Decoração

7 dicas para montar um home office prático e funcional

janeiro 20, 2019

O modo como trabalhamos é uma realidade muito dinâmica. Se há poucos séculos o trabalho era majoritariamente industrial, hoje ele aborda uma série de diferentes modalidades. Por isso, montar um home office pode ser uma boa pedida para se adequar às novas tendências.

Trabalhar em casa é um conceito que começou no exterior e hoje chegou com força total ao mercado brasileiro. Cada vez mais empresas ou profissionais autônomos buscam no home office uma oportunidade de garantir mais qualidade de vida e produtividade no trabalho.

Seja você um trabalhador por conta própria ou um contratado de alguma empresa, é inegável que trabalhar em casa tem muitas vantagens. Pensando nisso, preparamos uma lista com os pontos que devem ser levados em consideração na hora de montar um home office em sua residência. Boa leitura!

1. Abrir espaço para a luz natural

A iluminação é um dos fatores cruciais para o conforto em qualquer ambiente. Por isso, nada mais justo do que começarmos as nossas dicas falando sobre a sua relevância para o local dedicado aos estudos ou ao trabalho, como é o caso do home office.

Uma boa alternativa é sempre investir na luz natural, excelente tanto para o conforto dos olhos quanto para o bolso. Um local bem iluminado pelo sol se torna mais econômico e evita, por exemplo, a proliferação de fungos e outros micro-organismos. Por isso, deixe a janela aberta e o sol entrar, favorecendo a iluminação e ventilação do ambiente.

2. Seguir as regras ergonômicas

A ergonomia é outro ponto crucial na hora de montar um home office em sua casa. Essa é a denominação atribuída às relações entre o homem e a máquina, mas também funciona muito bem para estabelecer uma ligação entre o modo como interagimos com qualquer forma de trabalho.

Por isso, invista em suportes para apoiar os pulsos e braços, especialmente se você trabalha no computador, e procure sempre móveis confortáveis para a sua coluna e pescoço. Fuja de posições que possam trazer dores e deixe a tela do computador sempre na altura de seus olhos. Isso afasta problemas como a tendinite ou lordose, evitando desconfortos desnecessários.

3. Guardar os papéis de forma inteligente

A organização é a chave do sucesso em qualquer negócio e na hora de montar um home office, isso não seria diferente. Invista em uma boa disposição dos objetos e da papelada utilizada em seu serviço, para ter tudo sempre à mão e evitar a tão temida procrastinação por conta da falta de controle.

Uma boa maneira de conseguir esse tipo de organização é separar tudo em pastas ou em arquivos próprios para essa finalidade. Assim, você otimiza o seu tempo, poupa dores de cabeça desnecessárias e evita problemas extras por não encontrar aquele documento que você precisa ou a caneta necessária para fazer as suas anotações.

4. Criar um espaço de conforto

O ambiente de trabalho, especialmente quando feito em nossa residência, não precisa ser um local associado a sentimentos ruins ou negativos. Na realidade, ele deve ser exatamente o contrário e, por isso, criar um aconchegante espaço de conforto no home office também é muito importante.

Lembre-se de que você precisará tirar pausas breves para relaxar, descansar os olhos e dar aquela esticada nas articulações. Nesse momento, é bacana ter uma poltrona confortável para tirar aquela soneca ou para navegar nas redes sociais por alguns minutinhos, entre um trabalho e outro. Afinal, ninguém é de ferro e pequenas pausas podem ser muito benéficas para a produtividade!

5. Tirar de vista coisas que incomodavam no antigo emprego

Ainda falando sobre a importância de um bom ambiente, confortável para o corpo e para a mente, precisamos falar sobre a relevância de tirar certos objetivos de vista. São aqueles que trazem lembranças ruins, especialmente os que dizem respeito a um antigo emprego que traz sentimentos negativos.

Por isso, retire de vista tudo aquilo que traz pensamentos que te façam mal, independentemente do que seja. O seu novo ambiente de trabalho deve ser repleto de coisas que façam com que você produza mais e com muito mais qualidade!

6. Remover os itens que possam causar distração

Outra dica muito importante é retirar do home office, sempre que possível, tudo aquilo que lhe distrai. Então, mantenha o celular em outro cômodo (mantê-lo na gaveta fechada pode atrapalhar a sua concentração da mesma maneira), tire a televisão do espaço e, sempre que possível, bloqueie alguns sites no computador do home office.

Isso faz com que a procrastinação não tenha vez e que você tenha muito mais concentração naquilo que está fazendo. Nas suas pausas, no entanto, está liberado dar aquela checadinha no celular ou fazer algo que seja relaxante. Mas nada de distrações em horário de trabalho!

7. Capriche na decoração

Por fim, a nossa última dica tem a ver com a beleza do ambiente que será transformado no seu home office. A decoração é muitas vezes negligenciada e subestimada por muitas pessoas, mas você sabia que ela pode ser uma incrível ferramenta para garantir o seu bem-estar e a sua concentração?

Transforme o ambiente naquilo que traz tranquilidade e alegria para a sua vida. Pinte as paredes com a sua cor predileta, coloque um vaso com as flores que você gosta ou um quadro com sua a paisagem preferida. Estar em contato com coisas belas e que lhe deixem feliz fará com que você trabalhe com muito mais empenho.

Viu como é fácil montar um home office em sua residência? Ao seguir essas dicas, você garante um ambiente confortável, tanto para o corpo quanto para a mente, desfrutando de todas as vantagens que esse tipo de ambiente proporciona para a qualidade de vida e a produtividade no trabalho. O que você está esperando? Comece o quanto antes a planejar o seu cantinho de trabalho!

Se você gostou de nossas dicas, por que ficar de fora das próximas publicações, não é mesmo? Para receber todas as novidades em primeira mão, basta assinar a nossa newsletter! Digite o seu endereço de e-mail no campo correspondente e receba todas as postagens recentes diretamente em sua caixa de entrada. Até a próxima!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply