Decoração

5 dicas para se preparar para receber os amigos em casa

fevereiro 22, 2019
Tempo de leitura 6 min

Para fortalecer os laços de amizade, nada melhor do que receber os amigos em casa. Essa é uma chance de colocar os assuntos em dia, de se divertir e de ter bons momentos gravados na memória. Claro que, para garantir um encontro inesquecível, é importante pensar em cada pequeno detalhe e preparar a sua casa para o evento.

Neste texto trouxemos 5 dicas incríveis para que seus convidados se sintam confortáveis e para que a sua casa fique impecável nesse dia. Vamos lá!

1. Escolha o tipo de refeição

Para receber os amigos é importante contar com algum tipo de comida que envolva todos em uma refeição prazerosa. Assim, dependendo do nível de formalidade, do clima e da facilidade que você quer ter existem diversas opções.

Antes de tudo, verifique com os seus convidados se eles têm alguma restrição alimentar, seja por questões de saúde, de gosto pessoal ou de filosofia, é importante respeitar a alimentação de todos, sem causar nenhum desconforto. Assim, deixe plaquinhas para mostrar qual prato não contém lactose ou glúten, pimenta, carne ou outros ingredientes.

Jantar

Se você optou por um jantar, não se esqueça de oferecer uma entrada. Isso é importante para que a confraternização seja mais íntima, para abrir o apetite e para que ninguém fique com fome até que tudo esteja pronto. Você pode escolher servir minitortas, canapés, croquetes e até mesmo antepastos acompanhados de torradinhas. Um importante é que não roube a cena do prato principal.

O jantar em si geralmente é composto de um tipo de assado, em geral carne ou peixe, com um acompanhamento adequado, molho e salada. Mas é possível variar e ser ainda mais criativo. Que tal um festival de massas? Todas frescas, é claro! Capeletti, ravióli, gnocchi, linguini, entre outros, feitos de maneira artesanal e com opções de molhos para seus amigos escolherem, proporcionam uma ótima experiência.

Finger food

Para as noites quentes de verão, é interessante apostar em preparos mais leves que possam ser servidos mornos ou frios. Assim, uma refeição mais informal e descontraída do estilo buffet aberto é o ideal. Tábuas de frios, quiches e tortas, saladas variadas, frutas e até sopras frias são ótimas para esses momentos.

Se o encontro pede total descontração e você não quer se preocupar com a preparação de um jantar complicado, encomendar pizzas é uma boa pedida. Certifique-se de combinar isso antecipadamente com um restaurante de confiança que ofereça várias opções de recheio com uma massa de qualidade!

2. Cuide da ambientação

Não é apenas a limpeza e a decoração da sua casa que têm que estar em dia. Para receber os amigos, é preciso cuidar do cenário do encontro, proporcionando uma ambientação mais convidativa. A iluminação pode trazer o efeito desejado, com luz de velas, luminárias e até mesmo pisca-piscas criando um efeito difuso que deixam o ambiente mais charmoso.

É importante contar também com aromatizadores para deixar as salas de estar e de jantar mais agradáveis. Essências levemente frutadas ou de canela são uma ótima opção para esses espaços. Evite apenas aqueles cheiros muito adocicados porque se tornam enjoativos ao longo do tempo e acabam atrapalhando o paladar.

A quantidade de lugares disponíveis deve ser observada. Se o número de convidados supera a quantidade de assentos da mesa de jantar, considere alugar pequenas mesinhas para que todos possam ficar acomodados.

3. Monte uma mesa caprichada

Antes de planejar o evento e convidar os seus amigos, pense nos utensílios que você tem. É preciso ter um aparelho de jantar elegante, travessas adequadas para cada tipo de prato, talheres bonitos, guardanapos de linho, taças e copos para as diferentes bebidas, xícaras de chá e café, entre outros.

Esse é outro tipo de serviço que pode ser alugado e permite que você tenha todos os itens em número suficiente, além de poder escolher entre diversas opções de louça, porcelana e até prataria. Essa é uma maneira de surpreender seus amigos, principalmente se você já foi anfitrião dessas pessoas outras vezes.

Para complementar a mesa, cabe adicionar itens decorativos. Pense em arranjo de flores discretos que podem ser colocados em vasos convencionais ou em garrafas de vinho, dando um ar rústico a ocasião. Evite toalhas de mesa, para denotar mais elegância, combine passadeiras de linho com sousplats.

4. Elabore uma playlist adequada

Nada melhor para quebrar o gelo e animar as conversas do que uma boa música. Assim, selecione o que vai tocar no seu jantar com antecedência. Uma boa ideia é criar uma playlist colaborativa quando marcar o evento e pedir para que seus convidados adicionem as canções que gostariam de ouvir no dia.

O interessante é que, inicialmente, sejam tocadas músicas mais tranquilas, sem batidas muito fortes ou vozes muito altas. No decorrer da noite, vale apostar nos sons mais agitados. Isso é melhor quando já passou o momento da refeição, em que todos estão envolvidos em conversas e tomando drinks.

Outra boa dica é pesquisar os principais hits do ano e encontrar versões acústicas deles. Isso ajuda na ambientação porque a música passa a fazer parte do cenário. Só tome cuidado com volume para não receber reclamações dos vizinhos.

5. Defina o tipo de bebida

Um bom jantar deve contar com bebidas adequadas que combinem bem com os pratos servidos. Em geral, os vinhos são uma ótima pedida. Pesquise quais são os melhores para harmonizar com o prato principal e com os petiscos servidos. Ofereça opções de tinto e branco em diferentes intensidades para agradar a todos os paladares.

Ainda sobre as variedades alcoólicas, os drinks a base de fruta, como a brasileiríssima caipirinha, são excelentes especialmente para as noites de verão. Cerveja também pode ser servida, principalmente as versões artesanais que são mais saborosas que as tradicionais.

Não deixe de oferecer bebidas sem álcool para que aqueles que não consomem não se sintam excluídos. Água mineral, com e sem gás, sucos integrais, chás gelados e alguns refrigerantes, são algumas das variedades importantes.

Com essas dicas incríveis ficou mais fácil receber os amigos em casa! Lembre-se de deixar o seu lavabo preparado e confortável e de colocar cabides para pendurar casacos e bolsas na entrada. Depois de ajustados os principais detalhes, aproveite a noite com seus amigos! Com certeza eles ficaram impressionados com o que você preparou.

Gostou deste conteúdo? Então, nos siga no Facebook e no Linkedin e veja em primeira mão as nossas postagens!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário