Decoração

6 dicas de decoração para deixar sua sala de jantar incrível

fevereiro 20, 2019

A função da sala de jantar não é somente a de fazer refeições em momentos especiais. Atualmente, ela também é o local ideal para confraternizar com familiares e amigos. Por isso, ao escolher sua decoração de sala de jantar, é preciso muita atenção a detalhes que dão um toque especial ao espaço.

Também é preciso seguir critérios importantes, como o tamanho dos móveis, a iluminação ideal, cores da parede etc. Isso porque eles contribuem para tornar o ambiente um local agradável, bonito, aconchegante e, acima de tudo, funcional.

A seguir, separamos 6 dicas de decoração essenciais que deixarão sua sala de jantar espetacular. Acompanhe!

1. Escolha a mesa de jantar ideal

Antes de escolher os móveis, analise o espaço disponível e faça uma simulação do ambiente. Para isso, tire a medida do cômodo e faça a lista da mobília que você gostaria de colocar ali. Com essas informações em mãos, você poderá estudar melhor todas as opções.

A escolha da mesa de jantar deve ser de acordo com o espaço disponível. Assim, em locais pequenos, opte por mesas quadradas ou redondas. Já em ambientes maiores, todos os formatos podem ser usados, como mesas retangulares, quadradas, redondas ou ovais.

Ao escolher o tamanho da mesa, lembre-se de deixar o espaço mínimo de 60 cm por cadeira. Dessa maneira, as pessoas ficarão confortáveis à mesa. Também é importante manter uma distância mínima de 90 cm entre os móveis da sala. Isso garantirá a boa circulação.

É fundamental analisar o material da mobília, já que as opções são bem variadas, por exemplo, mesas de vidro, alumínio, madeira etc. Assim, ao escolher o móvel, é importante considerar diversos fatores, como durabilidade, resistência, beleza, facilidade de limpeza e manutenção.

2. Escolha a cadeira perfeita

É preciso muita atenção ao escolher as cadeiras. Afinal, além de proporcionar conforto, elas dão um toque especial ao conjunto. Por isso, a regra de ouro é procurar a harmonia do ambiente! Uma sugestão é usar o mesmo tipo de material nos móveis, como mesa e cadeiras de madeira com estofados em uma cor contrastante.

Outra opção muito usada é a combinação de cadeiras e bancos. Dessa maneira, em um lado da mesa retangular ou quadrada, coloque as cadeiras e, do outro, um lindo banco de madeira estofado, a fim de proporcionar um conforto maior.

3. Reserve espaço para outros móveis

O aparador é um móvel extremamente versátil e muito útil na sala de jantar. Além disso, tem dupla funcionalidade ao ser utilizado como peça decorativa e como suporte aos utensílios da mesa de jantar.

Conforme mencionado, a fim de garantir a boa circulação, é preciso observar a distância entre o aparador e a mesa de jantar, que deve ser no mínimo de 90 cm. O móvel combina com todos os tipos de mesa, seja ela redonda, quadrada ou retangular. Dessa maneira, é um item indispensável na sala de jantar.

Uma excelente alternativa é um aparador de madeira com suporte para vinhos embaixo. Essa é uma ótima opção a quem quiser reservar um lugar para o bar na sala de jantar, por exemplo. Outra opção é o aparador com prateleira na parte inferior, ideal para colocar objetos decorativos, como vasos ou outros enfeites.

Um móvel que é muito bem-vindo na sala de jantar é a cristaleira, um item tradicional e elegante com diversas funções, além do uso original, que é o de guardar louças. Outra sugestão de uso é aproveitar o móvel para fazer um lindo bar.

4. Invista na iluminação do ambiente

A iluminação da sala de jantar é um fator que faz toda a diferença, pois ela ajuda a deixar o local bonito, aconchegante e funcional. Por isso, estude bem cada detalhe antes de iluminar o ambiente.

Os lustres são peças elegantes e dão um toque clássico ao cômodo, especialmente aos maiores. Já os pendentes combinam com todos os estilos de decoração. No entanto, é preciso atenção quanto à distância entre o pendente e a mesa. O ideal é que fique entre 75 cm a 90 cm.

Também é preciso estudar a proporção do lustre ou pendente em relação à mesa  o ideal é que haja harmonia entre os dois. Além da iluminação principal sobre a mesa, outros pontos do cômodo podem ser iluminados, por exemplo, com o uso de spots sobre o aparador.

5. Saiba como fazer a escolha das cores da parede

As cores são responsáveis por transmitir diversas sensações. Sendo assim, ao escolher a cor ideal do cômodo, é preciso atenção com as combinações.

Além de analisar o que cada cor transmite, observe o tamanho do cômodo. Isso porque, em locais pequenos, não é aconselhável a utilização de cores escuras, que deixarão o espaço ainda menor. Uma dica que passará a sensação de amplitude é usar uma cor vibrante em uma das paredes.  

6. Escolha os objetos de decoração de sala de jantar

Os objetos decorativos, além de deixarem o espaço mais bonito, dão personalidade ao ambiente. Um item muito usado na sala de jantar é o espelho, que pode ser bem aproveitado. Uma alternativa é revestir uma parede inteira com ele, o que proporciona maior luminosidade e amplitude ao ambiente.

Em cômodos menores, faça uma composição de pequenos espelhos com molduras de madeira, de modo que combinem com os móveis e proporcionem leveza ao espaço. Os espelhos facetados também são excelentes opções, além de serem muito elegantes.

Outro elemento decorativo que proporciona um ar sofisticado ao ambiente é o vaso. Coloque um conjunto de pequenos vasos decorativos em cima do aparador ou um elegante cachepot de madeira em um canto da sala.

Os quadros também podem ser usados, e conferem personalidade ao espaço. Se a parede for clara, opte por um conjunto de quadros com diferentes tamanhos e molduras de madeira para contrastar com a parede. Outra opção é um conjunto de quadros de família na parede atrás da mesa de jantar.

Enfim, a melhor maneira de acertar na decoração de sala de jantar é optar por móveis bonitos, resistentes e duradouros. Além disso, é fundamental complementar o ambiente com outros itens essenciais, como boa iluminação, cores corretas na parede e finalizar com lindos objetos decorativos.

Gostou das nossas dicas sobre como deixar sua sala de jantar incrível? Então entre em contato com a Casa da Fazenda Móveis e conheça todos os nossos produtos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply