraste entre o tradicional e o moderno, deixando o ambiente mais alegre. 

2. Use em móveis na sala 

Imagina como seria legal ter um sofá ou poltrona de palha na sua sala de estar? Móveis desse material deixam o ambiente mais aconchegante, pois remetem à natureza e trazem sentimentos comuns a todas as pessoas.

Basta um sofá de palha para ficar bem confortável  as almofadas são do seu gosto, podem ser coloridas para trazer modernidade ao ambiente ou mesmo estampas floridas para algo mais tradicional. Isso também serve para a sala de jantar, que pode ganhar um ar mais informal com cadeiras desse material. 

3. Não tenha medo de usá-la no banheiro 

A palha é bastante sensível à umidade e, no primeiro momento, pode parecer inviável usá-la na decoração de banheiros e lavabos. No entanto, existe um tipo ideal para esses ambientes. A palha de palmeira é um material resistente e perfeito para essa finalidade, além de ser econômica e muito bonita. 

Ela não se deteriora com a umidade, calor ou vapor, sendo interessante que ela esteja nos detalhes ou até mesmo como uma alternativa para a mobília tradicional. Aquele móvel que é usado para guardar toalhas e produtos específicos do banheiro, por exemplo, pode ser feito de palha. 

A palha de palmeira também pode ser usada no banheiro em cestas que, se colocadas em móveis antigos restaurados, dão um toque rústico ao ambiente. 

Por conta do aspecto natural da palha, ela oferece uma base neutra, que garante a combinação com variadas tonalidades. Sendo assim, não precisa se preocupar com os estilos de móveis da casa, qualquer cor é bem-vinda! 

4. Utilize como revestimento de parede 

A palha também pode fazer parte da sala e dos quartos da sua casa como revestimento de parede, dá pra acreditar? Essa decoração é melhor aproveitada em ambientes secos, levando ares campestres e muito aconchego ao lar.

Em salas de estar, o recomendado é colocar o revestimento de palha na parede onde se quer dar destaque, assim como se usa uma cor diferente de tinta para o mesmo objetivo. O ambiente não necessariamente ganhará um aspecto rústico com esse material em evidência, tudo depende das combinações feitas com os outros elementos decorativos. 

Nos quartos, o revestimento de palha fica maravilhoso na parede atrás da cabeceira da cama. Você pode escolher entre manter o visual clássico, pintando o material de branco ou dar mais rusticidade a ele, mantendo a palha natural. De qualquer maneira, o aposento ganha uma textura especial. 

Vale lembrar que essa é uma decoração bem ousada e precisa de um profissional experiente para ser executada com perfeição. 

5. Use cachepots de palha para plantas 

O gosto por plantas na decoração é quase unânime entre as pessoas. Por sorte, elas combinam super bem com outros elementos naturais. Por isso, os cachepots de palha são ótimos para colocar vegetação e dar um ar orgânico e espontâneo aos ambientes  sejam internos ou externos. 

A única ressalva é que é necessário um pouco de cuidado na hora de regar as plantas, uma vez que os cachepots podem apodrecer com a umidade excessiva. 

6. Utilize sacolas de palha em ambientes de descanso 

As sacolas de palha dão um charme extra em qualquer local da casa, sendo mais usada em ambientes de descanso e tem funcionalidades como a de guardar objetos. Na sala de estar, por exemplo, elas são perfeitas para acomodar revistas, livros e cadernos. 

Nos quartos, as sacolas de palha podem ser um substituto de caixas para guardar cachecóis, luvas e gorros, justamente por serem itens relacionados ao aconchego, assim como o material dos sacos. 

Já na varanda, a sacola de palha pode ser sua aliada para guardar mantas em épocas de tempo frio e não te deixar preso dentro de casa ou espantar seus convidados  pelo contrário, elas vão deixá-los quentinhos e surpresos com tamanho capricho. 

7. Dê asas à sua criatividade 

É possível encontrar bons itens decorativos de palha feitos por artesãos. Tudo o que você precisa fazer é usar a imaginação. Por exemplo, você pode adornar as paredes da sua sala com peças artesanais feitas com ela ou usar um banquinho desse material ao lado do telefone.

A palha também é ótima para ambientes de refeição ao ar livre, uma cestinha rasa, por exemplo, pode ser usada como sousplat  aquele prato maior que serve de base para todos os outros. 

Enfim, são inúmeros itens feitos de palha e diversas formas de usá-los na decoração da sua casa, o importante é abusar da imaginação para ter boas ideias. 

Como vimos, para fazer uma decoração com palha, não é necessário mudar todo o mobiliário da casa ou decorar totalmente no estilo rústico. Como sua cor natural é neutra e existem variados formatos, há a possibilidade de diversas combinações com o que você já tem.

E aí, gostou das nossas dicas para utilizar a palha na decoração da sua casa? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a decorar com esse material!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply