Decoração

6 ideias criativas para decorar e organizar a lavanderia

janeiro 20, 2019

Com áreas de serviços cada vez menores, muitas vezes a decoração de lavanderia acaba sendo deixada para depois. Porém, apesar de ser uma área onde não recebemos visitas, é importante deixar esse espaço bonito e funcional.

Não importa o tamanho, se as coisas não estiverem em seus devidos lugares, fica bem difícil trabalhar no ambiente. Por isso, vale a pena dedicar esforços para deixar esse local prático e organizado.

Para ajudar na organização e decoração dessa área, listamos 6 ideias para deixar sua lavanderia igual àquelas das séries de decoração que estão em alta na TV. Confira!

1. Faça o projeto de decoração

A primeira coisa a ser feita quando vamos decorar um ambiente é o planejamento. Sem ele, tudo fica mais difícil e caro. Assim, vale a pena separar um tempinho para desenhar e fazer uma lista de tudo o que você vai precisar para deixar a sua lavanderia brilhando.

2. Comece a decoração pelas paredes

Transformar a lavanderia em um local agradável começa com a escolha do que será colocado na parede. Nesse sentido, uma excelente opção para gastar menos é a aplicação de adesivos ou papel de parede.

Existem diversas opções de adesivos, inclusive os que imitam azulejos ou pastilhas. Você pode optar por colocar papel de parede em um lado e pintar os outros em tons pastéis. Escolha cores leves como azul, verde ou lilás, para compor um visual bonito e elegante.

Aqui, vale frisar que para utilizar papel de parede, é importante que a área seja bem ventilada e não tenha umidade.

As pastilhas adesivas, por sua vez, também são uma alternativa bonita e barata para decorar o espaço. Além disso, esse material é resistente à umidade e, portanto, mais duradouro.

Caso queira investir um pouco mais, opte por revestir uma parede com pastilhas de porcelana, vidro ou inox, e as demais com azulejos, cerâmicas ou porcelanato. Com certeza sua lavanderia ficará linda!

3. Coloque móveis funcionais na lavanderia

Para uma boa organização do ambiente, os móveis são fundamentais. Mesmo para pequenos espaços, sempre sobra um cantinho onde dá para colocar um armário.

Uma opção são armários do tipo multiuso, que além de serem econômicos, são funcionais e com várias opções de tamanho. No entanto, se a intenção for economizar, a alternativa pode ser a instalação de prateleiras ou nichos.

Agora, se você procura mais qualidade para o seu móvel, os armários planejados são as melhores alternativas, além de proporcionarem um melhor aproveitamento do espaço. Dê preferência para os móveis de madeira, pois são mais resistentes.

Para a área do tanque, uma excelente opção são gabinetes de pia planejados, que podem ser feitos para embutir o tanque de inox.

4. Acomode os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são essenciais em uma lavanderia, mas o problema quase sempre é saber como acomodá-los da melhor maneira.

Então, vamos lá: dê preferência para máquinas de lavar e secar com tampas frontais, para economizar espaço. Para acomodá-las, você pode fazer uma bancada de granito e colocá-las embaixo. Assim, além de um ambiente bonito, você pode aproveitar a bancada para dobrar as roupas depois de lavadas.

Outra maneira é colocá-las empilhadas, essa opção é boa tanto para que não tem muito espaço, quanto para quem precisa dele para fazer outra coisa. E, para que o ambiente fique bonito, você pode fazer nichos, como os de geladeira, para encaixar as máquinas e dar a sensação de que elas estejam embutidas.

E como nem só de máquina de lavar vive a lavanderia, outros eletrodomésticos precisam ser guardados ali para que não fiquem espalhados pela casa. Por isso, é importante separar um lugar no armário para guardar itens como aspirador de pó e seus acessórios. O ferro de passar roupas também é um eletrodoméstico que, caso você prefira, pode ter um lugarzinho no armário.

5. Mantenha o espaço organizado

Para que a lavanderia funcione perfeitamente, é imprescindível a organização. Nada mais desagradável que arrancar tudo do armário para achar uma escova de roupas, por exemplo.

Quer evitar situações assim? Então conte com as caixas organizadoras, que são muito úteis para guardar todos os tipos de produtos. Para uma boa organização, agrupe os produtos por função. Assim, em uma caixa coloque sabão em pó, sabão em pedra, amaciantes e, em outra, pano de chão e flanelas etc.

Para não deixar as vassouras e rodo espalhados pelo cômodo, coloque ganchos para pendurá-los. Existem modelos para pendurar várias vassouras de uma vez. Você pode pendurá-lo na parede ou na parte interna da porta do armário, assim as vassouras ficam escondidas e deixam o ambiente mais clean.

O ferro de passar roupas também pode ser pendurado em um suporte para ferros, que também pode ser colocado na parede.

E por falar em ferro de passar, a tábua de passar roupas também precisa de um lugar especial. Você pode optar por embuti-la no armário ou pendurá-la na parede em um suporte próprio para ela.

Outro ponto são as roupas: separe um cesto para guardar as sujas e outro para as limpas. Além de organizar, eles são ótimos aliados na hora de passar as peças.

O varal também é um item indispensável e pode ser usado de várias maneiras: pendurado no teto, preso na parede, dobráveis para armar no chão. O que importa é escolher o modelo que melhor lhe atenda.

Deixe uma parte do armário reservada para um cabideiro, que é essencial para ajudar a organização das camisas na hora de passar roupas. Caso não tenha espaço para o cabideiro, coloque alguns ganchinhos na parede, para pendurar os cabides.

6. Saiba que itens usar na decoração de lavanderia

Para dar um toque especial ao ambiente, os objetos decorativos não podem ser esquecidos. Por isso, arranje um lugar na parede para pendurar um pequeno quadro.

Coloque algumas plantas nas prateleiras, no parapeito da janela ou em cima da bancada. Você pode ainda, pendurar alguns vasos na parede. Capriche na escolha dos vasinhos!

O importante é colocar um pouco de verde no espaço, aproveite para fazer uma pequena hortinha, como um pé de orégano ou manjericão.

Para deixar o ambiente aconchegante, coloque uma cortina na janela da lavanderia. Se você não quiser cobrir toda a área, pode optar por uma cortina tipo bandô, assim a janela fica livre, porém com um detalhe decorativo. Outra opção é a utilização de persianas, que são fáceis de limpar e não atrapalham a ventilação e iluminação da área.

A iluminação também pode contribuir para deixar o ambiente mais bonito. Para isso, coloque uma luminária diferente, um plafon ou até mesmo um pendente, se não for atrapalhar o varal! Em armários aéreos encima da bancada, coloque spots ou fitas de led para iluminar a bancada e embelezar ainda mais o espaço.

Enfim, dá para ter uma lavanderia digna de capa de revista. Para isso, faça um bom planejamento, deixe o ambiente bem organizado e faça a decoração seguindo todas essas dicas.

Gostou das nossas ideias para organização e decoração de lavanderia? Então assine a nossa newsletter e receba todas as atualizações em seu e-mail.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply