Decoração

3 coisas que você precisa saber sobre cozinha funcional

setembro 19, 2018
3 coisas que você precisa saber sobre cozinha funcional
Tempo de leitura 6 min

Utilizar a cozinha apenas para o preparo dos alimentos é coisa do passado. Hoje, temos uma infinidade de elementos que podemos adicionar a ela para torná-la um dos locais preferidos da casa.

Para cozinhas de qualquer tamanho ou estilo, é imprescindível ser funcional. Moderna, aconchegante, bonita e prática — não faltam adjetivos para qualificá-la!

Se você quer saber como ter uma cozinha funcional com todos esses adjetivos e garantir a praticidade do ambiente, leia este artigo!

1. Conheça as vantagens de uma cozinha funcional

A ideia do ambiente funcional é fazer com que tudo funcione bem e com racionalidade. Assim, os elementos devem ser escolhidos de forma a complementar o espaço, mantendo a organização, economia e praticidade.

Manter cada item em seu devido lugar facilita as atividades diárias e ajuda a descartar objetos que não são mais utilizados. Dessa forma, além de aumentar o controle da quantidade de alimentos, ganha-se tempo com a organização, pois tudo fica mais fácil de encontrar. Outra dica é colocar os objetos mais utilizados ao alcance das mãos e dos olhos.

2. Entenda os principais elementos

Armários

Um dos principais elementos da cozinha, os armários são fundamentais para organizar e otimizar o espaço.

As medidas dos móveis são muito importantes. Por isso, confira a metragem para não correr o risco de comprar um armário e não conseguir guardar os pratos porque ele é pequeno. Assim, tenha peças com diferentes profundidades para ter certeza de que serão utilizadas adequadamente.

Prateleiras retráteis ou giratórias são uma ótima sugestão para o aproveitamento do espaço, principalmente em cantos, pois facilitam o acesso. Pendurar as panelas dentro do armário também é uma ótima alternativa, pois ficam fáceis de pegar e evita riscos no empilhamento.

Gavetas e armários com divisórias também ajudam na organização. As fruteiras podem ser embutidas no armário de forma funcional, utilizando gavetas que imitam cestos. Para cozinhas com mais espaço, embutir as lixeiras também é uma ótima opção, pois deixa a cozinha mais limpa e organizada.

A torre de eletrodomésticos é outra coisa que não pode faltar no planejamento dos armários. Utilizada para micro-ondas e forno elétrico, ela proporciona um visual mais harmonioso e organizado à cozinha. Os nichos podem ser feitos tanto de madeira quanto de alvenaria.

Mesas

Nem todo projeto comporta uma mesa. As cozinhas do tipo americana, por exemplo, utilizam uma bancada tanto como mesa quanto como separação do ambiente.

As cozinhas grandes podem usar e abusar de todos os tipos de mesa — redonda, quadrada ou retangular. O importante é observar onde colocá-las para não atrapalhar a circulação das pessoas.

Já para os ambientes com pouco espaço, uma mesa retrátil é uma ótima solução!

Bancadas

As bancadas têm várias funções no ambiente, podendo servir como mesa ou balcão em cozinhas menores, ou para a preparação do alimento — nesse caso, as mais indicadas são as de mármore ou granito.

Em cozinhas grandes, utilize-as em ilhas contendo gavetas e armários, ou até mesmo o fogão e a pia. O importante é se certificar de que elas tenham o tamanho ideal, de acordo com o ambiente.

Iluminação

A iluminação é um item de extrema importância na cozinha. Afinal, um ambiente bem iluminado facilita a preparação dos alimentos, além de deixar o espaço confortável e bonito.

Dê preferência para luminárias horizontais e grandes, para iluminar boa parte do cômodo. Em locais mais específicos, como sobre a pia ou balcão, opte pela utilização de spots para produzir uma iluminação direcionada.

Eletrodomésticos

Alguns eletrodomésticos facilitam a nossa vida e não podem faltar em uma cozinha funcional. Veja alguns deles, abaixo:

  • micro-ondas: item indispensável em uma cozinha, pode ser colocado na torre de eletrodomésticos, na altura dos olhos;
  • forno: pode ser elétrico ou a gás, deve ser instalado na parte superior da torre de eletrodomésticos, facilitando a visualização e preparo dos alimentos;
  • cooktop: moderno e prático, o cooktop é mais fácil de limpar do que o fogão convencional, além de ocupar menos espaço;
  • coifa: indispensável para se livrar do cheiro de comida e gordura que se espalham pelo ambiente na hora de cozinhar — principalmente no caso das cozinhas americanas;
  • lava-louças: prática e funcional, o ideal é fazer sua instalação próximo à pia, pois é necessário passar água na louça antes da utilização.

3. Saiba o que evitar

Para ter uma cozinha verdadeiramente funcional, é preciso ter certos cuidados na hora do planejamento. O espaço de trabalho, por exemplo — muitas vezes, esquecido durante o planejamento da cozinha —, não precisa ser grande, e sim confortável e funcional.

A bancada é uma excelente opção para ambientes pequenos e pode ter dupla função: área de trabalho e balcão para alimentação rápida. Outra opção é a área seca da pia, que pode ser utilizada para a manipulação dos alimentos.

Fique atento à distância entre os principais elementos da cozinha, que são a geladeira, o fogão e a pia. O acesso entre eles deve ser facilitado, pois é muito perigoso atravessar a cozinha com uma travessa quente nas mãos, por exemplo.

Como já dissemos, a iluminação é um item de extrema importância! Não se esqueça de iluminar espaços como bancadas e pias, principalmente se elas ficarem abaixo de armários que causam sombra. Uma dica é utilizar spots que, além de decorarem o ambiente, são extremamente funcionais.

Evite o mal aproveitamento do espaço. Quando estiver projetando a cozinha, preste atenção em cada espaço disponível. Por exemplo: armário na cozinha nunca é demais, mas é bom investir em outras opções que também possam ser utilizada naquele local, como uma pequena bancada para lanches rápidos.

Outro fator que deve ser bem observado é o tamanho dos elementos da cozinha. Imagina uma cozinha pequena com uma pia enorme — vai faltar espaço para a geladeira e o fogão! Os elementos devem ser proporcionais ao tamanho da cozinha para que haja harmonia, beleza e funcionalidade.

Planejar uma cozinha funcional pode parecer complicado. Mas, seguindo essas dicas, você certamente poderá contar com essa praticidade que, com certeza, vai facilitar o seu dia a dia!

Gostou deste texto? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba o melhor conteúdo sobre decoração de ambientes diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário